Autora: Ana Paula Bergamasco
Editora: Todas as Falas
ISBN: 9788599721148
Nº de Páginas: 338
Adicione no Skoob: aqui.
Ou aproveite o combo: Apátrida + O Arquiteto do Esquecimento por apenas 44,90 - frete grátis.
Sinopse: Uma pequena vila na Polônia. Uma menina repleta de vida. Um encontro. Vidas Ceifadas. Sonhos Destruídos. Infâncias Roubadas. As recordações da personagem Irena amarram o leitor na História do Século XX. Baseado no estudo dos fatos que marcaram a época, o palco da narrativa é a conturbada Europa pós Primeira Guerra Mundial, culminando com a eclosão da Segunda Grande Guerra e a destruição que ela provocou na vida de milhões de pessoas. A narradora conduz a exposição em primeira pessoa, e remete o leitor a enxergar, através de seus olhos, o cotidiano a que ficou submetida. É um relato humano, sincero e envolvente que revela a passagem da vida infantil feliz da menina, para o tumulto da existência adulta, cheia de contradições.
O que dizer de um livro tão arrebatador? É difícil escolher as palavras certas na tentativa de demonstrar um pouco do que senti ao ler apátrida.
O livro gira em torno da estória de vida da, inicialmente polonesa, Irena, uma mulher, que em sua divertida e inocente infância jamais imaginou que vivenciaria tão de perto o terror da Segunda Guerra Mundial, muito menos que sua família, seus amigos, o seu povo seria cruelmente atacado. Porém mais do que nos contar uma estória triste, a escritora Ana Paula nos desperta para a enorme crueldade que o homem é capaz de fazer, muitas vezes por ego, por maldade ou simplesmente para sentir-se superior, quando na verdade é a pior das espécies.
“A nossa forma de “inteligência” fez com que nos transformássemos em predadores. Algozes de nós mesmos. Ainda não consigo entender o grau de loucura com que uma pessoa se reveste para, seguindo ordens de superiores, matar seu igual ou atentar contra vida de alguém, não importa o quanto este outro seja diferente. Autodefesa? Duvido. A Maioria das guerras foram decididas por interesses econômicos. Então, quando há o primeiro ferido e a primeira morte, não importa se de um soldado ou de um civil, as partes envolvidas se tornaram perdedoras. A vida tem um preço inestimável, imensurável. Nada justifica a sua perda. Desse modo, desconheço qualquer vencedor da Segunda Grande Guerra. Todos tiveram baixas. Todos sofreram muito.”
Eu já tinha lido outros livros que traziam como tema a guerra, mas nada se compara a Apátrida, este livro retrata tão densamente cenas possivelmente cotidianas em uma guerra, que você é tomado por uma enorme sensação de angustia, porémo sentimento que prevalece durante toda a leitura é o de Impotência. O tempo todo atrocidades são cometidas – doentes e idosos são massacrados, civis escravizados tendo de ajudar seu “inimigo” a troco de migalhas ou de não ser fuzilado, crianças servindo de experimentos, e muitos outros atos.
Acredito que o pior de tudo é saber que o livro é baseado em fatos reais. Mesmo que Irena seja apenas uma personagem criada, milhares (ou milhões, não sei) de pessoas passaram pelo trauma da guerra, as que não pagaram com a vida perderam familiares, amigos, o sonho... Aliás, ainda hoje, século XXI há guerra, e só de imaginar que do outro lado do mundo alguém pode estar passando pelo que Irena passou, meus olhos se enchem de lágrimas, e a angustia e, principalmente, a impotência tomam conta de mim novamente.
Para quem quiser perceber o grande valor que a vida tem, LEIAM APÁTRIDA, eu mais que recomendo!!!
Este livro faz parte do Book Tour:
13 comentários:
Nossa, que lindo, Rapha! *-* Você escreveu a resenha de um jeito que me fez emocionar. É interessante saber sobre essas coisas, apesar de tudo, sabe? E esse livro parece realmente ser lindo e fazer chorar bastante. Vou procurar pra poder comprar quando puder... Mas este é um dos livros que vão estar no topo da minha lista de compras. Realmente, parabéns por uma resenha que talvez tenha feito eu sentir um pouco o que você sentiu no livro.
Beijão
http://secretsofbook.blogspot.com
Parabéns pela resenha Rapha! Já li Apátrida e amei! Chorei litros com esse livro. Beijos!
Gosto de livros com esse tipo de abordagem, li o Pianista e achei o livro excelente. li algumas resenhas acerca de Apatrida e estou curioso com esse livro. Boa resenha!
http://sempre-lendo.blogspot.com/
Abraços
Juan
Oi, Rapha! Bela resenha! Há poucos meses li o livro A Menina que Roubava Livros, que tem temática semelhante à Apátrida. Gosto muito de livros sobre a segunda guerra. Eles lembram de como o ser humano pode ser terrível ao subjugar e destruir seus iguais em nome de ideais na maioria das vezes irracionais. O livro da Ana parece ser muito interessante.
Beijos!
Rosane
http://romancesaovento.blogspot.com
Estou no BT desse livro e mal posso esperar para lê-lo.
Por isso, acabei pulando algumas partes da sua resenha, estou evitando spoillers... rsrs
Beijos
Ann G .:. anngominho.blogspot.com
Comecei a ler este livro na fase errada da minha vida. Todo mundo fala tão bem, que não é possível que eu seja a única pessoa da face da terra que não conseguiu passar da página 30, juro, eu dormia lendo o livro, mas não desisti da leitura, só deixei para o futuro.
Adorei a resenha.
Beijocas
Estou esperando para ler esse livro pelo BT do Selo!!
Parece ser muito interessante.
Gostei muito da resenha.
Beijos
Oi Rapha, este livro já me encanta pela capa, é um dos muitos que eu quero ler. Bjs, Rose.
Caramba, esse livro marcou muito. Arrasou com minha vida na época rs. Pq eu fiquei depressiva, chorava e mesmo depois que terminei a leitura, só conseguia pensar na história.
Acho que é o tipo de leitura que todo mundo um dia deve fazer. É incrível, emocionante, avassalador. Perfeito. Sem dúvida um dos melhores livros que já li durante meus 28 anos.
Bjs,
Kel
www.itcultura.com
Rapha,
eu li esse livro por BT tbm e depois eu comprei quando a Ana esteve aqui em Brasilia pra pegar autografado.
Eu concordo exatamente com tudo que vc falou. O sentimento de impotencia que eu sentia enquano lia o livro é terrivel. Eu queria poder mudar tudo, desfazer tudo, reescrever uam nova historia, mas é impossivel. E mesmo com toda a trsiteza, é uma historia bellissima, escrita com uma qualidade invejavel e que eu acho que todos devem ter na estante.
Beijokas!
Oi Rapha, tudo bem?
Primeiro que lindo que o blog tá, adorei!
Ah eu to lendo esse livro, e já nas primeiras páginas me emocionei, o livro parece ser bem intenso, vou ver se o termino logo!
Bjus
Pah, Livros & Fuxicos
Menina, que resenha é esta!! Perfeita <3
Eu tenho muita vontade de ler APÁTRIDA, Ana é uma pessoa super simpática, e espero ter condições de ter o meu exemplar logo em mãos ^^
Perfeito, o blog de cara nova, Rapha *.* LIndo o//
Beijos!!
This
Steampink
Canto e Conto
Ai gente, que bom que consegui expressar pelo menos um pouco do que senti!
O livro é mto denso, profundo, mto dificil falar sobre ele, só lendo para entender rsrs
Beeeijocas!
Postar um comentário
Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)
Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D
Beijos e volte sempre :*