[Resenha] Terra Ardente - Amor e Ódio, onde nem os fortes têm vez.

15 comentário(s)

Terra Ardente, Amor e Ódio, onde nem os fortes têm vez - Livro I - Janice Diniz.


Oi pessoal! Finalmente uma resenha novinha pra vocês, né?

Pois é, demorei bastante porque passei por um período negro de falta de concentração e mais ainda, de criatividade. Mas agora passou e eu espero que não volte mais! Hehehe

Vamos conferir? 


Antes de começar a resenha quero advertir algo:

Li várias resenhas no skoob e todas elas foram bem divergentes entre si no quesito “entendimento da estória” (tem um personagem principal? Um casal principal? É livro de faroeste? Não? etc) O que me leva a crer que pra se ter uma opinião correta e sincera sobre a obra só lendo mesmo! 

A resenha abaixo é baseada apenas na minha humilde opinião :)

Um livro de faroeste em pleno século XXI, que se passa na cidade de Matarana, cerrado brasileiro, marcado por personagens com personalidade forte e por “cawboys” super sexys. Assim é Terra Ardente.

Apesar de eu falar em faroeste, não pensem que se trata de um clássico bang-bang, pois como disse, Terra Ardente se passa nos dias de hoje, então é modernizado. Acredito ser de faroeste, pois, pela descrição minuciosa feita pela autora Janice Diniz, imaginei como cenário uma cidade antiga, com ruas de terra batida, um clima seco, céu alaranjado e muita poeira, típico cenário de filme de faroeste, né? hehehe

Muito embora a estória aconteça no nosso século, o que impera em Matarana, cidade fictícia do centro-oeste do Brasil, é o coronelismo com a conhecida Lei dos mais dos fortes, sendo a cidade controlada por dois grandes coronéis: De um lado temos o Coronel Marau, o maior e mais temido latifundiário do local, do outro temos Thales Dolejal, que pretende se tornar o único “dono” de lá. 

Uma coisa que gostei bastante é que não há apenas um único personagem principal, ou um casal, mas vários e cada um tem muita importância. Durante a leitura vamos acompanhando a trajetória de vida deles; cabe ressaltar que foram muito bem contruídos! A Janice Diniz conseguiu transmitir os sentimentos mais adversos do ser humano. Eles cometem falhas, brigam, se apaixonam, surtam, enfim.. acabam sendo super reais!

Nova Monteiro e Karen Lisboa são as personagens femininas principais, mas não fazem, nem de longe, o estilo boa moça. Enquanto Karen tem um péssima fama na cidade, por ficar com vários homens e beber muito, Nova Monteiro se arrisca investigando, tanto o passado da cidade - que não é dos melhores - quanto a vida do Coronel Marau, suspeitando de trabalho escravo.

Já nossos cawboys dos dias atuais são: Rodrigo Malverde, o delegado gato, muitas vezes mais parecido com um xerife; Cris, o médico bonitão - e o único personagem com uma personalidade duvidosa, sem aquele tcham.. ô homem xoxo, rs.; Thales Dolejal, ele mesmo, o 2º homem mais poderoso de Matarana; e Franco, um subordinado de Thales que é de suma importancia na estória.

O livro é narrado em terceira pessoa - ponto positivo. Se fosse em primeira pessoa não poderíamos tirar nossas conclusões a respeito de cada personagem e ficarímos preso a visão de apenas um. E a autora optou por intercalar os capitulos, falando em cada um sobre determinado personagem, bom.. aí fica o ponto negativo, como eu sou meio "devagar" acabava ficando confusa e, às vezes, me perdia na estória, porque não tinha uma sequencia cronologica - terminava um capitulo, que teria continuação dali alguns outros, e no seguinte já falava sobre outro personagem. Acho que tiveram pessoas que não viram problema com isto, mas eu ia preferir se seguisse uma ordem.

Todos os outros elementos do livro me agradaram: a capa combina muito, a letra é de um tamanho bom, e o enredo é super original! Sem contar que é nacional *-*

Se você está procurando por um livro diferente e com uma trama original, leia Terra Ardente!

*Este é o primeiro livro da Série Matarana.
Sorteio de Marcador!
Quem comentar na resenha estará concorrendo ao marcador personalizado do livro!
Os únicos requisitos são:
Curtir a fanpage do livro e adicioná-lo no skoob:
Skoob | Fanpage


Não esqueça de deixar uma forma de contato!
Comentários válidos até terça-feira que vem. 

Atualização do post (17/08) - Resultado: 
Parabéns Lilo, responda o meu e-mail em até tres dias com seus dados :)

Atualização do post (07/09) - Sorteio refeito:

Informações sobre o livro:

A série: Romance romântico contemporâneo. Cenário: cerrado brasileiro. Um lugar onde nem os fortes têm vez. Caubóis da lei, pistoleiros, latifundiários, grileiros e mulheres destemidas.

É uma série com histórias contínuas que envolvem ação, intriga, romance e sensualidade.

