[Fique Por Dentro - Parte II] Entrevista: Paula Pimenta

13 comentário(s)
Como prometido, abaixo segue uma entrevista incrível que Diiiiva Paula Pimenta concedeu ao Doce Encanto, confiram!!


Geminiana, nascida em Belo Horizonte, compositora, escritora, apaixonada por chocolate, cinema, música e animais. Essa é a Paula Pimenta Machado de Souza, ou, simplesmente, Paula Pimenta. Considerada a Meg Cabot brasileira, essa autora maravilhosa vem conquistando uma série de fãs com seus livros (Fazendo o Meu Filme 1,2 e 3 e Minha Vida Fora de Série) e fazendo com que muitos se apaixonem pelo Chick Lit. 

Nesta entrevista, concedida ao Doce Encanto, a escritora fala de seus trabalhos, sua relação com a Meg Cabot e sua paixão pelo gênero feminino. Aproveitem para conhecer um pouco mais desta mineira sonhadora.

Conte-nos um pouco sobre Paula Pimenta.

Nasci em Belo Horizonte e desde que aprendi a ler e escrever, nunca mais parei. Sou formada em Publicidade. Minha carreira de escritora começou em 2001, quando lancei um livro de poemas chamado “Confissão”. Na mesma época, fui convidada para ser colunista do site “Crônica do Dia”, onde escrevi por vários anos. Em 2008 lancei “Fazendo meu filme 1” pela editora Gutenberg e foi então que eu percebi que o que eu gosto mesmo é de escrever romances.

Afinal, quando você percebeu que queria ser escritora?

Na época do vestibular eu resolvi estudar Jornalismo, exatamente para profissionalizar o amor que eu tinha pela escrita. Mas só depois que escrevi “Fazendo Meu Filme” é que eu percebi que eu realmente queria fazer isso pra sempre.

Como surgiu a ideia de escrever Fazendo Meu Filme? Quando você decidiu que se tornaria uma saga?

Foi meio de repente, eu não planejei nada. Em outubro de 2004, exatamente na noite do início de ‘horário de verão’, eu estava no computador e de repente tive a ideia de começar um livro falando exatamente sobre isso: Duas amigas que saíam, mas que tinham que voltar no horário imposto pelo pai de uma delas. Com o adiantar do relógio, elas acabavam perdendo uma hora (mais tarde essa passagem acabou virando o capítulo dois do livro). Quando comecei a escrever, eu nem tinha ideia do que viria, só mais tarde é que pensei no tema principal do livro, que é o dilema da Fani entre largar o grande amor para fazer intercâmbio ou deixar de viajar para ficar com ele. Me inspirei em algumas passagens da minha própria vida. 

Desde que terminei de escrever o primeiro livro, senti que ele merecia uma continuação. E assim foi com os outros da série. Não tinha planejado que seria uma “saga”, isso foi acontecendo.


Você já confirmou que a história da Fani vai ter uma continuação. O que podemos esperar do Fazendo Meu Filme 4?

A Fani certamente terá o seu merecido “happy end” no livro 4. Mas vocês vão ter que esperar um pouquinho para saber com “quem” será esse final feliz…

Foi o sucesso de Fazendo Meu Filme que te inspirou a escrever Minha Vida Fora de Série? Você já está escrevendo a 2ª temporada?

Na verdade o que me inspirou foi o fato da série FMF estar chegando ao fim. Antes de começar a escrever o “Fazendo meu filme 3”, eu fiquei pensando que eu ficaria muito triste quando terminasse de escrever a série da Fani (que vai terminar no quarto livro). Então, eu tive essa ideia de pegar uma das personagens secundárias e transformá-la em protagonista de uma nova série, pois assim pelo menos eu continuaria a ter contato com os personagens de FMF, não teria que me despedir deles tão depressa…



Quando se fala em Chick Lit nacional, um dos nomes mais citados é Paula Pimenta. Por que você optou por escrever Chick Lit? Como é colaborar para o fortalecimento desse gênero?

É o meu gênero preferido, então é natural para mim escrever também dessa maneira. Eu acho que acabamos sendo um pouco “contaminados” pelo estilo dos nossos autores preferidos. Eu fico feliz por contribuir para esse crescimento, pois são livros leves, que colocam um pouco de colorido no nosso dia a dia, que às vezes é tão cinzento...

