Blogagem Coletiva | Restrospectiva Literária 2012

14 comentário(s)

Dá pra acreditar que hoje é dia 31 de dezembro, o último dia de 2012?! o.Ô

Pois é, não sei se é só impressão minha, mas o meu ano passou v-o-a-n-d-o. 2013, venha mais tranquilo, por favor, ok? hahaha :P

Como vocês leram no título da postagem, chegou o dia de postar minha retrospectiva literária. Esse é o terceiro ano que a Angel (Pensamento Tangencial) faz a blogagem coletiva de retrospectivas literárias e eu tinha que participar :).

Comecei o ano muito bem, lendo até acima da minha meta de leitura que eram 4 livros por mês, mas, então, setembro chegou e junto com ele toda aquela correria de estudos pro concurso e aí eu empaquei... no final não consegui alcançar minha meta lançada de 52 livros no ano, mas estou bem feliz com o saldo: 30 livros lidos em 2012 :D

Bom, mas vamos lá a retrospectiva :P


Retrospectiva Literária 2012

 


A aventura que me tirou o fôlego: A Grande Aventura
O livro segue mais ou menos a mesma linha dos livros do Dan Brown, com muitos mistérios e segredos sobre a igreja a serem desvendados. Como disse na resenha que fiz, você se sente o próprio detetive da estória. Uma leitura indispensável para quem gosta de aventura. 

O suspense mais eletrizante: Horizontes - Revelações.
Foi a última leitura do ano e posso dizer que encerrei com chave de ouro. Horizontes é daqueles livros que você começa e não larga a leitura enquanto não termina. 

Ana Clara, personagem principal, possui uma espécie de dom no qual pode prever quando algo ruim está para acontecer com alguém. Foi assim quando seus pais foram assassinados. Agora, anos depois, esse dom parece que está de volta... será que ela conseguirá proteger quem está corrrendo perigo? 

Será uma das primeiras resenhas de 2013, aguardem ;)

O romance que me fez suspirar: Insensatez 


Um dos melhores livros que já li! 

Insensatez  foi escrito com muita intensidade, os sentimentos a flor da pele. Uma história de amor daquelas que a gente nunca esquece.

O livro ainda não foi publicado, tomara que em 2013 ele já esteja nas livrarias (conforme eu for tendo novidades, aviso).

A saga que me conquistou: Nas Sombras
Para muitos pode ser que Nas Sombras passe batido. É um livro adolescente com tema clichê e, ainda, tem um triangulo amoroso na estória, mesmo assim eu gosteeei muuuito *-*. Quero que saia logo o livro II!
 
O livro que me fez refletir: O Mendigo 
Outra ótima leitura do ano. Muito bom pra refletir sobre os valores da vida, nossas atitudes e escolhas.
 
O livro que me fez chorar: Pequena Abelha
E como chooorei!! Ainda não consegui fazer a resenha dele, pois até agora não consegui saber muito bem o que achei do livro (sentimentos confusos)..
 
O livro de fantasia que me encantou: Yume
O livro fala sobre sonhos e simplesmente me encantou.  


O livro que me decepcionou: O Céu Está Em Todo Lugar 
Não que seja um livro ruim, mas eu esperava tanto dele, muito sentimento, muita emoção, e achei que deixou um pouco a desejar... as personagens não me convenceram ;(

O livro que me surpreendeu: Reencontro e Para Sempre Ana
Tá, eu bem que tentei escolher um só, mas não deu. 

Reencontro me conquistou de um forma *-* Comecei a ler toda empolgada devido as resenhas super positivas que havia visto, entretanto do começo até a metade do livro a estória não estava me agradando. Eis que temos uma virada incrível e - "tchan" - o livro ficou perfeito e se tornou um dos melhores que li no ano.

Já, Para Sempre Ana tem uma história totalmente original. Só por isso merecia estar aqui na retrospectiva, mas para ajudar, a escrita de Sérgio Carmach é incrível e as personagens foram super bem construídas. 

O(a) personagem do ano: Kim Carperter, de Para Sempre. 
Quem leu o livro ou assistiu ao filme sabe do que estou falando. Quem ainda não teve a honra de ver (e se apaixonar) pelo Kim, corre comprar o livro ou baixar (locar, comprar) o filme e ver do que um homem que ama de verdade é capaz de fazer.
 
O casal perfeito: Não tão perfeito, mas "adorável": Abby Abernathy e Travis Maddox, de Belo Desastre.

O(a) autor(a) revelação: Daniela Niziotek, com seu incrível Paixão, Drogas e Rock'n Roll.
O melhor livro que li em 2012: Paixão, Drogas e Rock'n Roll
Dica de amiga leitora: Leia este livro! 


A minha meta literária para 2013 é: Sem metas para 2013, como já falei em posts anteriores quero ler por prazer. "Menos pressão, mais paixão" hahaha :P
 
