Crime e Castigo - Fiódor Dostoievski

7 comentário(s)
Boa tarde caros leitores!!

Peço desculpa novamente a vocês, porque ontem foi dia de resenha e não teve.
Mas isso aconteceu porque a resenha dessa semana ia ser diferente, aliás será diferente, aí aconteceu uns probleminhas técnicos (não deu tempo de revisar, haha) e ficou pra eu postar hoje, ok?! Vocês me desculpam? :D

Não fui eu quem a fiz - na verdade nem li o livro, rs - Foi um amigo meu quem o leu e achou suuuper interessante. Como ele conhece o blog - e sempre visita *-* - a gente combinou que ele faria a resenha dessa semana! Espero que gostem ;)



"Há uns seis meses comprei a ultima edição de Crime e castigo. É o 1º número da coleção de Clássicos da Editora Abril que foi lançado em 2010.
O livro é extenso, dividindo suas 768 páginas em dois volumes de capa dura. Ao final de cada volume há informações sobre a vida e a obra de Dostoievski.

Confesso que comecei a ler esse livro quando o comprei e só terminei hoje, cerca seis meses depois. É meio complicado ler durante o período letivo da faculdade, então lia bem aos poucos.

O 1º vol. não me chamou muito a atenção, talvez isso tenha contribuído para a demora em lê-lo. No 2º vol., no entanto, levei pouco mais de uma semana das minhas férias para ler. O autor constrói a trama de maneira que ela vai ficando mais complexa a cada momento, prendendo mais e mais a atenção através de cenas muito fortes e bem construídas.
Bom, estas foram as minhas impressões. Vamos falar agora da história:

Trata-se da saga empreendida pelo personagem Raskonilkov, um ex-estudante universitário em São Petersburgo (Rússia) que vive uma situação de extrema pobreza, habitando um minúsculo quarto sustentado pelo dinheiro que sua mãe e irmã lhe enviam do interior do país. Um grande plano habita a mente do personagem: matar uma velha usurária. As motivações para esse crime são inúmeras e muitas vezes são confusas. Somam-se a estas o também confuso estado no qual a mente de Raskolnikov se encontra: constantemente febril, ele é tomado por delírios e desmaia inúmeras vezes.
Raskolnikov em meio a execução de seu projeto se vê as voltas com os rumos que o futuro de sua irmã que está tomando através de um casamento com um homem de caráter duvidoso. Como se isso ainda não bastasse, seu envolvimento com a família paupérrima de um bêbado que conheceu em uma taberna também lhe trará problemas.
Os elementos que compõem a narrativa são inúmeros e contribuem para a construção de um universo rico e complexo. Dostoieviski foi capaz de criar cenas-chave muitíssimo intensas ao longo do livro, surpreendendo o leitor inúmeras vezes.

Eu sugiro ainda uma ultima reflexão com relação a essa obra. Em clássicos como esse é bastante interessante a sua contextualização. A seção Vida e Obra disponível no final de cada volume nos ajuda bastante com relação a isso. Crime e castigo foi publicado inicialmente em 1866. Muitos dos elementos que compõem essa obra podem parecer já conhecidos e, de certa forma, comuns atualmente, mas não eram quando da publicação desse livro. Dostoievski influenciou muito a literatura mundial, fazendo com que certos elementos de suas narrativas se multiplicassem nas obras posteriores a ele, tornando-se comuns atualmente. Muito de sua importância como obra clássica é atribuída a esse fato. Mas mesmo colocando de lado o valor e importância histórica da obra, a leitura é muito boa e proporciona emoções das mais diversas, principalmente na metade final do livro."


Quem fez a resenha:

David da Silva, está no último ano do curso de Ciências Sociais, na Universidade Federal de São Carlos, ama futebol e desafios, adora ler e futuramente pretende escrever um livro!




Espero que tenham gostado. Beijooos          ;**

7 comentários:

Entre Fatos & Livros disse...

Eu tb ainda não li esse livro. Está na minha lista para 2011.

Gostei da resenha do David. Ele leva jeito! Parabéns!!

Bjo
Pri
Entre Fatos & LIvros

Francyelly Moura disse...

A resenha ficou ótima! Parabéns ao David^^ Ah,por pouco não fiz Ciências Sociais (rsrs), no último minuto da inscrição optei por Serviço Social (:
Bom, apesar de achar a resenha muito interessante não seria um livro que eu me interessaria em ler...

Beijos;*
Ah, também estou participando do Book Tour nacional.
Se puder me seguir agradeço: http://leitoracompulsiva1.blogspot.com/
Seguindo você já :D

BiahB - Garota Pai D'égua disse...

Ei, gostei da resenha David.
Eu tinha comprado esse livro, mas confesso que não consegui ler até o fim. Acho que não estava preparada ainda rsrsrs .

Um dia eu consigo!

Beijos =**

tamy disse...

Gostei da forma como o David estruturou a resenha. Além de falar sobre suas impressões e sobre a história do livro, tratou de nos mostrar os motivos por trás da denominação "clássico" para o livro. Parabéns David!

Òtimo post Rapha!

Beijos

Tamy
http://bedshapped.blogspot.com

Kel disse...

Estou louca para ler esse livro também! Gostei muito da resenha do David. Feliz ano novo Rapha!

Raphaela disse...

Que bom que gostaram!! *-*
E ele estava com medo de não ser publicável! ushausuhas

Beeijos e Feliz ano novo!

jean disse...

aô Deivão! \o
parabéns :*

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*