[Fique Por Dentro] Sobre o Universo das Fanfics!

28 comentário(s)
Oi, gente!! 

Hoje o Fique Por Dentro vai tentar desvendar um pouquinho de um Universo que se tornou muito popular: o das Fanfics! Antes de começar, eu gostaria de fazer um agradecimento especial à Dani Reis (Blog da Nina Reis) que tirou algumas dúvidas minhas! 

Espero que gostem do texto! 

Beijão, 

Tullia 

Fique Por Dentro: Fanfics

Que os fãs utilizam os mais diversos meios para homenagear os seus ídolos não é nenhuma novidade, não é? Mas, ultimamente, uma dessas ferramentas tem se destacado e despertado a atenção de muitos leitores: as Fanfics, ou, para os mais íntimos, Fics

Derivado do termo “Fan Fiction”, as Fanfics são histórias criadas por fãs de séries, bandas, mangás, livros, novelas e outras mídias, que se utilizam de pessoas ou personagens já inventados para criar novas situações. Dessa maneira, os ficwriters (autores de Fics) podem formar casais que nunca existiram, reescrever os finais das tramas que sempre acompanharam ou reaproveitar personagens secundárias. 

Apesar de terem se tornado mais conhecidas após a popularização da Internet, as Fanfics já existem há muito tempo. Acredita-se que elas surgiram nos clubes literários, onde os escritores reinventavam finais para as obras já consagradas. Já as Fictions modernas eram inicialmente baseadas em séries e idealizadas por fãs angustiados com o ponto final das histórias que acompanharam por muito tempo. 

A necessidade de compartilhar as criações com outros fãs e a vontade de divulgar esse trabalho impulsionou a criação de sites de Fanfics por todo o mundo. No Brasil, entre os mais acessados estão o Fanfic Obsession, o Fanfic Addiction e o Nyah! Fanfiction. Que tal dar uma olhada neles? 

Entre esses textos de ficção, há uma infinidade de gêneros literários. As Fanfics, assim como os livros, podem ser de aventura, drama, comédia, suspense, romance ou terror, ou então, ser a fusão de alguns desses gêneros. Há ainda os subgêneros, que recebem nomes em inglês, como é o caso do Parody (que parodia e zoa os personagens da obra original) e do Death-Fic (drama onde ocorre a morte de personagens) 

Além da variedade de gêneros, também há uma infinidade de termos que são utilizados exclusivamente pelo Universo das Fics. Quer exemplos? Fandom, beta, O.C., Fanom... E muito mais! Geralmente os sites apresentam os significados dessas e de outras palavras que podem ser específicas do portal! E para não deixá-los muito curiosos, vou decifrar essas palavrinhas que citei. 

Apesar de parecidas, Fanom e Fandom não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro se refere a idéias ou casais muito utilizados, mas que só existem nas Fics, o segundo é uma alusão à própria obra original, ao Universo ao qual a Fiction pertence. Já O.C. deixa de ser um mistério quando descobrimos que é uma abreviação de Original Character; ou seja, é uma personagem criada pelo próprio ficwriter para participar da trama e interagir com as outras personalidades da obra original. Por fim, as betas são as responsáveis por revisar os textos antes que eles sejam colocados na rede. 

Como as Fanfics podem abordar os mais variados temas, os sites costumam classificá-las de acordo com a faixa etária do público ao qual são destinadas. Cada portal de Fics utiliza um padrão diferente, que envolve letras e números, que devem ser devidamente legendados. As narrativas também podem vir acompanhadas de avisos sobre o conteúdo que elas abordam, sendo cada um dos termos utilizados referente a um intervalo de idade. 

A liberdade de criação no mundo das Fanfics é tão grande, que há a possibilidade de reunir personalidades de diferentes séries através das Crossovers. Os fãs aproveitam essa técnica para realizar o encontro de seus protagonistas favoritos. Os fictowriters também podem recorrer ao Universo Alternativo (AU), estilo em que o autor insere as personagens em um ambiente completamente diferente da trama da obra original. 

Entretanto, assim como em todo o mundo da literatura, os escritores de Fanfics também encontram alguns problemas. E o vilão nesse caso é o plágio. Apesar das Fictions não serem consideradas cópias e serem defendidas por organizações, como a OTW (Organization for Transformative Works), muitos Fictors se aproveitam e transcrevem as tramas dos próprios colegas, o que gera um grande número de ocorrência de arquivos duplicados ou extremamente parecidos. Para amenizar a situação, foram criadas algumas comunidades de denúncia, contudo os casos continuam sendo detectados. 

