Domingo Cult, por Tullia Maria: Fortaleza Digital, de Dan Brown

17 comentário(s)
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Nº de Páginas: 320

“Quem irá guardar os guardiões?”

Imaginem um supercomputador capaz de decodificar todas as mensagens transmitidas através da Internet. E se, por acaso, ele encontrasse um código indecifrável? Pois é isso que ocorre com o TRANSTLR, máquina pertencente à Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.

Susan Fletcher, a melhor criptóloga da NSA logo é chamada pelo seu chefe, Trevor Strathmore, para ajudar a resolver o difícil problema. Chegando ao escritório, descobre que o Fortaleza Digital (código inquebrável), processado há mais de 15 horas pelo TRANSTLR, foi criado por Ensei Tankado, ex-funcionário da Agência, como parte de sua vingança.

Porém, mais uma notícia abala a criptóloga: Tankado morreu na Espanha. E antes de sua morte, ele havia anunciado que leiloaria a senha capaz de quebrar o código. Caso isso ocorresse, a pessoa que conseguisse comprá-la poderia colocar a inovação tecnológica à venda, atrapalhando, assim, a ação dos serviços de inteligência dos EUA.

Há, entretanto, duas alternativas para a NSA: Encontrar o anel que Tankado usava na hora da morte, no qual está gravada a misteriosa senha ou descobrir que é North Dakota, ajudante de Tankado que possui uma cópia da chave. Porém, se ele acreditar que a morte do criptólogo foi planejada pela NSA, ele poderá disponibilizar a senha para todos os usuários da Internet.

Strathmore, numa tentativa de recuperar o anel, envia David Becker, professor universitário e namorado de Susan, à Espanha. Porém as notícias não são promissoras: Tankado havia dado seu anel a um estranho e o professor não tem a mínima ideia de onde encontrá-lo. Movido pela intuição e contando com um pouco de sorte, Becker inicia uma busca pelo misterioso portador do anel. O que David e Susan ainda não sabem é que o professor está sendo perseguido por um perigoso assassino que está disposto a matar qualquer um que tenha tido contato com o anel.

Para completar a aflição da criptóloga, ela descobre que North Dakota pode estar mais perto do que ela imaginava: ali mesmo na NSA. Acreditando que se trata de Greg Hale, seu colega de trabalho, Susan acredita correr perigo. O maior problema aparece quando Hale começa a acusar Strathmore de ser o verdadeiro vilão. E agora? Em quem Susan deve acreditar?

Sem encontrar respostas, a criptóloga precisa continuar procurando a senha do “Fortaleza Digital” para, além de evitar o grande desastre de inteligência americana, conseguir trazer Becker de volta para casa são e salvo. E, finalmente, poder aproveitar o fim de semana de folga com o amado nas Smoky Mountains.

Apesar de ser o primeiro livro de Dan Brown, Fortaleza Digital apresenta uma história tão envolvente quanto seus sucessores. A trama, além de contar com informações acerca de criptologia, química e história, é repleta de reviravoltas e surpresas que mantém o leitor entretido do começo ao fim.

Assim como as demais obras de Brown, esta também possibilita ao leitor um passeio por um importante ponto turístico. O escolhido da vez é a cidade espanhola de Servilha, que nos revela suas praças, igrejas e bairros tradicionais juntamente com o grave problema da prostituição.

A história também nos faz refletir sobre até que ponto alguém, em nome da nação, pode violar o direito de privacidade das pessoas. Essa questão é representada pela discordância entre Tankado e Strathmore, já que o primeiro defende que nenhuma associação tem o direito de acessar os e-mails pessoais, enquanto o outro quer aumentar o poder de infiltração do TRANSTLR, capaz de prevenir atentados terroristas.

O alto poder de ação da inteligência norte-americana é outro ponto intrigante. Esse país possui bases escondidas em diversos países e possui um poder de infiltração superior a qualquer outra nação. Mesmo que o TRANSTLR seja uma máquina fictícia, é através da sua presença que podemos imaginar até onde as agências norte-americanas já evoluíram.

Fortaleza Digital é, portanto uma ótima dica para quem deseja se aventurar pelo mundo da tecnologia e tentar desvendar um grande mistério. O leitor deve estar preparado para momentos de muito suspense e revelações impressionantes que resultam num desfecho simplesmente inesperado.

Compre: Saraiva
Adicione o livro em sua estante no Skoob: 

Beijos, 
Tullia Maria.

17 comentários:

This Gomez disse...

