JOGO DA MEMÓRIA - LAURA BERGALLO

22 comentário(s)

Olá gente!!

Hoje trago mais uma resenha para vocês, ela é bem especial pois foi um livro que me emocionou bastante. 
Espero que vocês gostem. :)

JOGO DA MEMÓRIA - LAURA BERGALLO
Autora: Laura Bergallo
Editora: Escrita Fina
Nº de Páginas: 159
Ilustrações: Martha Werneck
Sinopse: Jogo da Memória é um livro que fala do amor entre avós e netos, da estupidez das guerras, de aventuras muito atuais, que envolvem computadores e tecnologia, e também do mal de Alzheimer, doença que ensina a paciência, treina para a tolerância e faz descobrir a mágica existente nos verdadeiros laços de afeto.
"... Aqui me tenho
sem mim

nada lembro

nem sei

à luz presente

sou apenas um bicho
transparente."

Ferreira Gullar

Jogo da Memória é um livro de leitura fácil, que flui rápido e não demanda conhecimento de um linguajar difícil, ao contrário do que eu pensei, já que falaríamos sobre uma doença, o Mal de Alzheimer.

A estória é narrada por Lucca, neto de S. Pietro, um italiano que mora há anos no Brasil.
Os dois são super apegados, aliás, a família do S. Pietro é aquela típica família italiana, que se reune todo domingo para comer macarronada, contar boas histórias e passar o tempo. 
E era isso o que acontecia todo domingo, mas o momento mais esperado era depois do almoço quando a família ia jogar JOGOS DA MEMÓRIA. Agora adivinhem quem era o grande ganhador: "Vovô" Pietro!! Ele era imbatível.

Mesmo passando todos os domingos juntos, Lucca adorava ficar mais tempo com seus avós - o S. Pietro e a D. Última, isso mesmo, você não leu errado, o nome da avó do Lucca é Última! risos - então, todas as sextas-feiras ele ia almoçar com eles e, claro, aproveitava para jogar uma partida de jogo da memória com seu avó e tentar vencê-lo.

Em uma dessas sextas-feiras S. Pietro conta grande parte de sua vida na Itália à Lucca, coisas secretas, jamais reveladas a ninguém da família, como a época em que trabalhou na guerra e seu 1º amor.
Porém, após esse dia, coisas estranhas começam acontecer com S. Pietro, tal como PERDER o jogo da memória, é aí que começa todo o desenrolar da estória e é onde eu vou parar para não soltar spoilers.
Só mais uma coisa: no decorrer do livro a estória toma um rumo surpreendente, e o final é bem diferente do que eu havia imaginado. Adorei!

Após o final da estória, há uma pequena entrevista com um médico neurologista que explica sobre as causas do Mal de Alzheimer, os sintomas, como lidar com esses doentes. É super interessante.
Quanto ao livro, ele é lindo!!
Parabéns Editora Escrita Fina pelo cuidado com os detalhes, a diagramação está impecável, tudo ficou maravilhoso!!

Fotos do livro:

 

Super recomendado!! ;)

Skoob do livro: aqui.


22 comentários:

Kate disse...

O livro é bonito, quero ler!!!

http://conversandocomdragoes.blogspot.com/

Caçadora de Livros disse...

Nossa ele é ilustrado!!!!
Amei =D
Muito lindo!
bjs

Renata disse...

Só ouvi oisas boas sobre esse livro até agora.
Estou ansiosa para ler.
beijos

Bárbara disse...

Rentha o teu blog é muito bonito
Parabens vou juntar este livro aos
muitos que eu gostaria de receber bjs
Obg pelo convite vou visitando ...
Beijos

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Rapha!!
Espero ter a oportunidade de ler este livro. Também gostei muito das ilustrações e a história me pareceu ser bem interessante.
Adorei sua resenha!
Bom findi.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Fernando Che disse...

vou colocar na fila!!!
gostei do blog, vou seguir.
Te vejo no skoob.

o meu blog é www.manifestodoche.blogspot.com

Aline Gasparini disse...

Ah, adorei a sua resenha, realmente a Editora Escrita Fina tem um cuidado especial com a diagramação dos livros. E quando a estória do livro em si, parece ser bem interessante xD

Beijos&beijos
Book is life

It Cultura disse...

Não conhecia o livro, Rapha, mas gostei muito da resenha, parece mesmo ser ótimo. Quem sabe quando surgir uma oportunidade eu não leia...

Bjs,
Kel - It Cultura
www.itcultura.com

Raphaela disse...

Oi pessoal ;D

O livro é mto lindo mesmo, todo detalhadinho, sabe?

Barbara, é Raphaela o meu nome hehehe mas tudo bem ;D
Seja bem vinda!!

Beeijocas

Mayara Pongitori disse...

Own, deve ser lindo! Nunca li histórias assim. Tinha visto no seu Correio e já tinha ficado interessada.

Resenhou suuper, Rapha!

=**

Raphaela disse...

Hehehe que bom que gostou May *-*

Beeijocas flor!

Neny disse...

A capa é linda demais, e achei a parte interna muito bem trabalhada.
O tema é bem interessante, eu conheço pessoas com esta doença, então é um tema que me deixou bem interessada em ler,
beijos.

Nádia JSS disse...

Ótima resenha...Fiquei com vontade de ler. Bjk!

Rapha disse...

Neny: Oi :)
é um tema bem delicado, e foi tratado de uma forma bem responsavel no livro, eu adorei!

Nadia: Que bom ^^

Beijos

Jaqueline Silva disse...

O livro parece ser mesmo um encanto. Quero lê-lo.

Tatinda disse...

Esse livro parece fofo!! Linda resenha!

Ana Luiza Rosa disse...

Parabens Rapha!
Gostei muito da resenha, gosto de livros ilustrados não sei porque(falou a criança rs :x)!
Eu não compraria um livro assim porque não me chamaria atenção em uma livraria, mais sua resenha me interessou bastante, e gosto de histórias com pitadas de drama, e me deixou curiosa o tema abordado da doença de Alzheimer.

beijos, Ana Luiza
Livros ao Meio Dia

Priscilla Cavazzotto disse...

Que lindo!
Boa indicação!
Vou correndo procurá-lo!
ahahaha
Beeeijos
Seguindo aqui!

ραмєlα disse...

uuuuual, eu qero lr sim esse livro, parece ser muito bom, to participando da promo pra ganhar ele, uhuu

Francyelly Moura disse...

Interessante! O mais legal é que é cheio de imagens e detalhes *-* Acho que enriquece a leitura^^

Franciele disse...

Me parece um livro leve e doce ... De universo diferente dos que eu costumo ler, mas me interesseire mto por ele :)

Sabrina disse...

A estória parece ser surpreendente, Rapha!
Acho que iria gostar bastante.
Tratar do Mal de Alzheimer é algo bem difícil. Me lembrei de "Diário de uma paixão."
Muito legal a autora abordar esse assunto.
A narrativa de "Jogo de Memória" deve ser emocionante!

Beeijo*;
@BrinaSophie

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*