Para aqueles que desejam iniciar uma carreira como escritores, os sites de Fanfics são um ótimo começo. Depois de tanto criar histórias com seus ídolos ou de imaginar novos finais para obras já conhecidas, o ficwriter pode ter uma grande ideia e escrever a sua trama original. Quem sabe não é o início de uma carreira de sucesso? É só começar a escrever e... Bom trabalho!

Livro baseado em uma fanfic, escrito por Kel Costa (itcultura.com)

Livro escrito por Babi Dewet, também baseado em uma fanfic sua.


Confira também:

Fique Por Dentro #01 - Chick Lit
Fique Por Dentro (Parte II) - Entrevista com a diva Paula Pimenta
Fique Por Dentro # 02 - YA Books











Sobre a colunista: 

Tullia Maria Erseni, tem 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!

[Resenha] Para Sempre Ana, Sérgio Carmach

11 comentário(s)

Autor: Sérgio Carmach 

Editora: Caravansarai 
ISBN: 9788589862516 
Páginas: 336 

Adicione no skoob: aqui.

Compre: R$ 39,90 (Saraiva)

Conheça o blog do autor: 



Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores. 

A cada nova leitura fico ainda mais encantada com nossa literatura, é impressionante como nascem talentos em nossa em terra. Sérgio Carmach é mais um que chegou para agraciar a turma dos Autores Nacionais. 

Para Sempre Ana é um livro carregado de teor emocional e até psicológico. Um livro que por mais resistência que você tenha ao iniciar a leitura, acabará se rendendo à estória incrivelmente bem escrita, à trama original, aos personagens bem construídos e ao enredo, que é simplesmente viciante. 

Ao iniciar a leitura somos transportados a mística cidade de Três Luzes, chamada assim devido a uma lenda local. A pequena cidade é palco dos misteriosos e surpreendentes acontecimentos que cercam a família Rigotti. É por lá que Caio Rigotti resolve começar as buscas por sua mãe, Ana Rigotti, desaparecida há muitos anos. 

Escrito em 3ª pessoa o livro mostra diferentes pontos de vista sobre seus personagens e os inusitados fatos que vão surgindo. Eu, que já disse preferir narrativas em 1ª pessoa, estou me tornando fã deste tipo de escrita, dá pra ter uma visão mais ampla e sob diferentes olhares acerca das situações. Falando em narrativa, Sergio Carmach tem um jeito bem peculiar de escrever, aliás o livro não é composto por uma ordem cronológica, ele se inicia em 2011, retorna a 2000 e no capítulo seguinte se encontra em 1993, isso pode até parecer confuso, mas na verdade, acredito que foi o grande trunfo de Carmach. 

Não posso deixar de falar sobre as inúmeras reflexões que o livro nos possibilita... “é incrível como o mundo dá voltas!” é o que iremos concluir. No decorrer da leitura também podemos observar muitas frases inspiradoras. A que mais gostei foi: 

De fato, a verdadeira felicidade interior é uma força poderosa: dá aos seres a incrível capacidade de relevar absurdos e semeia o perdão nas situações mais adversas.” 
Pág. 205 

O livro é maravilhoso, mas tenho que fazer uma pequena reclamação: gostaria de mais explicações para o “grand finale”, achei vagas as informações a nós passadas. Isso não afeta em nada o quanto eu gostei da estória, mas fiquei com um gostinho de quero mais. 

Sérgio Carmach, parabéns por tão distinta obra! Espero, sinceramente, poder ler mais obras suas. 

Leitura mais que recomendada, obrigatória! ;)


Apresentando as novas colunistas :D

Bom dia pessoal, tudo bom? 


No final de janeiro eu divulguei, apreensiva, um post falando sobre a abertura de vagas para colunistas aqui no D.E. Apreensiva porque estava morrendo de medo de ninguém se inscrever para as vagas, mas qual não foi minha surpresa ao começar receber os e-mails de várias pessoas interessadas *-* 

Agradeço de coração todo mundo que se inscreveu e tentou! Muita gente boa e competente me mandou e-mail, mas infelizmente não dá pra chamar todo mundo para fazer parte do Doce Encanto, né? Porém estou muuuito feliz com minhas escolhas (a Tullinha ajudou também – e muito!). 

