[Domingo Cult] Cilada

11 comentário(s)
Domingo Cult: Resenhas que vão ao ar "quinzenalmente" aos domingos, feitas pela colaboradora @TulliaMaria
Saiba + sobre o livro
 “Muitas vezes na vida somos obrigados a fazer julgamentos que não gostaríamos de fazer. E queremos que eles sejam fáceis. Queremos confiar as pessoas em categorias bem definidas, anjos ou monstros, mas quase sempre o buraco é mais embaixo: a verdade está em algum lugar entre dois extremos . E esse é o problema. Os extremos são bem mais fáceis.”


Uma garota desaparecida. Um homem aparentemente inofensivo acusado de pedofilia. Um assassinato. Um grupo de pais desempregados. E no meio disso tudo, Wendy Tynes, uma repórter que, juntamente com a polícia, procura desvendar qual a relação entre essas histórias. Ou será que são meros casos independentes?

Há três meses, dois acontecimentos misteriosos ocorreram: Haley McWaid, garota de 17 anos, desapareceu misteriosamente e Dan Mercer, um assistente social que foi visitar uma das adolescentes com que trabalhava, se deparou com uma equipe de televisão posicionada para dar um flagrante de pedofilia nele. O tempo passou e muitas respostas não foram encontradas. Será que todos os envolvidos estão falando tudo o que sabem?

Com uma leitura ágil, marcada pela predominância de diálogos, Cilada possui o prólogo narrado em primeira pessoa, por Dan Mercer, e o resto da história por um narrador observador onisciente. Através desse recurso, podemos descobrir o que se passa no íntimo das personagens e acabamos nos envolvendo cada vez mais com a história.

Nessa trama, Harlan Coben está mais do que preparado para tentar enganar o leitor. Ao longo da obra, ele fornece informações verdadeiras, mas tendenciosas, que levam tanto a protagonista como o leitor a chegar a conclusões precipitadas, fazendo com que mudanças de opiniões e reviravoltas ocorram a todo o momento. E essa situação se estende até a última página, onde o autor ainda reserva uma grande surpresa.

Tratando de questões polêmicas, essa obra é um alerta sobre o poder da mídia e da Internet, em especial dos blogs. Essas páginas, que nos permitem expor nossas ideias e nosso trabalho, também podem ser utilizadas para acabar com a vida de uma pessoa. Coben, portanto, dá o pontapé inicial para a discussão sobre a necessidade da regulamentação de leis que se apliquem aos crimes virtuais. 

Cilada é ainda uma história sobre mágoa e perdão. Até que ponto o ser humano é capaz de perdoar verdadeiramente? Até quando isso vale a pena? Será que o sentimento de vingança não é capaz de destruir? Essas questões são discutidas e amadurecidas ao longo da trama, através dos diálogos entre as personagens, e acabam refletindo em suas atitudes.

Para os leitores de Coben que adoram as histórias de Myron Bolitar, há uma bela surpresa: Win faz algumas participações especiais na trama, juntamente com Big Cindy e Mee (que são citadas). Essas personagens, combinadas com as até então desconhecidas, garantem uma obra repleta de perfis marcantes e contribuem para o sucesso de uma das melhores tramas do autor.

Para quem gosta de policiais e deseja ser surpreendido com uma história inteligente, Cilada é uma excelente opção. Você com certeza será recompensado com prazerosas horas de aventura e suspense. Só uma recomendação: esteja preparado para não conseguir abandonar o livro até terminar de ler a última linha!

11 comentários:

Lis disse...

Oi!
Eu li este livro e amei, é incrível como me senti envolvida na história, realmente muito bom.
Adorei a resenha.

Beijos
Lis - Batalha Literária

Juan disse...

Cilada foi meu primeiro livro do Coben, acho que comecei com o pé direito, pois desde então já li quase todos os livros dele, e ele se tornou um dos meus autores preferidos. Cilada é um ótimo suspense, e a última colocação sobre estar preparado para não conseguir abandonar o livro é pertinente. Não é atoa que os franceses o chamam de o "mestre das noites em claro".

abraços
Juan - http://sempre-lendo.blogspot.com.br/

Naty disse...

Adorei a resenha! Li apenas um livro do Harlan Coben, mas foi um livro que muito me agradou. O enredo dessa história é bem interessante e a sua resenha positiva me deixou com vontade de lê-lo (:

Beijo;*
Naty.

Bruna Oliveira disse...

Gostei da resenha e o livro parece mesmo interesante, vou procurar ele nas livrarias.. ;) Gostei da dica. Bjao.

feelfirstandthinklater.blogspot.com

Helaina_One disse...

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro quando eu o vi pela primeira vez foi a capa! Absurdamente linda!
Mas como tem muitos livros com capa bonita ultimamente, fui atrás das resenhas! Adorei a sua! Fiquei ainda com mais vontade de ler o livro.
Amo "surpreendido com uma história inteligente" como você disse que o livro faz. Acho que ele já está na minha lista de leituras!

Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/

Camila Fernandes disse...

Eu sempre tive vontade de ler algum livro desse autor, mas sempre tive um pé atrás. Mas vou procurar ler Cilada, gosto de romance policial, e adorei sua resenha, o que me fez ficar curiosa quanto ao livro.
Beijinhos!

Camila.
loucuradelivros.blogspot.com.br

Fabrica dos Convites disse...

Gosto muito deste autor e não vejo a hora de ler este livro.
Bjs, Rose.

Paola Patricio disse...

Esse livro parece ser muito bom!!!
Adorei a resenha!!

Beijos Raphinha!

Gabi Lopes disse...

Estou com esse livro na prateleria para ler a tempos.. mas a listinha não diminui.. e ele vai ficando.

Mas adoro Cobben e acho que realmente a leitura será ótima.

Gostei da resenha, mto completa. Me deu uma ideia do que encontrar...

Abraços
Gabi
sonhosaventuras.blogspot.com

Aline Gasparini disse...

Olá Rapha!
Comprei esse livro já faz muito tempo, na época estava afim de lê-lo, porém por incrível que pareça até hoje ainda não o li. Particularmente tenho um pé atrás em relação aos livros desse autor, nem eu mesma sei explicar o motivo, apenas tenho 'rs. Enfim, ótima resenha:)

Beijos&beijos
Book is life

"Silêncio" disse...

Um bom livro na verdade. Sentimental.

Parabéns pelo que escreve.

Beijitos

se quisser passe po www.umolharpelovento.blogspot.pt

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*