[Domingo Cult] Carnaval, Luiza Trigo

13 comentário(s)
Olá, gente! Tudo bom?

A Domingo Cult de hoje traz um livro muito especial, pois marca o início da minha parceria com a Rocco! É isso mesmo! E a julgar por essa primeira experiência, acho que muitas outras opiniões positivas virão!

E então, vamos curtir esse “Carnaval”?

Não deixem de deixar suas opiniões e sugestões!!

Beijo,
Tullia Maria

Carnaval, de Luiza Trigo

+ Informações
“Ele veio em minha direção e me abraçou. (...) E o que eu temia antes aconteceu. Naquele momento exato, a angústia e a dor que sentia ganharam outro nome. (..) Eu estava loucamente apaixonada. Não tinha mais jeito.”

Uma garota um pouco insegura. Uma desilusão amorosa. Uma viagem de Carnaval para Recife com direito a muitas surpresas. Esses são alguns dos ingredientes que, bem dosados , fazem de “Carnaval” uma aposta bem sucedida.

Depois de se ver traída pelo namorado, Gabi resolve passar o Carnaval em Recife, cidade em que moram sua tia Sandra e sua prima Juju e onde a garota já viveu algumas boas experiências. Enquanto se prepara para a viagem, ela relembra alguns de seus momentos na cidade e pensa nas pessoas que poderá encontrar. Afinal, o que esses dias poderão lhe proporcionar?

Disposta a curtir os dias de festa intensamente, aproveitar a turma de amigos, os passeios e os shows sem se comprometer com ninguém, a personagem , de repente, sente o seu coração balançar. Será que vale a pena se entregar a essa paixão? Mas ele não está namorando? Essas são algumas das questões que Gabi vai ter que solucionar ao longo da obra.

Narrado em primeira pessoa, o livro foi escrito em tom de confissão e lembra muito uma conversa entre amigas, na qual a personagem principal conta com entusiasmo as suas aventuras em solo nordestino. O leitor se identifica facilmente com as suas histórias e passa a ser guiado por suas sensações e opiniões, se divertindo e sofrendo de acordo com o que acontece a ela.

Composto em sua maior parte por diálogos, que conferem ritmo à obra, “Carnaval” envolve o leitor página a página. Entretanto, apesar de ser um livro curto, os acontecimentos se desenrolam de uma forma muito rápida, fazendo com que o leitor receba várias novas informações num pequeno espaço de tempo.

Apesar de a história ser focada em Gabi, as outras personagens que compõem as trama também contribuem para que a obra seja um sucesso, afinal, Carnaval sem os amigos não é a mesma coisa. Felipe é simplesmente encantador, Mateus é um amigo para ninguém colocar defeito, que está sempre pronto para ajudar, e Juju é uma prima e tanto.

Carnaval também nos proporciona uma bela descrição da cidade de Recife. Por se tratar das impressões de Gabi, que tem uma relação muito forte com a capital pernambucana, as particularidades apresentadas são sempre carregadas de sentimento e acompanhadas das sensações da personagem ao se deparar com aqueles lugares maravilhosos, comidas apetitosas e o ]sotaque inesquecível. Além disso, a autora consegue encaixar com maestria essas descrições no meio da história, sem atrapalhar o desenrolar da trama ou fazer com que as referências à cidade se tornem chatas, aspecto que compõem um dos pontos altos da obra.

O livro ainda abusa de referências musicais, literárias, artísticas e cinematográficas, que aparecem principalmente nos diálogos ente Felipe e Gabi. Quem gosta desses universos vai se sentir em casa, com muita vontade de participar da conversa e deixar suas sugestões.  Já os que não se identificam muito, terão uma ótima oportunidade de conhecer um pouquinho desses mundos e, quem sabe, iniciar uma pesquisa baseada nos nomes citados.

“Carnaval” é a opção perfeita para quem procura um romance jovem, que proporcione algumas horinhas de prazer. O grande problema é que, ao terminar a leitura, você corre o risco de ficar com um “gostinho de quero mais”, uma sensação de “como assim, já acabou?” e uma vontade imensa de saber o que aconteceu depois. A menos que Luiza Trigo nos brinde com uma continuação, é preciso se conformar, afinal, as histórias de Carnaval uma hora chegam ao fim.

Tullia Maria Erseni, 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio.
Mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!


 

13 comentários:

Equipe TriBooks disse...

Mais um texto super agradável de ler que a Tullia nos proporciona. Particularmente não gosto do carnaval mas essa parece ser uma boa história, que vai além da festa e nos rende uma leitura bem tranquila. E a capa também está belíssima, chama a atenção para o livro ;)

Beijinhos,

Paula

http://tri-books.com

@Tri_Books

Lis disse...

Hey flor!
Não conhecia o livro, parece bem interessante, sou muito curiosa em relação a todas as partes do nosso Brasil, então saber que o livro fala tanta coisa de Recife me agrada muito. O triste é que sendo da Rocco a gente já espera um preço mais salgado né, mas com certeza vai para a minha lista :)

Beijos
Lis - Batalha Literária

Aline Gasparini disse...