Mas borá lá.. vamos conhecer as novas colunistas do D.E.?? 

Roberta Spindler  



Roberta Spindler nasceu em Belém do Pará, em 1985. Graduada em publicidade, trabalha como editora de vídeos. Nerd confessa, adora quadrinhos, vídeo games, livros e rpg. Escreve desde a adolescência e é apaixonada por literatura fantástica. Teve seu primeiro livro, Contos de Meigan – A Fúria dos Cártagos, publicado pela Editora Dracaena em dezembro de 2011. Além disso, publicou nas antologias Psyvamp e Deuses, da Editora Infinitum, e Tratado Secreto de Magia – Vol. II, da Editora Andross. 

Roberta será responsável pela nova coluna “Foi Pra Telona”. 

Elimar Machado



Elimar é historiadora e professora das Redes Estadual e Particular do Estado do Rio de Janeiro. Aprendeu a ler com mãe aos cinco anos de idade, entre uma máquina de costura e uma mesa de sinuca. É viciada em livros e séries de TV. Ama a profissão, mas não gosta do salário. Acredita que através do incentivo a leitura o mundo pode mudar. 

Elimar será responsável, juntamente com Daniela e Janaína, pela coluna “Especial do Mês”. 

Daniela de Souto Inocêncio



Daniela de Souto Inocêncio, tem 23 anos, formada em Letras – Português, mora em Brasília. Deslumbrada por livros e música, fez dos primeiros sua profissão e primeiro amor e, da segunda, sua paixão. 

Daniela será uma das responsáveis pela coluna “Especial do Mês”. 

Janaína Ajala



Janaína Ajala, paulista, tem 19 anos. É louca por livros e séries, e completamente apaixonada e viciada em Rock’n Roll. 

Janaína será um das responsáveis pela coluna “Especial do Mês”.

Bárbara Murat



Bárbara Murat mora em Sorocaba - SP. Começou a ler por causa de Crepúsculo e por isso, ama a série. Também adora assistir TVD e Glee; além de ser fanática por Anahí e Taylor Swift! 
Nunca consegue escolher algo como preferido, varia de acordo com o momento, assim como o humor! Ama a família, amigas e acima de tudo Deus. 
Desde que pegou um livro nas mãos, não passa mais nenhum dia sem um! 

Bárbara será responsável pela coluna “Julgando pela Capa”, que terá umas reformulações. 


Bem galera, esse é o novo time do Doce Encanto, um chaaaarme, não é mesmo?! 

Lembrando que eu e Tullinha vamos continuar normalmente, hein? rsrs 

*Meninas, sejam MUITO BEM VINDAS!! 

Beeeijão! 


No Meu Correio # 29

22 comentário(s)
Oi geeente! Mais um "No Meu Correio" entrando no ar, espero que curtam o vídeo :)



Recebi
Livros: 

A Maldição da Rainha do Rock, Mathilda Kóvak, editora Escrita Fina (Parceria) – Resenha aqui
Os Dançarinos, coleção Sherlock Holmes HQ, editora DCL/Farol Literário (Parceria)
Louca Por Você, Fernanda Belém, Ed. Novo Século – Novos Talentos da Lit. Brasileira (Ganhei)
Toda Garota Quer, Larissa Siriani, Madio Editorial (Compra)

Mimos:
Agenda 2012 DCL/Farol Literário (Parceria)
Caneta personalizada DCL/Farol Literário (Parceria)
Cartão Postal, adesivos e marcadores (Ganhei)

Beijão especial para:
Nanda Belém (@nandabelem)
Dri Brazil (@_Adrianabrazil)
Lari Siriani (@LarissaSiriani)
Galera da DCL/Farol (@FarolLiterario )
Escrita Fina (@escrita_fina)

Quer me mandar cartinha também? (Vou ficar super feliz! *_* rs)

Use o endereço:

Raphaela Christante
Rua 07, casa 14, Jardim Modelo
Porto Ferreira – SP
CEP: 13660-000

Geeente, faz tempo que eu não faço um sorteizinho nos posts, né?

Vamos aproveitar que eu estou boazinha hoje (hahaha) e fazer um? 