Como você vê o preconceito que os livros Chick Lit enfrentam?

Sinceramente acho que qualquer tipo de preconceito, especialmente com livros, não deve ser levado a sério. Apenas pessoas que se julgam melhores do que as outras têm esse pensamento de que algo que eles gostam é superior. Eu acho que qualquer tipo de literatura é saudável, as crianças e jovens tem que ser incentivadas a ler, seja o clássicos da literatura ou histórias em quadrinhos. O importante é que eles se acostumem a ler, criem esse hábito. Pois isso fica inerente, quem aprende a gostar de ler cedo, leva isso para a vida.

Muitos livros do gênero Chick Lit acabaram virando filmes. Gostaria que isso acontecesse com Fazendo Meu Filme ou com Minha Vida Fora de Série?

Sim, desde que não sejam filmes que não deturpem a história dos livros. Já tenho produtoras interessadas e acho que esse projeto vai crescer em 2012.

O que você achou de ser considerada a "Meg Cabot brasileira"? 

Eu me sinto muito honrada, pois a Meg é a minha autora preferida. Mas na verdade eu a considero incomparável.

Você é muito fã da Meg. Como foi conhecê-la? Você se inspira no modo como ela escreve?

Foi um sonho realizado. Na ocasião, pude inclusive dar “Fazendo meu filme” para ela, que tinha acabado de ser lançado. 
Não me inspiro nela, mas, como eu disse em uma das perguntas acima, acho que quando lemos muito os livros de um determinado autor, acabamos por pegar um pouco do jeito de escrever dele...

Quais as autoras de Chick Lit que você considera "imperdíveis"? Poderia fazer um TOP 5 das suas favoritas?

Vou tentar escolher só cinco...
1. Meg Cabot
2. Lisa Jewell
3. Jane Green
4. Sophie Kinsella
5. Marian Keyes

Obrigada por conceder essa entrevista. Deixo o espaço aberto para você mandar um recado para os leitores do Doce Encanto e, se quiser, dizer por que seus livros são uma ótima dica de presente.

Queria mandar Feliz Natal e um ano novo repleto de sonhos realizados para todos os leitores do Doce Encanto! E, caso alguém queira uma sugestão de presente, que tal “Fazendo meu filme” ou “Minha vida fora de série”? O presente que pedi ao Papai Noel foi para ter cada vez mais leitores... Que tal fazer também o “meu” Natal mais feliz? ;-)*

* A entrevista foi feita antes do Natal, mas tem promoção rolando no blog da Paula: http://blogfazendomeufilme.blogspot.com/2011/12/promo-de-fim-de-ano.html. CORRE PORQUE TERMINA HOJE!!! E Faça essa escritora feliz! ^^ 

Bate-Bola


Nome completo: Paula Pimenta Machado de Souza
Data de aniversário: Dois de junho
Cor favorita: Cor de rosa
Comida preferida: Chocolate
Amuleto e/ou número da sorte: Minha mãe trouxe pra mim da Turquia uma tornozeleira fininha cheia de pequenos olhos gregos que não tiro há cinco anos. Meu número preferido é 21.
Filme inesquecível: A noviça rebelde
Livro imperdível: A ponte para o sempre (Richard Bach)
A música da sua vida: Lua e Estrela (do Vinícius Cantuária, que o Caetano gravou).
Um sonho: Atualmente é que “Fazendo meu filme” vire um filme.
Uma lembrança: Tenho muita saudade dos meus 16 anos.
Viagem dos sonhos: A minha editora me deu uma viagem para Los Angeles, em maio desse ano, para que eu pudesse conhecer a cidade aonde vai se passar parte de “Fazendo meu filme 4”. Foi inesquecível! 
Uma conquista: Ser escritora em tempo integral e poder viver bem assim.
Maior medo: De perder as pessoas que eu amo.
Uma frase: “Nenhum filme é melhor do que a própria vida” (Fazendo Meu Filme 1)


Redes Sociais da Paula:

Twitter: @paulapimenta












Sobre a colunista: 

Tullia Maria Erseni, tem 15 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!

