Top's 5 melhores Leituras de 2012, por Tullia Maria

8 comentário(s)

Olá, pessoal!

Nesses últimos dias o D.E. vai se dedicar às retrospectivas literárias, então eu resolvi organizar três listinhas: A dos nacionais, a dos internacionais e, por ser o meu gênero literário favorito, a dos policiais.

Nos “Top 5” abaixo, os livros não estão ordenados em 1º, 2º, 3º, 4º ou 5º lugar. Apenas selecionei os meus cinco melhores de 2012, sem me preocupar em fazer uma classificação entre eles!

Espero que gostem das minhas listinhas e deem suas sugestões para 2013!!

Ah, desejo a todos um 2013 maravilhoso para todos nós!!

Grande beijo,
Tullia Maria

Top 5 Nacionais



SONHOS DE UMAS FÉRIAS DE VERÃO, de Gustavo Reiz

“Gustavo Reiz nos apresenta um amor de verão com perspectiva de durar a vida toda. Mas o que mais me encantou na obra não foi o relacionamento em si. O autor retrata uma realidade que para muitos parece distante, mas que ainda está muito presente, principalmente nas pequenas cidades: o autoritarismo dos governantes. Várias vezes, lembrei-me de situações que ocorreram no meu município, mas que, facilmente, poderiam se passar na aldeia da história.”


CARNAVAL, de Luiza Trigo

“ Um romance leve, mas com uma história de amor envolvente. Carnaval é alegre como a festa, mesmo contando com alguns conflitos. Torci pelo casal protagonista e fiquei ansiosa pelo momento em que eles ficariam juntos. Além disso, é uma ótima maneira de conhecer o Recife. Só preciso dizer à Luiza: fiquei com ‘gosto de quero mais’!!”


AINDA NÃO TE DISSE NADA, de Maurício Gomyde

“Essa obra é quem para acredita no amor (sem nenhum preconceito) e no destino. Através de cartas, o casal principal constrói a sua história. À medida que a trama se desenrola, torcemos por eles e ficamos curiosos em relação ao desfecho. Um livro emocionante, com direito a trilha sonora.”


INSÔNIA, de Marcelo Carneiro da Cunha

“O título foi a primeira coisa que me chamou atenção nessa obra. Mas se eu não encontrei uma trama que falasse de noites em claro, pude me surpreender com uma história de amor adolescente bem fofa, numa época em que a internet não era tão disseminada. O casal protagonista é apaixonante e, mesmo distantes, eles parecem se completar. Os poemas dão um toque especial à obra.”


FALA SÉRIO, FILHA!, de Thalita Rebouças

“Para morrer de rir e pensar nos ‘micos’ que você já pagou. Só acho que, nessa trama, Thalita não colocou apenas situações em que a filha faz besteiras. Os pais também aprontam algumas, que deveriam estar nos respectivos ‘Fala sério, mãe!’ e ‘Fala sério, pai!’. Mesmo assim, é uma vida contada de maneira bem divertida em vários capítulos, que deixam a leitura bem leve.”


Top 5 Internacionais
O CÉU ESTÁ EM TODO LUGAR, de Jandy Nelson

“Me apaixonei pela capa e me emocionei com a história. A perda da morte e a necessidade de seguir em frente contadas de maneira extremamente sensível. Um romance cheio de contratempos e alguns momentos de diversão. É para sofrer e sorrir com as personagens e se encantar com os textos que precedem cada capítulo.”

ANNA E O BEIJO FRANCÊS, de Stephanie Perkins

“Simplesmente apaixonante. Adoro tudo nessa obra: o local, as personagens, o conflito... Sofri e torci pela Anna e pelo St. Clair! Fiquei na expectativa de que pontos turísticos de Paris eles iriam visitar. Me apaixonei pela escrita da autora e fiquei muito feliz com o desfecho. Só destaco uma coisa: queria muito mais!”


QUAL SEU NÚMERO?, de Karyn Bosnak

“Muito bem escrito e ilustrado. A ideia é maravilhosa, a personagem principal super louca e as aventuras engraçadíssimas. Foi o primeiro livro que realmente me fez rir alto. Apesar ter um número grande de páginas, a leitura é tão fluida, que pode ser feita rapidamente. E a vontade de conhecer todos os locais visitados pela Delilah? Uma ótima opção para uma tarde de diversão!”


A ÚLTIMA MÚSICA, de Nicholas Sparks

“Uma história emocionante. O Nicholas tem uma sensibilidade enorme para tratar do amor, qualquer que seja a modalidade. A história da Ronnie com o Will mescla tristeza, diversão e ‘fofura’. O relacionamento de Ronnie com o pai é conflituoso, mas enriquecedor. Vale à pena ler, refletir e se emocionar com essa obra, uma das melhores do autor.”


NÃO SOU ESTE TIPO DE GAROTA, de Siobhan Vivian

“’Que tipo de garota você não é?’ foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando eu me deparei com este livro. Me surpreendi com a forma que a autora abordou o assunto. Tratando de dilemas escolares e amorosos ela fez Natalie amadurecer muito em um ano. E o que falar do romance dela com Connor? Conflituoso, mas muito esperado! Uma ótima leitura!”