Quem quiser concorrer ao kit de marcadores acima basta: 

01. Ser seguidor do blog (ainda não é? Clique aqui

02. Comentar este post (comentário com conteúdo, ok? Lembre-se de deixar algum contato, para o caso de ser sorteado eu conseguir avisar ^^) 

03. Curtir a fanpage do blog: aqui.

O sorteio será realizado no próximo domingo junto com o Domingo Cult. Boa Sorte!!! 


Beeijão pessoal!

[Resenha] Mapas do Acaso: 45 Variações Sobre Um Mesmo Tema, Humberto Gessinger

8 comentário(s)

Autor: Humberto Gessinger 
Editora: Belas Letras 
ISBN:  9788560174782 
Páginas: 144

Adicione no skoob: aqui

Compre: R$ 34,90 (Site Belas Letras

Sinopse: Neste livro, Humberto Gessinger passa o passado a limpo, resgata momentos especiais da sua intimidade desde menino e conta novas velhas histórias dos Engenheiros do Hawaii, nunca antes publicadas. De Passo Fundo a Moscou, passando por "Esparta Alegre", lembranças de um futuro que ele imaginava dão forma a essas linhas conduzidas pelos mapas do acaso. Para saber qualé a dele e da sua poesia, que é pura grandez a partir de coisas simples, é só embarcar... e seguir viagem... 

Mapas do Acaso: 45 Variações Sobre Um Mesmo Tema, lançado em 2011 pela Editora Belas Letras, autobiografia de Humberto Gessinger, é seu segundo livro, sendo “Pra Ser Sincero” a sua grande estréia literária, entretanto por serem livros independentes um não interfere na leitura do outro. 

Para quem não sabe H. G. , líder da Banda Engenheiros do Hawaii desde sua formação, é muito conhecido por sua irreverência, principalmente em suas letras, muitas vezes incompreensíveis, outras vezes destacando-se por trazer algo a mais em suas entrelinhas: 

♪ “ O Papa é Pop,
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa
O Pop não poupa ninguém
Uma palavra
Na tua camiseta
O planeta na tua cama
Uma palavra escrita a lápis
Eternidades da semana.. ” ♪

Comecei a leitura achando que finalmente conseguiria entender tais letras, esperava encontrar em Mapas do Acaso as explicações, porém este é o livro errado... se quiser decifrar as músicas do Engenheiros, deverá ler “Pra Ser Sincero”. 

O que você encontrará neste livro são pensamentos, divagações, curiosidades, uma conversa aberta entre Gessinger e o leitor, aliás, Gessinger com certeza não tem papas na língua, ele fala sobre tudo, absolutamente tudo, o que por vezes torna o livro cansativo, porém há passagens muito interessantes. 

O livro é dividido em duas partes, a primeira, denominada “Âncora” é composta principalmente por reflexões do músico-escritor, algumas eu diria até que de grande valia para avaliarmos nossos próprios pensamentos e atitudes; a segunda parte, “Vela”, traz várias letras criadas por Gessinger, nessa parte algumas letras são comentadas pelo músico, porém ele se refere mais ao processo de criação do que no sentido que carregam. 

O toque final do livro fica por conta da caprichadíssima diagramação feita pela Belas Letras, cheio de cores e ilustrações no decorrer das páginas, o livro é muito bonito visualmente. 

Enfim... para quem é fã de Engenheiros do Hawaí, do Humberto Gessinger, de Rock Nacional ou está à procura de algo diferente para ler, “Mapas do Acaso” se mostra uma ótima pedida! 

Este livro foi uma cortesia da Editora: 




Conheça e curta a fanpage da Editora: aqui

[PROMOÇÃO] 01 Feliz, 2, 1000 e 12!!

34 comentário(s)
Booom dia pessoal! 

Feriadão acabou, poxa, assim dá até um desânimo, não é mesmo?! 
Então o que vocês acham de uma BIG PROMOÇÃO pós carnaval pra levantar os ânimos e enfim começar 2012 com tudo?! *-* 

Em parceria com o super Maurício Gomyde (Autor, cantor e compositor que sempre inova com promoções bombásticas) vamos sortear: 

* 01 kindle, 
* 02 livros do autor, 
* 1000 romances digital (e-books) 
* 12 livros incríveis!! (Clique aqui para ver a relação dos livros a serem sorteados)



Para participar é bem fácil, basta: 


01. Ser seguidor do Doce Encanto (ainda não é?! Clique aqui

02. COMENTAR neste post (vale desde um simples “Oi, estou participando” até algo mais elaborado) 

03. Curtir a fanpage do blog (Clique aqui para curtir

04. Curtir o perfil do Maurício no Facebook (Clique aqui para curtir

05. Curtir o banner da promoção (clique aqui) deixando o seguinte comentário na imagem: “Eu curto o blog Doce Encanto”

Prontinho, agora é só torcer!!

