Autor do Mês: Pedro Bandeira

13 comentário(s)

Antigo Especial do Mês, esta coluna é uma singela homenagem a nossos amados escritores, com uma breve biografia e curiosidades, vocês poderão conhecer um pouco mais sobre cada homenageado do mês.
Olá :)

Ao dar início a construção desse artigo me deparei com diversas lembranças da minha infância e adolescência, pois esse autor do qual irei contar um pouco de sua trajetória, me faz relembrar as tardes na biblioteca da escola lendo “clássicos” da literatura juvenil como “Agora estou sozinha”,”A droga da obediência”, “A marca de uma lágrima”. Pelas obras citadas já sabe de quem estou falando: Pedro Bandeira.



O autor de literatura infantil que mais vendeu no Brasil, Pedro Bandeira de Luna Filho, nasceu em Santos em 9 de março de 1942, morou lá até 1961 quando foi para São Paulo se dedicar ao teatro amador e estudar Ciências Sociais na conceituada Universidade de São Paulo – USP.

Em Santos se dedicava ao teatro amador, onde era pupilo da grande e saudosa Patrícia Galvão, a Pagu (escritora, diretora, poeta e militante). Ao chegar em São Paulo se dedicou ao teatro profissional, trabalhando como diretor e cenógrafo, por incrível que pareça Bandeira também deixou sua marca no teatro de bonecos e protagonizou comerciais para televisão.

Começou escrever histórias para crianças em 1972, estas eram publicadas em revistas e vendidas em bancas. Em 1983 Pedro Bandeira deu um novo passo na sua carreira: escreveu uma história em formato de livro chamado de “O dinossauro que fazia au-au”. 


Mas foi com a obra “A droga da obediência” que ganhou notoriedade, esta vendeu 1,5 milhão de exemplares até 2010. O livro faz parte da coleção “Os Karas” que são obras onde temos em comum os cinco protagonistas, os títulos desta coleção são: “Droga da Obediência”, “Pântano de Sangue”, “Anjo da Morte” “A Droga do Amor” e a “Droga de Americana”. 


Após conquistar o sucesso com “A droga da obediência”, Pedro se dedicou apenas a sua carreira de escritor, lançando sucessos como “Agora estou sozinha”, “O fantástico mistério de Feiurinha” – que ganhou uma adaptação cinematográfica, péssima por sinal, e o meu preferido “A marca de uma lágrima”.

Pedro Bandeira foi ganhador de prêmios como APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

A última obra foi em 2012 e chama-se “A mentira cabeluda”, ainda não tive a oportunidade de ler, assim que tiver um tempinho farei a leitura.

Pedro Bandeira me cativou pois lembra uma fase muito importante da minha adolescência, lembro-me ainda qual a sensação que senti ao chegar ao final do livro “A marca de uma lágrima”, fiquei semanas pensando na história e discutindo com as amigas o destino da personagem principal. Hoje quando vejo aquele livro empoeirado na estante, ainda com as dobras e marcas de café, vejo que 8 anos se passaram desde a minha primeira “paixão literária” como eu costumo chamar os livros que me encantam.

Por isso, Pedro Bandeira é tão importante para mim, me faz reviver momentos bons do aflorar da minha adolescência e principalmente do meu gosto pela leitura.

Conheça mais sobre o autor: http://www.bibliotecapedrobandeira.com.br/ 


Janaína Ajala, paulista, tem 19 anos. É louca por livros e séries, e completamente apaixonada e viciada em Rock’n Roll.

13 comentários:

Sammysam Rosa disse...

Acho lindos os livro do Pedro! Meu favorito é A Marca de uma lágrima, tão simples e bonito!

Bjs

Da Imaginação a Escrita

Larissa disse...

Pedro Bandeira é O CARA. junto com Maurício de Sousa, fez a minha infância, praticamente me ensinou a gostar de ler. Descobri os livros dele na biblioteca da minha escola e devorei todos, foram os primeiros livros que li por conta própria, sem determinação da escola. Sou apaixonada por ele, e sonho conhecê-lo um dia :)
adorei o post!
beijocas

www.nossosromancesadolescentes.blogspot.com

Andressa Oliveira disse...

Muito legal esse espaço para falar sobre autores, principalmente nacionais.
Tem meme pra você no blog, não sei se já respondeu esse mas está indicada :)
Beijos

http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/2013/03/campanha-de-incentivo-leitura.html

Blake disse...

Pedro Bandeira... nem tem o que falar desse autor maravilhoso!
Na época de escola li a série "Os Karas" e adorei!
Ele é um dos melhores autores nacionais que já li.

BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/

Nana Barcellos disse...

Hey
Ah adorei o post.
Os únicos livros dele que li, foram: Mariana e A Marca de Uma Lágrima.
Esse último sou doida pra ter... li uma vez, emprestado.. amei!

Bom feriado pra vc
Nana - Obsession Valley

Jessica Mendes disse...

Raphaaa percebi que vc é super econômica. Pedro é otimo, ja li muitos livros dele quando tava na escola ^^
vida corrida como sempre? =]
http://www.valeuapenaesperar.com/

Entre Fatos & Livros disse...

Olá Janaína. Olá Rapha.
Sou fã de Pedro Bandeira, ele fez parte da minha infância e adolescencia. A Droga da Obediencia é ótimo, mas meu preferido tb é A marca de Uma lágrima. Já li tantas vezes que sei de cor todos os poemas que a personagem escreveu.

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

Miriam. disse...

Eu tive o prazer de conhecer o autor em uma das únicas Bienais do Livro que teve na minha cidade! Um fofo! *O*
Realizei um sonho de infância, autografei dois livros meus e bati foto, hahaha...

O único que falta para eu ler, mas me falta a oportunidade, é O Medo e a Ternura. Um dos meus preferidos é "Descanse em paz, meu amor..."

Beijos!
Miriam - Booker Queen!

Claris Ribeiro disse...

Ótima escolha! Quem nunca leu um ótimo livro de Pedro Bandeira na escola? Acredito que ele faz parte do crescimento de boa parte dos brasileiros, assim espero.
Um dos meus livros favoritos de quando era mais nova é dele, Mariana! Sou louca com esse livro, eu tinha ganhado da escola, emprestei para uma amiga que nunca devolveu. :(
Gostei muito da escolha! Ótimo autor que merece um ótimo destaque na literatura!

Obrigada pelo carinho. Beijos! :*
Claris - Plasticodelic

Paola Patricio disse...

Ícone da literatura!!!!
Muito bem homenageado!!

beijos

Alyne Lemos disse...

É muito bom ter autores que marcam a nossa vida. Eu infelizmente ainda não o conheço.

Beijos.
Páginas na Estante
@alyneadriana

fotografandosonhos disse...

Pedro Bandeira é amor demais! ♥
Eu amo a série da "Droga da..."
Quando li, li tudo de uma vez e fiquei paralisada. Amo! E não só esses. Já li muitos muitos livros dele e nunca me arrependi!
Grande autor.
:)

Rapha disse...

Oi, pessoal!
Ícone mesmo, acredito que ele tenha marcado a infância de mta gente, né?!

Miriam, que tudo vc tê-lo conhecido *--------* Se nao me engano vi sua foto com ele *-*

Larissa, espero que vc realize seu sonho!!

Beijao!

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*