Livros da Série:

Terra Ardente - Livro Um | Confira os dois primeiros capítulos
Céu Chamas - Livro Dois
Fogo no Cerrado - Livro Três 

Este livro faz parte do:


15 comentários:

Julia G disse...

Rapha, eu adorei sua resenha! Acabei de ler o livro hoje e simplesmente me apaixonei pela escrita da Janice. Mas diferente de você, a resenha já me surgiu quase pronta na cabeça, só vou deixá-la quieta para revisar amanhã ^^
Me apaixonei pelos casais "fofinhos" da história :D

Beijos

Bárbara Murat disse...

Já tinha visto vários blogs falando sobre o livro, mas ainda não tinha parado para ler uma resenha e com a sua fiquei curiosa! Claro que só lendo pra tirar conclusões, né?

Beijos.
sobremeuslivros.blogspot.com

Entre Fatos & Livros disse...

AAAAAAAAAh, Rapha! VC não acreditaria se eu dissesse q fiz um comentário tão lindo e enorme para o post e qdo fui postar apertei "postagem mais antiga" no lugar de "publicar". #Chora!!!

Não me lembro o que comentei, portanto farei um novo comentário.

Adoro livros com propostas originais. Mas vou confessar que por enquanto, não tenho interesse nesse. Eu estou desligada da leitura pq tive mtos problemas nas últimas semanas, então assim q eu tiver um tempinho pretendo me jogar em um romancezinho fofo, meloso e irresistível. HaHaHa

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Bruna Geovanini Varniër disse...

Tempão que não leio uma resenha por inteiro! Hahaha, sempre leio pedaços! Adorei a resenha e deu vontade de conhecer o livro! Mas e o tempo e o dinheiro? Tá faltando amigaaaaa! Mas a resenha deixou aquele gostinho de quero mais, e eu acho que deve ser explorada as matizes de nossa personalidade e sair um pouco do comum mesmo da moça-mocinho e tudo isso que se repete sempre!

Sucesso pro blog! Vc é ótima!

leitura hot disse...

Oi Rapha!
Tb estou participando do book tour e não vejo a hora de poder ler livro! Antes de ler sua resenha tb pensava que o faroeste era aquela terra de caubóis dos filmes..rsrs

Beijos
Amanda
leiturahot.blogspot.com

Lilo disse...

Oiee Rapha como vai? Adooorei sua resenha! O livro tbm me chamou bastante a atenção, não só por ser brasileiro, mas pela originalidade do enredo. Gostei demais msm! Pelo o que vc citou ele deve lembrar até uma boa novela das 8, com o foco em vários persongens né?
Vou ficar de olho e quando der adquiri-lo.
Beeijos e sucesso.
Lilo
Redenção

territoriodascompradorasdelivro disse...

Oi, tudo bom?
Tenho muita vontade de ler esse livro e não entendo pro que ainda não o li,
acho que é falta de tempo, mas gosto de tudo sobre ele,
só falta o mais importante que é começar a ler.
Maravilhosa resenha.
Voltarei em breve.
Poliana Araújo
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
Passa lá no blog?
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

Andressa Leite disse...

Tive o imenso prazer em ler esse livro e simplesmente me apaixonei por ele. Nossas opiniões até foram parecidas em relação a ele. Gostei bastante das reviravoltas e tudo mais e com certeza o Chris é um homem xoxo,kkkk. Bjs.
andressacpleite@gmail.com

Kézia Lôbo disse...

Bom eu gostei da capa e do titulo, mas nao sei se gostaria do livro ou não depende muito, se for no estilo bolso/livro de faroeste que li ha muitos anos atras, acho que vou gostar... mas tbm depende de como a autora aborda a historia.. só lendo pra saber mesmo, mas a resenha esta otima =D

Dryh Meira disse...

Oii...ainda não li Terra Ardente, mas quero muuito ler...sempre gostei de faroeste, inclusive, quando era pequena queria morrer e nascer na época do "bang-bang"...rsrsrs...

Camila Fernandes disse...

Nunca li um livro desse tipo. Mas tenho muita vontade de ler! Esse livro parece ser muito bom, e a sua resenha só faz aumentar a curiosidade para lê-lo.
Beijinhos!

Camila.
loucuradelivros.blogspot.com.br

Adriana T disse...

Eu gostei bastante de Terra Ardente e meu personagem favorito é o Franco gostei muito da evolução dele na história.

Fabrica dos Convites disse...

Oi Rapha, este livro tem me chamado muita atenção, pena que ainda não o li.
Bjs, Rose.

Elimar Machado disse...

Autora brasuca gente! Só por isso já está valendo! Amei essa trama! Parece ser forte e com varios personagens marcantes. Adorei! Já está na minha lista de desejados!

Janna disse...

Oi Rapha, logo serei eu que irei ler o livro, adorei sua resenha, me deixou ainda mais curiosa...

BjOs!!!

http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*