Obs: Compartilhando o banner da promoção você ganha 10 chances extras :)


** Prestem atenção às regras para que não haja desclassificação. **


O sorteio será realizado no dia 18/03, pelo próprio Maurício Gomyde através do site Random.org


ATUALIZAÇÃO* Devido a compromissos do autor Maurício Gomyde, a data do sorteio, antes 30/03, foi alterada para o dia 18/03.

Boa sorte!!

Novas Parcerias & Resultado da Promo "Adeus Ano Velho"

15 comentário(s)
Oi pessoal, booom dia!

Faz tempo que não faço um post com o novos parceiros do blog, né? É que está tão corrido por aqui que eu estou ficando toda enrolada rsrs

Mas hoje tirei um tempinho pra falar das novas editoras parceiras do blog :)

Editora Baldon

Criada em 2011, a Editora Baldon surgiu a partir da necessidade de tornar público e ampliar o acesso ao conhecimento de obras extremamente importantes para a sociedade brasileira. 

A empresa pretende disseminar a sua produção em âmbito nacional e internacional, disponibilizando na sua loja virtual, um catálogo com a programação dos seus lançamentos e uma seção para o internauta adquirir os seus títulos sem sair de casa, com apenas um CLICK. 

Dedicam os seus esforços para transformar ideias em manuscritos e assim tornar a Editora um importante instrumento para o avanço do conhecimento e da cultura.


Lançamento: Um Amor, Um Verão e O Milagre da Vida

Sinopse: Verão, férias, sol, paixão, festas, lual, amores... Angra dos Reis...! Uma jovem bela e rica passa as férias na casa dos avôs em Angra na Praia de Provetá. Um jovem surfista morador da última aldeia de pescadores da região dá aulas de surf para as crianças. Um encontro, um romance num cenário maravilhoso com banhos de mar, passeios, e belas paisagens. De repente, uma dor de estômago e o jovem está com câncer. Médicos, enfermeiros, hospital especializado, doutores da alegria; todos envolvidos na luta contra essa enfermidade, numa atitude de solidariedade, amor, e, sobretudo, na busca da cura através do diagnóstico precoce. O livro é um romance na adolescência, no qual é abordado a Neoplasia (câncer), protagonizado pelos personagens João Carlos e Maria Paula, que juntos terão a vida marcada para sempre pelas férias daquele verão. - Skoob (aqui)


Editora Rocco

A Rocco tem como compromisso publicar as melhores obras de autores nacionais e estrangeiros. É a editora brasileira que mais se dedica, atualmente, à divulgação de obras de ficção e não-ficção contemporâneas, com autores consagrados por prêmios como o Nobel, o Pulitzer, o Booker Prize e o nosso Jabuti. Criada em 1975, persiste em sua meta de trazer para o leitor brasileiro as principais tendências literárias do pensamento mundial.

É também objetivo da editora criar espaço para os novos talentos, não só publicando seus primeiros trabalhos como acompanhando seu crescimento a cada livro. Com essa postura, a Rocco destaca-se na publicação de autores nacionais estreantes no mercado editorial brasileiro.

Site: 

Lançamentos: 

