Oi, gente!!
Hoje o Fique Por Dentro vai tentar desvendar um pouquinho de um Universo que se tornou muito popular: o das Fanfics! Antes de começar, eu gostaria de fazer um agradecimento especial à Dani Reis (Blog da Nina Reis) que tirou algumas dúvidas minhas!
Espero que gostem do texto!
Beijão,
Tullia
♥ Fique Por Dentro: Fanfics ♥
Que os fãs utilizam os mais diversos meios para homenagear os seus ídolos não é nenhuma novidade, não é? Mas, ultimamente, uma dessas ferramentas tem se destacado e despertado a atenção de muitos leitores: as Fanfics, ou, para os mais íntimos, Fics.
Derivado do termo “Fan Fiction”, as Fanfics são histórias criadas por fãs de séries, bandas, mangás, livros, novelas e outras mídias, que se utilizam de pessoas ou personagens já inventados para criar novas situações. Dessa maneira, os ficwriters (autores de Fics) podem formar casais que nunca existiram, reescrever os finais das tramas que sempre acompanharam ou reaproveitar personagens secundárias.
Apesar de terem se tornado mais conhecidas após a popularização da Internet, as Fanfics já existem há muito tempo. Acredita-se que elas surgiram nos clubes literários, onde os escritores reinventavam finais para as obras já consagradas. Já as Fictions modernas eram inicialmente baseadas em séries e idealizadas por fãs angustiados com o ponto final das histórias que acompanharam por muito tempo.
A necessidade de compartilhar as criações com outros fãs e a vontade de divulgar esse trabalho impulsionou a criação de sites de Fanfics por todo o mundo. No Brasil, entre os mais acessados estão o Fanfic Obsession, o Fanfic Addiction e o Nyah! Fanfiction. Que tal dar uma olhada neles?
Entre esses textos de ficção, há uma infinidade de gêneros literários. As Fanfics, assim como os livros, podem ser de aventura, drama, comédia, suspense, romance ou terror, ou então, ser a fusão de alguns desses gêneros. Há ainda os subgêneros, que recebem nomes em inglês, como é o caso do Parody (que parodia e zoa os personagens da obra original) e do Death-Fic (drama onde ocorre a morte de personagens)
Além da variedade de gêneros, também há uma infinidade de termos que são utilizados exclusivamente pelo Universo das Fics. Quer exemplos? Fandom, beta, O.C., Fanom... E muito mais! Geralmente os sites apresentam os significados dessas e de outras palavras que podem ser específicas do portal! E para não deixá-los muito curiosos, vou decifrar essas palavrinhas que citei.
Apesar de parecidas, Fanom e Fandom não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro se refere a idéias ou casais muito utilizados, mas que só existem nas Fics, o segundo é uma alusão à própria obra original, ao Universo ao qual a Fiction pertence. Já O.C. deixa de ser um mistério quando descobrimos que é uma abreviação de Original Character; ou seja, é uma personagem criada pelo próprio ficwriter para participar da trama e interagir com as outras personalidades da obra original. Por fim, as betas são as responsáveis por revisar os textos antes que eles sejam colocados na rede.
Como as Fanfics podem abordar os mais variados temas, os sites costumam classificá-las de acordo com a faixa etária do público ao qual são destinadas. Cada portal de Fics utiliza um padrão diferente, que envolve letras e números, que devem ser devidamente legendados. As narrativas também podem vir acompanhadas de avisos sobre o conteúdo que elas abordam, sendo cada um dos termos utilizados referente a um intervalo de idade.
A liberdade de criação no mundo das Fanfics é tão grande, que há a possibilidade de reunir personalidades de diferentes séries através das Crossovers. Os fãs aproveitam essa técnica para realizar o encontro de seus protagonistas favoritos. Os fictowriters também podem recorrer ao Universo Alternativo (AU), estilo em que o autor insere as personagens em um ambiente completamente diferente da trama da obra original.
Entretanto, assim como em todo o mundo da literatura, os escritores de Fanfics também encontram alguns problemas. E o vilão nesse caso é o plágio. Apesar das Fictions não serem consideradas cópias e serem defendidas por organizações, como a OTW (Organization for Transformative Works), muitos Fictors se aproveitam e transcrevem as tramas dos próprios colegas, o que gera um grande número de ocorrência de arquivos duplicados ou extremamente parecidos. Para amenizar a situação, foram criadas algumas comunidades de denúncia, contudo os casos continuam sendo detectados.
Para aqueles que desejam iniciar uma carreira como escritores, os sites de Fanfics são um ótimo começo. Depois de tanto criar histórias com seus ídolos ou de imaginar novos finais para obras já conhecidas, o ficwriter pode ter uma grande ideia e escrever a sua trama original. Quem sabe não é o início de uma carreira de sucesso? É só começar a escrever e... Bom trabalho!
Livro baseado em uma fanfic, escrito por Kel Costa (itcultura.com)
Livro escrito por Babi Dewet, também baseado em uma fanfic sua.
Sobre a colunista:
Confira também:
Fique Por Dentro #01 - Chick Lit
Fique Por Dentro (Parte II) - Entrevista com a diva Paula Pimenta
Fique Por Dentro # 02 - YA Books
Tullia Maria Erseni, tem 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!