Top 5 Policiais


TREZE À MESA, de Agatha Christie

“Apesar de, desde o início, ter desconfiado do verdadeiro assassino, devo confessar que a trama é muito bem construída. O próprio Poirot segue uma pista errada por muito tempo. A todo momento há reviravoltas na história. É uma obra de tirar o fôlego.” 

CILADA, de Harlan Coben

“Coben realmente me surpreendeu com essa trama. Dois mistérios, entrelaçados ou não, que conduzem a um desfecho extraordinário. É uma verdadeira cilada para o leitor.” 

NÃO CONTE A NINGUÉM, de Harlan Coben

“Das obras que já li do autor, considero esta a melhor. É uma história simplesmente inacreditável e as surpresas se estendem do começo ao fim. Eu não estou brincando: quando o leitor pensa que está tudo solucionado, Harlan tira uma carta da manga e ocorre mais uma reviravolta.” 

O DIA DA CAÇA, de James Patterson

“É uma trama com diversas passagens tristes (e até desumanas), que mexem com o emocional do leitor, mas que são importantes na construção desse maravilhoso policial. Sofremos e investigamos com Cross e até pensamos que ele não vai conseguir. Mas ele nos surpreende e apresenta novas revelações até as últimas páginas.” 

ROUBADA, de Lesley Pearse

“Mistério, horror e esperança. Tudo isso pode ser encontrada em ‘Roubada’. Me emocionei com a história da protagonista e refleti bastante sobre como as pessoas podem ser cruéis. Desde o início antipatizei com os criminosos e torci para que David e Lotte ficassem juntos. E continuo torcendo, não só por eles, mas por um pouco mais de humanidade.”

E vocês, quais as leituras Tops desse ano?

- * - 

Obs: Todas as imagens foram retiradas do site skoob



Tullia Maria Erseni, 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio. Mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!

8 comentários:

Amiga da Leitora - Thais disse...

Dessa lista o único que eu li este ano foi 'A Ultima Musica', e realmente é um livro maravilhoso, recomendo!

xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Ana Ferreira disse...

Tullia, primeiramente, destaco que achei muito bacana a sua iniciativa de listar os livros em nacionais e internacionais. Sou uma fã declarada da Literatura Brasileira e entusiasmo todo o tipo de "boa divulgação", assim digamos. "Carnaval", "Insônia" e "Ainda Não Te Disse Nada" são livros que me deixaram bastante curiosa.
Dos estrangeiros, também adorei "Anna e o Beijo Francês" e, de fato, "Qual o Seu Número?" é hilário. hahah Ainda preciso ler "O Céu Está em Todo Lugar".
Não sou a maior fã de romances policiais, mas admiro bastante a Agatha Christie. Típico, né? haha
Beijo!

Lu Piras disse...

Amei seus preferidos, Tullia!

Espero lê-los em 2013, pois 2012 me dediquei mais à escrita do que à leitura e ler me faz muita falta. Espero que me organize melhor em 2013, pois a lista de desejados já está giganteeee!

beijocas,

Lu

Hannah Monise disse...

Adorei suas escolhas, Tullinha!
Dos nacionais, eu li apenas Ainda Não Te Disse Nada e AMEI! Realmente é maravilhoso.
Dos internacionais eu só não li O Céu Está em Todo Lugar e Não Sou Este Tipo de Garota, e amei os outros três igualmente. Anna e o Beijo Francês se tornou um dos meus favoritos.
Em relação aos livros policiais, não li sequer um destes, mas li outros bons. Quero muito ler Roubada e Não Conte a Ninguém.
Os meus top 5 de 2013 serão postados amanhã no Secrets of Book, aguarde! rs

Beijos,
Secrets of Book.

Equipe TriBooks disse...

Olá Tullia,

Li alguns livros da sua lista e gostei deles. "O Céu está em todo Lugar" é um dos preferidos, um enredo sensível e apaixonante, sem falar na diagramação do livro que é linda demais. "Ainda não te disse Nada" é uma leitura super diferente e que envolve o leitor, também amei. Sou fã de livros policiais mas não li nenhum destes ainda. O primeiro livro do Patterson que eu li foi "7º Céu" e gostei muito, fiquei querendo mais.

Beijos e desejo ótimas leituras pra você em 2013!

Paula

http://tri-books.com

@Tri_Books

Shizu disse...

Hey~ Seu blog é muito bonito ♥ por isso resolvi te convidar a participar no Blog Destaque lá no meu, oque você acha? Se tiver interesse dá uma passadinha rapida lá no meu blog para saber como aparecer lá ^^ mas se não tiver interesse então desculpa o incomodo, tenha uma Boa Semana!

http://himi-tsu.blogspot.com.br/

Rapha disse...

Oi meninas, obrigada pelos comentários :D

Shizu, vou lá ver seu blog, obrigada pelo convite ^^

Beeeijao, feliz 2013 pra tds!

Adriana Balreira disse...

Nunca li nada de Harlan Corben! Todos falam bem dele. Tô louca para ler. E esse livro Carnaval ganhei em um sorteio e chegou ontem lá em casa, linda a capa, né? Tô louca para ler.
Beijos
Adriana

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*