O Diário do Anjo da Guarda

Uma fonte de água corrente translúcida e límpida, semelhante a uma cascata, brota dos ombros de Ruth. E, na verdade, aquela fonte borbulhante compõe suas asas. Aparentando ter uns vinte e poucos anos e com um lindo cabelo que chega aos ombros em cachos espirais, Ruth é ligeiramente luminosa, como se luzes minúsculas circulassem por suas veias. Ruth agora é um anjo da guarda. Alguns deles são mandados de volta para cuidar de irmãos, filhos, pessoas com quem se importavam. Mas Ruth recebeu outra incumbência. Ela deveria cuidar de Margot Delacroix, ela mesma em outra existência e dimensão. Este é o ponto inicial da trama de O diário do anjo da guarda, da escritora irlandesa Carolyn Jess-Cooke. Nele, a autora aborda a espiritualidade com encanto e sutileza.
Encontrada assassinada num quarto de hotel em Nova York, Margot terá, com a ajuda de Ruth, uma outra chance e poderá refazer sua trajetória. Mas, para cuidar de Margot, Ruth deve obedecer a quatro regras, ditadas pela sua orientadora, o arcanjo Nandita. A primeira é que ela será testemunha de tudo o que sua protegida fizer, tudo o que ela sentir, todas as experiências. A segunda é que Ela deve proteger Margot, pois muitas forças tentarão interferir nas suas escolhas. Além disso, como anjo, ela deve manter um registro de tudo o que acontecer. Mas acima de qualquer orientação recebida por seus superiores, Ruth deve amar Margot. O que sutilmente significa aprender a amar a si mesma. Continue lendo...

Fala Sério Filha!

Atendendo a pedidos de pais, a escritora carioca que conquistou os adolescentes de norte a sul do país, Thalita Rebouças, lança Fala sério, filha! - A vingança dos pais, novo volume de sua série de maior sucesso. Thalita retoma a personagem principal da série, a Malu, filha da superprotetora Ângela Cristina e do paizão Armando, para contar o ponto de vista dos genitores sobre a árdua e, ao mesmo tempo, doce e surpreendente tarefa de educar os filhos. Com tiragem de 40 mil exemplares, o livro inaugura o novo conceito gráfico da coleção de sucessos de Thalita Rebouças, que incluem os livros Fala sério, mãe!, Fala sério, professor!, Fala sério, amor!, Fala sério, amiga! e Fala sério, pai! Continue lendo...

Fiquei muito feliz com essas parcerias! *-*

Durante esses meses o Doce Encanto também conseguiu parceria com autores nacionais incríveis, mas como disse no começo do post me enrolei toda, então nem sei mais sobre quem falta falar, peço desculpa aos autores e a vocês pela desorganização ;/ Agora comecei a anotar todos os novos parceiros do blog (autores, editoras e blogues) então acredito que vai ficar tudo certinho, rs.

Mudando de assunto...

Resultado da promo "Adeus Ano Velho, Feliz Ano Novo!"

Podem me xingar vai!! ;~
Estou devendo esse resultado há muuuito tempo, mas acontece que uma das "integrantes" da promoção sumiu, já tentei entrar em contato pelo skoob, twitter, e-mail e nada, não sei o que aconteceu, nem o blog dela está sendo atualizado.

Como ela é a responsável por enviar o livro Interligados, eu fiquei meio perdida, sem saber o que fazer, o jeito vai ser: o ganhador 01 (que teria direito ao livro, não vai receber enquanto não conseguirmos falar com ela), mas pode deixar que vou mandar alguns mimos a mais, só pra não ficar tão chato. Desculpem por isso, tá?

Agora, vamos ver quem são os vencedores?


A ganhadora 01 vai receber:
01 kit A Jornada (um exemplar do livro + marcador simples + marcador de borboleta + caixa personalizada)
01 kit Julieta Imortal (um exemplar do livro + sacola personalizada)
01 exemplar do livro Interligados + marcador
01 agenda de 2012.

A ganhadora 02 vai receber:
01 exemplar do livro Julieta Imortal
01 exemplar do livro Sensitiva
01 ecobag
30 marcadores diversos
01 chaveiro super fofo *-*

Meninas, respondam ao e-mail em até 03 dias, ok?!

Beeeijão!!

[Domingo Cult, por Tullia Maria] Os Crimes ABC, Agatha Christie

10 comentário(s)
Olá, pessoal! 

Chegamos à décima resenha do Domingo Cult! \o/ E não preciso esconder a minha felicidade, não, é? Durante todos esses meses eu tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho e de contar com os comentários de vocês, que me ajudaram a melhorar (e muito) a coluna. Então, não posso deixar de agradecer a vocês, leitores... Muito obrigada! 

Para comemorar essa marca, resolvi fazer uma resenha de uma das minhas autoras favoritas e que vocês já viram algumas vezes por aqui: Agatha Christie. Espero que vocês gostem e continuem me acompanhando! Posso garantir que é um dos melhores livros dela... 