Nossa, confesso que não conhecia esse livro, ando mal informada demais 'Haha. A história em si não chamou muito a minha atenção, não é o meu estilo preferido, mas se um dia tiver de bobeira e tiver oportunidade sem dúvida o leria, afinal, é bom de vez em quando ler algo que proporcione umas horinhas de prazer. Enfim, ótima resenha :D

Beijos&beijos
Book is life

Thais disse...

Adorei a resenha, a leitura parece ser divertida, mas como a Lis disse o preço da Rocco é um pouco salgadinho!! Mas com certeza vou adicionar a minha listinha ;)

Xoxo
http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

Raquel Gomes disse...

Eu gostei bastante desse livro e pretendo ler ainda mais com ele sendo ambientado aqui na minha cidade.

Beijos :)
http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

Adriana T disse...

“Carnaval” é a opção perfeita para quem procura um romance jovem, que proporcione algumas horinhas de prazer"...
É bem esse tipo de livro que estou mais propensa a ler ultimamente, estou fugindo de livros sérios carregados de sentimentos.
Ah! Parabéns pela parceria com a Rocco, eles publicam uns livros bem legais né?

Rissia Ribeiro disse...

Não conhecia o livro pra mim foi uma novidade ! Mas eu gostei da historia ! Vou procurar pra mim lerrrr ! Otima resenha ! beijos ! ^^

Rosane Fantin disse...

Adoro ler as tuas resenhas, Tullia! O modo como tu resumes a trama, aponta os lados positivos do romance e nos deixa com vontade de ler a história em questão são, por si só, um prazer. Também é um prazer ver que mais um livro nacional é lançado e com uma história interessante.
Beijo!
Rosane

Mey disse...

Pois é Carnaval não é meu forte. Mas gostaria muito de ler o livro, parece ser gostoso, divertido. Achei a capa muito bonita. Muito sucesso para a autora. Bjkss

Lais Ribeiro disse...

Já tinha lido sobre esse livro e não tinha me atentado que ele era da Rocco. Parabéns pela resenha, é a mais completa que já li desse livro.

@ninh@ disse...

Olá,

Tullia sua resenha sobre livro está ótima, bem escrita.Bom a capa do livro se encaixa perfeitamente com o conteúdo do livro. Ainda não tive oportunidade de lê-lo, mais coloquei este na minha lista de leitura. Temos que prestigiar mais os autores nacionais,eles deveriam ser mais divulgados.
Beijos
@ninh@
Blog:http://detalhefeminino.blogspot.com.br

Elimar Machado disse...

Amei a resenha... Gosto de romance fofo assim, que eu possa indicar para as minhas alunas. E o fato de ser de autora Brazuca só me deixa mais contente. Acho importante a gente divulgar a "prata da casa", como dizem por aí...
BJS Tulia...

Tullia Maria disse...

Oie!! Vim respondê-los!!

Paula: Suas palavras me fazem mais feliz! ^^ Como eu disse, esse é um livro para quem gosta e quem não gosta de carnaval!! A capa é maravilhosa!! Beijos!!

Lis: Hey!! ^^ Muito interessante mesmo! E aborda as maravilhas de Recife! Ele é tão detalhado, que também o usei no “Viajando Pelas Páginas”, coluna sobre viagens/livros que tenho em outro blog! É... A Rocco precisa rever isso! Tenho certeza que vai gostar! Beijo!

Aline: Imagina!! São muitos lançamentos... É difícil de acompanhar mesmo!! A leitura é uma delícia! Leia quando puder! Obrigada!! Beijo!!

Thais: Que bom, Flor!! É muito divertida mesmo! Quem sabe você não consegue uma promoção??

Raquel: Que bom! Sortuda, você! Mora numa cidade linda... E ainda vai poder confirmar as referências presentes na história! ^^ Beijo!!

Adriana: Então aproveite!! Vai adorar “Carnaval”! Obrigada! Até agora não tenho do que reclamar... Só li ótimos livros da Rocco!

Rissia: Que bom! Procure mesmo... Obrigada! Beijos!

Rosane: Own, Flor!! Muito bom ler isso! :D Estou aqui para ajudá-los a conhecer um pouquinho mais das obras... É verdade!! Esse é um dos melhores nacionais que li!! Beijão!!

Mey: Leia sim! É uma ótima escolha... A capa é linda mesmo!! Tomara que a Luly escreva muitos outros... Beijo!!

Lais: Pois ele é... Obrigada! Espero ter ajudado...

@ninh@: Obrigada, Flor!! É verdade... A capa é um atrativo e tanto e tem tudo a ver com a história... Espero que possa lê-lo em breve... Isso mesmo! Precisamos divulgar os nacionais!! A Raphinha já faz muito isso por aqui... Beijo!!

Elimar: Que bom! :D É uma ótima indicação! Sim... Temos autores cada vez melhores! Beijo!!

Beijão e até a próxima!!

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*