13 comentários:

Adriana Brazil disse...

Parabéns pela entrevista meninas!
A autora é muito simpática, e ouço muitos elogios aos seus livros, espero ler, assim que puder!

bjs

Caique Medeiros disse...

Gostei o Blog, parabéns :)

http://www.caiquemedeiros.com/

Ana Claudia disse...

Adoro a Paula Pimenta e seus livros. A entrevista ficou muito bacana, parabéns!

She disse...

Muito, muito bom! Amei! ;)
Sucesso para a Paula e beijo, beijo nas duas!
She

Tefinha disse...

Owwwwwwwwwn Já estava super curiosa pra ler os livros da Paula, e depois de ver como ela é fofa, me deu ainda mais!

Tefinha - Blog A Minha Dimensão (http://aminhadimensao.blogspot.com/)

Entre Fatos & Livros disse...

OI Rapha!

Eu amei a entrevista. Li tudinho pq admiro mto o trabalho da Paula. Ela arrasou em FMF e estou louca para o 4° livro!

Passei tb para lhe desejar feliz ano novo! Que 2012 seja um ano cheio de realizações para vc!

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

RUDYNALVA disse...

Rapha amada!
Desejo que tudo o que almeja, torne-se realidade...
Que o amor pelo próximo seja uma constante em seu viver e que sua jornada esteja sempre repleta de bênçãos angelicais!
Que nesse final de ano você possa somar todas as alegrias e dividir seu entusiasmo de ser feliz com os que ama e quer bem!
Muita saúde, paz e amor em seu coração!
PRÓSPERO ANO DE 2012!!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Adriana T disse...

Muito legal a entrevista, ainda não li os livros da Paula, mas esse ano quero ler, TENHO que ler. Estou na torcida para que o filme se torne uma realidade, mas só depois que eu ler os livros rsrsr.

Blog Acordei com Vontade de ler disse...

Que entrevista maravilhosa, com certeza a Paula é a nossa Meg srrs Ela é tão simpática né, amei este entrevista. Estou lendo o livro fazendo meu filme 1, é eu demorei para comprar, mas aprendi Nacionais primeiro e depois os internacionais srrs. Temos muitos talentos aqui dentro do nosso pais =D

Bjksss
Ká Guimaraes
Acordei com vontade de ler

Pri :) disse...

A Paula Pimenta é mto fofa e diva assim como os seus livros, e seu sucesso é super merecido!!! Adorei a entrevista, super completa, bjnhos Pri

PRI E OS LIVROS

Gabi Lopes disse...

Meninas, ficou maravilhosa a entrevista...
Paula manda muito bem mesmo, adorei ler mais sobre ela.

Abraços e um feliz 2012!!

sonhosaventuras.blogspot.com

Rapha disse...

Oi geente ;D

A Paula é super talentosa mesmo!! *-*
Sabiam que alem de escrever livros ela tbm compoe?!
Vi uma musica linda! Dps pesquisem no youtube, pra ver!!

Beeijocas!

Tullia Maria disse...

Oi!! Obrigada pelos comentários, viu? Vim responder vocês... :)

Adriana: Obrigada!! Posso dizer que sim! A Paula foi suuuper atenciosa! E leia sim... Beijo!!

Caique: Obrigada! Mérito da Rapha... haha

Ana: Também adoro!! Obrigada...

She: Que bom!! Obrigada! ^^ Beijãaao

Tefinha: Recomendo! Valem muito a pena... :D

Pri e Rudynalva: Deixo pra Rapha te responder...

Adriana: Obrigada! Leia mesmo... Pois é! Estou curiosa pra ver esse filme... Acho que ela vai esperar um pouquinho sim! hahaha ;D

Ká: Obrigada! As respostas dela foram ótimas, né?? Já vi que você tem tudo a ver com o estilo do blog: valorizar os nacionais! Beijooo

Pri: Obrigada! Pois é... Uma autora tão simpática e competente como ela merece, né?? Beijinho!!

Gabi: Obrigada! Ela é uma diva! ^^ Feliz 2012 atrasado também... haha... Beijos!

Rapha: Suuuper! Eu também vi a música... Vale a pena!! :)

Beijos pra todos! :D

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*