Grande beijo, 

Tullia Maria 

Resenha

Título: Os Crimes ABC
Autor: Agatha Christie 

O livro no skoob: adicione.

Sinopse: Já aposentado, Hercule Poirot aceita o desafio de desvendar um assassinato cometido por um criminoso que se anuncia com cartas anônimas cheias de menosprezo. O assassino deixa junto de suas vítimas um guia ferroviário. Talvez seja um maníaco por estradas de ferro. Poirot persegue de pista em pista, de letra em letra, o rastro sempre alfabético do inimigo.


“(...) o elemento humano nunca pode ser ignorado.” 

O que a dona de uma tabacaria, uma jovem garçonete e um fazendeiro que moram em diferentes cidades podem ter em comum? Por muito tempo, absolutamente nada. Entretanto quando um perigoso assassino começa agir, a Sra. Ascher, Betty Barnard e Sir Carmichael Clarke se tornam algumas das vítimas dos crimes ABC. 

Assim como já é prenunciado pelo título, a obra retrata a ação de um serial killer que escolhe seus alvos de uma maneira bem peculiar: a partir da inicial do sobrenome. Além de matar as pessoas em ordem alfabética, esse meticuloso criminoso ainda se preocupa com mais um detalhe: o nome da cidade onde deve ocorrer o crime deve começar com a mesma letra da inicial do assassinado. Uma mente muito perspicaz, não? 

Porém, os diferenciais dessa narrativa não param por aí. Dessa vez, o criminoso não tem medo de ser encontrado, na verdade, é ele mesmo que envolve Hercule Poirot na trama. O nosso astuto detetive recebe cartas, assassinadas com as iniciais A.B.C., onde estão indicados os dias e locais do assassinato. E para provar que ele foi realizado, o assassino deixa, junto aos corpos, um guia de viagem ABC¹. 

Nesse policial, onde a mente do leitor é testada mais uma vez, Poirot se depara com um dos seus maiores desafios: encontrar um delinquente que, apesar de não se preocupar em ocultar seus feitos, consegue realizá-los sem deixar grandes pistas. E, ainda mais, encontrar um motivo para tantas mortes. Afinal, um pouco de psicologia pode ajudar muito na solução desse mistério. 

A narração, feita em parte pelo Capitão Hastings (grande amigo de Poirot), em parte em terceira pessoa, permite ao leitor receber informações inicialmente desconhecidas das próprias personagens. Contudo, é preciso utilizá-las corretamente, ou elas podem se transformar em mais uma armadilha. 

Assim como em muitas de suas obras, Agatha faz referências a alguns autores e outros livros seus. Em Os Crimes ABC os escolhidos são Sherlock Holmes, a quem ela critica, e Cartas na Mesa, livro dela publicado no mesmo ano, cujo enredo é descrito quando Poirot fala sobre o que seria um caso interessante. Portanto, os leitores da Dama do Crime terão mais um motivo para se deliciar enquanto lêem a trama, relembrando alguns crimes memoráveis. 

Pouco a pouco, Agatha consegue nos envolver nessa narrativa e desperta em nós uma necessidade de ajudar a encontrar o criminoso, para impedir que ele continue agindo. Entretanto é preciso tomar cuidado, pois a Dama do Crime está mais uma vez pronta para enganar. Somos levados a acreditar que a solução do mistério é bem simples e, inclusive, o leitor pode ficar apreensivo com a demora de Poirot em encontrar uma resposta. Mas é preciso lembrar que as famosas “células cinzentas” do nada modesto detetive surpreendem. 

Um aspecto muito importante na obra é a capacidade de prestidigitação² da autora. Da maneira como ela escreve, somos induzidos a chegar às conclusões que ela deseja. Entretanto, após o espantoso final, se o leitor reler alguns trechos, vai perceber que, na verdade, Agatha não escreveu nada que comprometesse ou apontasse o suposto criminoso. Provavelmente, os que já estão acostumados com os livros dela logo perceberão que a solução não pode ser tão óbvia, mas nada, além da intuição, pode ajudar na descoberta do verdadeiro assassino. 

Para quem gosta de policiais intrigantes, essa é uma ótima dica. A leitura é bem rápida, mas o livro demora um pouco a pegar ritmo. Entretanto, a curiosidade por descobrir o criminoso e seus motivos supera qualquer coisa e faz com que a leitura continue fluindo. Se prepare, pois você provavelmente será surpreendido por uma das melhores obras da Rainha do Crime!! 

