A história de Guilherme O., Danielle Sousa

15 comentário(s)
Resenha: A história de Guilherme O., de Danielle Sousa

Autora: Danielle Sousa
Editora: Multifoco
Nº de páginas: 76
Sinopse: Guilherme O. vive em um mundo de ilusões onde a facilidade do dinheiro quase o matou. Mas depois de uma decisão voluntária de ostracismo, ele volta decidido a mudar. Embalado pelas músicas de Johnny Cash (para ele, funestamente engraçadas), pelas poesias de Álvares de Azevedo e de anti-depressivos tomados de hora em hora, Guilherme reencontra os fantasmas do passado que tanto o assombraram e mostra que a mudança que por vezes se deseja, não vem sem sofrimentos.


A História de Guilherme O. retrara a história de vida de um rapaz rico, cercado de mordomias e acostumado e ver as coisas serem feitas da maneira como ele sempre quis.
Acostumado a ter o "mundo" em suas mãos, ele entra em um caminho quase sem volta: o caminho das drogas. Iludido neste mundo fantasioso onde acha-se ser um super-herói, e influenciado por seus amigos Ruffus e Alice, Guilherme chegou praticamente ao fundo do poço, mas lá no final do túnel ele viu uma luz, e foi aí que tentou se reerguer.

No livro Danielle vai "regredindo" a vida de Guilherme: atualmente ele encontra-se livre das drogas, mas ela nos conta sua vida desde de quando começou a usá-las, onde usava e como conseguiu se livrar desse mal.

O livro é bem pequeno, conta com apenas 76 páginas, e por se tratar de um tema tão polêmico - as drogas - acho que a Danielle poderia ter explorado um pouco mais a estória e inclusive ter dado mais vida às personagens. Veja bem, a estória é muito boa e mesmo sendo 76 página apenas, a Danielle as usou muito bem, mas quando você começa a se entregar e viajar com a estória, o livro termina.

Agora um ponto que me incomodou um pouco foi o fato de que depois de vírgulas, as palavras seguintes vinham escritas em letra maiúscula... eu não sei se foi proposital, mas deu a entender que foi erro na revisão.*
*Gente, a Dani entrou em contato comigo e disse que as vírgulas seguidas de letra maiúscula foram propositais. Ela se inspirou em dois grandes escritores que ela admira. :)

Para encerrar a resenha, vou usar uma comparação muito criativa que a Jéssica Asato (blog Meine Liege) usou em uma resenha sua, e eu acho que se encaixa perfeitamente para esse caso: "o livro pode ser comparado com um bolo de chocolate, a autora fez a massa, colocou o chocolate e ficou gostoso. Mas ela poderia ter colocado uma cobertuda de brigadeiro com granulado. Ou ainda, poderia ter colocado um recheio entre as fatias do bolo."

Bom, no geral, foi um livro que eu gostei e recomendo, afinal é uma lição de vida.

Muito obrigada Dani, pela oportunidade de ter lido seu livro, viu?! Muito sucesso na sua caminhada ;) 

Compre o livro aqui: http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=445&idProduto=460

Beeeeijão        ;*

15 comentários:

Julia G disse...

Rapha, esse parece ser o tipo de livro que nos dá uma lição de vida. Muito legal que existam livros que deixam uma mensagem positiva, né?

Beijos
Conjunto da Obra

Paola Patricio disse...

Eu to com o livro aqui em ksa e parece ser ótimo!!!

Sua resenha ficou perfeita!

Beijos

Mah disse...

Interessante o livro, parece ser aqueles que nos faz indagar sobre as coisas.
Parabéns pela resenha.


Beijos,
Mah | Livro e Coração

Entre Fatos & Livros disse...

OI Rapha!

Eu não conhecia esse livro. Gosto de livros que proporcionam uma lição de vida. Uma mensagem para a gente refletir.

Problemas com digramação me irritam um pouco.

Adorei sua resenha!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Adriana Brazil disse...

Oi Rapha!
Nossa bem pequeno o livro! Fiquei curiosa pra lê, já que a autora tratou de um tema tão polêmico em tão poucas páginas.
Parece ser mt bom!
bjus

Maria Clara disse...

Fiquei interessada na história ,mas o fato dele ter apenas 76 páginas é realmente interessante..
ah rapha , por causa do book tour do Erik eu resolvi ler o fantasma da ópera antes para ficar preparada , já até comprei se vc quiser depois emprestado , só falar.
Beeijos
A resenha ficou muito boaa :)

Isabelly disse...

Já vi resenhas sobre esse livro e todos falaram muito bem dele. Adorei a resenha.

Beijos.

Bells - Just a Girl
bells-justagirl.blogspot.com

Ana Ferreira disse...

Rapha,
É um assunto polêmico e que requer atenção da sociedade. As pessoas não podem simplesmente fechar os olhos e fingir que não está acontecendo. Apesar das poucas páginas, parece-me um bom livro =)

Beijinhos,
Ana - Na Parede do Quarto

Mii disse...

Huum, que interessante! Adoro livros com uma liçãozinha de vida.
E é importante retratarem esse assunto em um livro, é uma das coisas que estão acontecendo na sociedade e as pessoas, apenas fecham os olhos!

Gostei muito da sua resenha, foi bem sincera!

Beeijo querida!

http://aoinfinitoealem.com/

RUDYNALVA disse...

Oi Rafha!
Esse livro tem uma história boa.
A resenha como sempre bem feita e estimula a leitura.
Obrigada.
cheirinhos
Rudy

Nataly Nunes disse...

Gosto de livros desse gênero. Vou conferir o site.

Nataly Nunes
http://critiquinha.com.br/

Mayara Pongitori disse...

Raphaaaa, vc achou o mesmo que eu.

=**
It Cultura

Adriana disse...

Oi Rapha a história é excelente, gosto muito de histórias que se aproxima do real e sabemos hoje em dia que infelizmente é muitas realidades como a história do livro! Adorei a resenha, vc foi supersincera e isso é admirável! Grande beijo flor!

★★ GIZA ★★ disse...

OI !!!
PASSANDO PARA TE AVISAR QUE TEM PROMOÇÃO NOVA NO BLOG!!! VOU SORTEAR UM EXEMPLAR DO LIVRO NEMÊSIS. FICAREI MUITO FELIZ SE PARTICIPAR:http://amorimortall.blogspot.com/2011/06/promocao-sorteio-de-um-exemplar-do.html
E SE PUDER ME AJUDE A DIVULGAR, POR FAVOR.
BEIJOS

Kel Costa disse...

A May já leu o livro e gostou, mas parece que tb achou que faltou alguma coisa. De qualquer forma, a metáfora se encaixa não só nesse caso, mas em vários que vejo por aí. Livro fino é bom pq a gente lê rapidinho, mas em compensação, quase não dá pra se apegar a história =/

Ótima resenha, Rapha!

Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*