Lidos em 2012: 
1. O Céu Está em Todo Lugar, Jandy Nelson
2. Sou Toda Errada, Tammy Luciano
3. Todas as Estrelas dos Céu, Enderson Rafael
4. Jesus Extraterrestre, Leo Mark
5. Paixão, Drogas e Rock'n Roll, Dani Niziotek
6. A Maldição da Rainha do Rock, Mathilda Kovak
7. Ultraje a Rigor, Andrea Ascenção
8. A Grande Aventura #Livro I, Luiz Amato
9. Para Sempre Ana, Sérgio Carmach
10. Mapas do Acaso, Humberto Gessinger
11. A voz do Coração, Cristina Cimminielo
12. O Mendigo, Edson Santos
13. Os Dançarinos, HQ Sherlock Holmes
14. Para Sempre, Kim e Krickitt Carpenter
15. Um Amor, Um Verão e o Milagre da Vida, Isa Colli
16. Yume, Kamile Girão
17. Insensatez, Gisele Galindo e Josy Tortaro
18. Sem Perdão, Márcia Paiva
19. Bye Bye Asinhas, Ká Guimarães
20. Garota Replay, Tammy Luciano
21. Fogo Vermelho, Drica Bitarelo
22. Terra Ardente #Livro I - Janice Diniz
23. Um Coração Cheio de Estrelas, Alex Rovira e Francesc Miralles
24. Reencontro, Leila Kruger
25. Nas Sombras, Jeri Smith
26. Belo Desastre, Jamie McGuire
27. Pequena Abelha, Chris Cleave
28. Um Amor no Deserto, Rosane Fantin
29. Até eu te Encontrar, Graciela Mayrink
30. Horizontes - Revelações #Livro I, Roberto Laaf

Reli: Ainda Não Te Disse Nada, Maurício Gomyde.

E vocês, quantos livros leram neste ano? Quais os melhores?! Algum que decepcionou?

Ah.... FELIZ ANO NOVO, pessoal! Muito brigada por passarem mais um ano junto com a gente, conto com vocês em 2013 ;D

Beijão!! :*

14 comentários:

Hannah Monise disse...

Rapha, você sabe que li Paixão, Drogas e Rock'n'roll porque vi aqui, né? Pois bem! E ainda foi para aquele seu Desafio lá... Então, me apaixonei, chorei e foi uma das minhas melhores leituras também, tanto que favoritei.
Poxa, eu estou com uma grande expectativa em relação a O Céu Está em Todo Lugar, espero que seja questão de quase gosto, haha.
Li Para Sempre Ana e Para Sempre e quero muito ler Reencontro.
Minha meta para 2013 é de 52 livros, hehe.

Beijos,
Hannah - Secrets of Book.

Vagner Stefanello disse...

Esse ano eu consegui ler 31 livros e bater a minha meta de 30 livros por ano. Gostei muito de "A Tormenta de Espadas" do George Martin e me decepcionei com "A Esperança" da Suzanne Collins.

Um Feliz 2013 repleto de livros bons!

http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

Crissylinda disse...

oiiii, desculpa incomodar mas eu gostaria q lessem 16 Luas e 17 Luas só o 18 Luas por q não saiu ainda :(
ah e o q acharem gostaria q comentassem no meu blog:
dicadelivrosinteressantes.blogspor.com.br :)

Kézia Lôbo disse...

Eita que so tem livro bom nessa listA!
FEliz ANo Novo Meninas! \o

She disse...

Minha lindaaaaaaaaa, amei a sua retrospectiva, tenho descoberto que tenho comprado muitos livros, com isso acumulo livros para ler e acumulo também o desejo de comprar mais, então ver listinhas tipo essa me deixam louca de vontade de: comprar, comprar e comprar! hehe :P Minha nossa, preciso dar conta! :)
Vim te desejar um feliz Ano Novoooooo! Uhuuuuuuuu! (rsrs)
Beijo, beijo
She

Isabelly disse...

Awwwww, Abby e Travis lindos! <33
Adorei sua retrospectiva. Também não consegui alcançar minha meta. :(

Beijos,
Belly ~ Just a Girl

Paloma disse...

Adoro esse formato de retrospectiva... Não lemos nenhum livro em comum, mas dos seus pretendo ler Pequena Abelha e Belo Desastre. Ler sobre pressão é horrível, parabéns pela iniciativa de ler por prazer, é isso ai!!

Bye da Pah
www.livrosestrelas.blogspot.com.br

Adriana T disse...

Somos duas sem metas esse ano então, vamos nos divertir a cima de tudo né? Acho que assim é melhor.
Beijão Rapha

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Rapha!!
Não quis participar da edição do Retrospectiva Literária desse ano, pois meu ritmo de leitura caiu muito e sequer consegui alcançar a meta... Espero que 2013 seja diferente e que eu consiga me animar mais nesse aspecto. Foi um ano bem difícil para mim, mas estou bem otimista!
Dos livros que citou e que mais curtiu, eu li apenas Paixão, Drogas e Rock'n roll, mas me decepcionei com o desfecho da história. =/
Feliz 2013!!
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Livroterapias disse...

Muito legal essa tag!
Ótimos livros!
Já li alguns desses!
Beijos e Feliz 2013
Rizia - Livroterapias
http://livroterapias.blogspot.com.br/

Isabela Galvão disse...

Sério que você se decepcionou com O Céu Está Em Todo Lugar? Minhas amigas leram e gostaram tanto, estava até pensando em ler por incentivo...
Os livros Para sempre, e Belo Desastre parece ser lindo, já está na minha lista de livros a ser lidos.

Beijos, Isabela.

Rapha disse...

Oi pessoal, lindo ano pra vcs!!

Beeeijão

Julia G disse...

Oi Rapha, acho que faz um tempinho que você voltou, mas... bem vinda de volta!
Também fiz esse post, acho ótima a iniciativa da Angélica ;)
Eu já li alguns livros que você citou, mas pra mim não foram assim tão marcantes, infelizmente.
Fiquei curiosa por insensatez, li um livro da Gisele pelo Book tour e adorei a escrita da autora!

Beijos

Angélica Roz disse...

Oi Rapha!!

Não li a maioria dos livros que você citou. O.O
Com exceção de Pequena Abelha.
Eu também fiquei com sentimentos confusos quanto a ele...

Obrigada por ter participado da Retrospectiva!! :D

Beijão!!

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*