Guia de Viagem ABC¹: Guia ferroviário muito conhecido pela abreviatura ABC, pois cita todas as estações e ordem alfabética.

Prestidigitação²: É a arte cênica de entreter e sugestionar uma audiência criando ilusões que confundem, surpreendem e muitas vezes enganam o espectador.



Sobre a colunista:
 

Tullia Maria Erseni, tem 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!

[Resenha] A Grande Aventura - A Lenda, Luiz Amato

4 comentário(s)
Autor: Luiz Amato
Editora: Livro Novo
Páginas: 176
ISBN: 9788580680638

Adicione no skoob: aqui.

Fanpage da Trilogia: Curta!

Comprar: 
R$ 40,00 (direto com o autor: a-amato@uol.com.br)


Sinopse: A Grande Aventura - A Lenda é ambientada na Europa do século XX, entre as décadas de 30 e 40, em um misto de aventura, ficção e muita ação. Você irá aventurar-se por antigas masmorras e corredores sombrios, junto com o Professor Doutor em Arqueologia da Universidade de Oxford, Bill Watters, e seu grande amigo, o indiano Sajih; conhecerá a luta de padre John contra a "Peste" no sudoeste da Inglaterra no ano de 1420; acompanhará a descoberta de antigos e reveladores manuscritos por um grupo de padres, baseados em Roma, que têm a função de desvendar mistérios e lendas; ficará intrigado com o relato que narra à vinda dos semeadores universais nos primórdios dos tempos ao planeta Terra, iniciando o processo de criação da humanidade. Enfim, você irá surpreender-se com ambientes, situações e personagens que serão difíceis de esquecer. 

A Lenda, livro I da Trilogia A Grande Aventura, é um livro cheio de informações, então lá vai uma dica: nem pense em ler mais livros durante a leitura, se dedique apenas a esta, ok?! 

Tudo começa quando, em uma terça-feira, um tremor muito forte ocorre no Sul da Itália, mais precisamente na Aldeia Bordo Della Paura, que significa “ponta do medo”. 

Nessa região há uma lenda muito antiga sobre os chamados Feitores de Almas, seres conhecidos por andarem sempre com um chicote em mãos e por serem responsáveis de levar as almas pecadoras até o inferno. Tudo não passaria de mito, mas após os tremores, a lenda ganha mais força e chega até o conhecimento do Padre Lino, que imediatamente informa seus superiores, para que o caso, ou a veracidade do caso, seja investigado. 

Mas o que um padre tem a ver com a investigação de uma lenda?! Pois é, me fiz a mesma pergunta, é aí que somos surpreendidos pelo autor: de acordo com o livro há, na Igreja católica, uma seção dedicada apenas ao estudo e investigação de lendas e mitos, é o chamado Setor Equacional

Padre Ângelo, Irmão Paulo e Lazlo são alguns dos integrantes desta seção e juntos partem rumo à Aldeia para iniciar a pesquisa, porém acabam descobrindo (ou encontrando) muito mais do que imaginam e a partir daí (desculpem o trocadilho) uma Grande Aventura se inicia...e sem volta! 

Durante a leitura me senti como um verdadeiro detetive! O livro traz vários enigmas e muito mistério, então é inevitável não se entregar e viajar na história com nossos personagens. 

Gostei da narrativa do autor, é simples, porém envolvente. Quanto à trama: para quem gosta de um bom mistério e de suspense, sem dúvidas é um prato cheio!! Mas sentimental como sou senti falta de um “romancezinho” no meio ;~ Será que no livro II vai ter? *-* 

Luiz, parabéns pela obra, sucesso!

Conheça mais sobre a trilogia:

Livro 2 - A Jornada
Neste livro você viajará por vários continentes, em aventuras de tirar o fôlego. Acompanhará os protagonistas desde as alturas da cordilheira Andina, passando por florestas no coração da África repleta de canibais, até um bordel, em uma remota vila na Indochina. Conhecerá a breve odisséia de Santúrahk e sua família.

Livro 3 - A Revelação
Você irá surpreender-se com os acontecimentos narrados na última e mais emocionante da aventuras, que encerra a trilogia. Um livro, como o próprio nome já diz, "revelador".