Tenho muita vontade de ler todos os livros de Dan Brown. Li O Código e não consegui largar por dois dias, uma leitura frenética, pra dar tempo vero filme no cinema hauhauahauahua

E consegui \o/
É um autor que gosto de ver na minha estante ^^
Beijo meninas!

This Gomez
Steampink
Canto e Conto

Fabi!! disse...

oi, tem meme pra vc no blog!!!!

Adriana Brazil disse...

Olá Tulia!
Ótima resenha! Apesar de não ter lido ainda nenhum livro do Dan Brown.
Os temas não me atraem muito, então não estão na minha prioridade de leitura.
bjs

Rapha: indiquei vc para um meme no meu blog, acho que não respondeu ainda.
bjuus

Gisela M. Bortoloso disse...

Dan Brown tem um estilo de escrever bem característico, acho que nenhum livro dele é ruim pois no mínimo, seus livros contém muita ação. Dos 5 que li dele este é o que menos gostei, talvez porque já estava um pouco cansada do estilo do autor.
Gisela - Ler para Divertir

Carola disse...

Dan Brown nunca deixa a desejar,
nunca vi falando mal sobre os livros dele, que são complexos sim, mas ruins nunca.
Ótima resenha, ainda não tinha ouvido falar sobre este livro mas me chamou a atenção.
Bjimmm

http://epilogosyfinais.blogspot.com/

Rosane Fantin disse...

Excelente resenha!
Já li o livro, mas se não tivesse, só de ler esta. resenha, correria para a primeira livraria para adquirir o meu. Realmente o livro é tudo isso. Muito bom!
Parabéns!

Julia G disse...

Meninas, eu li esse livro há algum tempo, e simplesmente amei! É realmente uma aventura com muito suspense e um final completamente inesperado.
òtima resenha!

beijos
Conjunto da Obra

Fábrica dos Convites disse...

Eu li este livro este ano e também gostei muito, suspense e aventura na medida certa. Bjs, Rose.

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Tullia! Já li Fortaleza Digital e curti bastante. Beijos!

http://newsnessa.blogspot.com/

Mireliinha disse...

Olá!

Não sei o porque mas nunca curti muito os livros do Dan Brown :/
Mas pra quem gosta, ótima dica!
Parabéns pela resenha!

:**
Mi
Inteiramente Diva

Naty disse...

Heey Tullia!

Adoreei a dica de hoje. já o livro e simplesmente amei a narrativa. Os livros do Dan Brown são todos muito bons, merecem ser lidos *--*

Beijoos;*
Naty - Just Books!

Vivi disse...

Sou viciada em Dan Brown e já li a todos os livros dele, mas confesso que este é o que menos gosto.

Beijocas

Bruno Miranda disse...

Adorei a resenha. Desde que li Anjos e Demônios fiquei louco para ler os outros livros do Dan Brown! É bom saber que ele consegue cativar e entreter o leitor neste livro também, acho que vai ser o próximo que vou comprar dele. O enredo que o autor cria são muito bem feitos e além do mais ele dá muita informação interessantíssimas! Parabéns pela resenha, beijos,

@minha_estante - Minha Estante

Aline Coelho Cury disse...

Eu simplesmente amei esse livro, já li e sua resenha ficou ótima. Parabéns mesmo =)
O Dan Brown é perfeito né???
Sucesso para esse ótimo blog =)

Joshua Guimarães disse...

Adorei a resenha :D
Bjos

Isabelly disse...

Olá Rapha!
Adorei a sua resenha, mas o livro não faz o meu estilo de leitura, sabe? O livro parece ótimo, mas não faz o meu tipo.

Beijos,
Bells - Just a Girl

Tullia Maria disse...

Muito obrigada por todos os comentários... :D

This: Também não consigo mais largar um Dan...
Pena que são poucos, né??

Fabi: Deixo a resposta por conta da Rapha...

Adriana: Obrigada... Quem sabe você não se interessa um dia??

Gisela: Talvez também porque foi o primeiro... Nos outros ele se "especializou" hehe

Carola: Obrigada :D

Rosane: Muito obrigada... É ótimo saber que a resenha atingiu o objetivo! *-*

Julia: Obrigada... Vale muito a pena ler...

Fábrica de Convites: Também gostei muito...

Vanessa: Super obrigada! :D

Mirelinha: Obrigada! Realmente... É um estilo que não agrada a todos!!

Naty: Obrigada! *-*

Vivi: Foi o primeiro livro dele, né??

Bruno: Obrigada... Leia mesmo!!

Aline Coelho: Siim.. Perfeito!! Obrigada!

Joshua: Obrigada!

Isabelly: A resenha foi minha... hehe

Beijos!!

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*