[Fique Por Dentro] HQ's e Graphic Novels

13 comentário(s)
Você já ouviu falar em chick-lit? E YA Books? Não?! Calma, calma, não precisa se desesperar! Criamos o Fique por Dentro justamente pra isso, com a ideia de ajudar os leitores esclarecendo dúvidas sobre certos temas, vocabulários e outras dúvidas que possam surgir a respeito do vasto mundo da literatura. Coluna feita pela @TulliaMaria

Banda desenhada. Arte Sequencial. Quadrinhos. Narrativa Figurada. Independente dos nomes que recebem, as histórias em quadrinhos são um verdadeiro sucesso em vários países e a cada dia se tornam mais diversificadas. E é junto com essas mudanças que algumas dúvidas começam a surgir: afinal, o que é uma HQ? E as famosas Graphic Novels (Romances Gráficos), como se encaixam nessa história?


 O termo HQ recebe duas definições diferentes: pode se referir a qualquer trabalho que misture textos e imagens para contar uma história ou, mais especificamente às séries e revistinhas que são publicadas periodicamente (como Chico Bento, Mônica e Luluzinha). Se considerarmos a primeira explicação, vamos nos deparar com um estilo bastante variado, que engloba diversos formatos, tais como: Cartoons, Tiras, WebComics, Fanzines e as conhecidas Graphic Novels


Portanto, os Romances Gráficos nada mais são do que um formato desse diversificado universo das HQs. Mas a pergunta é: como eu posso adivinhar se estou lendo uma Graphic Novel? Eu adoraria dizer que a resposta é simples, mas não é tão fácil assim. Isso porque as características ainda são muito controversas, mas há algumas delas que aparecem com mais frequência.

Esteticamente, há dois aspectos que diferenciam um Romance Gráfico: o tamanho da página e a sua extensão. Já que não seguem o padrão das famosas revistinhas e se parecem mais com livros, as Graphic Novels podem apresentar um número indeterminado de folhas (assim como os romances literários) e possuem um padrão de página diferente (geralmente maior), muitas vezes apresentando capa dura.

Quanto ao conteúdo, a Graphic Novel é considerada mais densa e elaborada, se aproximando dos romances literários. Geralmente as narrativas são longas e apresentam personagens e tramas mais bem construídas. Tudo isso permeado por uma grande preocupação com a estrutura e com a excelência dos desenhos.

Os Romances Gráficos não estão tão ligados ao humor como as outras modalidades de HQs. Na verdade, o foco é retratar a profundidade da história a ser contada. Talvez por isso, por muito tempo as Graphic Novels foram destinadas aos adultos. Entretanto, hoje, existem muitos desses trabalhos que são destinados ao público mais jovem.

Além disso, inicialmente, os Romances Gráficos foram concebidos como obras fechadas, com um único volume. Entretanto, nos últimos anos algumas coletâneas também entraram nessa classificação, já que algumas das histórias acabaram ganhando continuação, fazendo com que Graphic Novel também seja sinônimo de Trade Paper Back.

Para ajudar a identificar esse tipo de obra, muitos selos de identificação eram encontrados nas capas dos trabalhos durante as décadas de 1980 e 1990. Entre eles, se destacam o Graphic Novel, lançado pela Editora Abril, o Graphic Globo e o Graphic Marvel.



Agora que já está por dentro do mundo das Graphic Novels, que tal conhecer algumas? As adaptações de Crepúsculo, Percy Jackson e Os Olimpianos e V de Vingança são muito boas. E há ainda a coleção Clássicos Brasileiros em HQs, que reúne adaptações de O Guarani, O Cortiço e A Escrava Isaura, trazendo no final de cada um anexo onde é possível perceber a transformação do texto original em quadrinhos.

{Rapha se intrometendo no post} 
Em breve será lançada a Graphic Novel com contos do livro Contos de Meigan da querida Roberta Spindler e Oriana Comesanha. Já estou aguardando ansiosa! *-* 

Conheça mais sobre o livro e confira fotos divulgadas da Graphic Novel na fanpage: http://www.facebook.com/contosdemeigan

~ * ~ 

Fonte das imagens:
Mercado Livre
Um Mundo de Sonhos
Lessp.com.br
Rick Riordan Brasil


Tullia Maria Erseni, 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio.
Mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!


 

13 comentários:

Lais Ribeiro disse...

Tenho um pouco de conhecimento sobre HQ porque fiz uma pesquisa uma vez. Adoro a Mônica, quero ler os volumes que estão lançando da Mônica Jovem. Hoje mesmo estava lendo alguns trechos da Graphic Novel do Ladrão de Raios. Já tinha ouvido falar da adaptação dos Contos de Meigan, quero muito ler o livro.

£ädÿ disse...

eu sinceramente não aguento mais essa ondinha de graphic novels :S acho uma coisa tãão desnecessária, e ultimamente todo livro famoso ganha uma versão em GN. comprei só uma, de Artemis Fowl, uma vez, e me arrependi tanto por não ter nada de novo quanto pelo fato de que os personagens pareciam ets. HAHAHAHA enfim, tem quem goste. eu prefiro me ater aos gibis da turma da mônica mesmo :P

Rissia Ribeiro disse...

Sinceramente o unico desenho que eu acho que ele fez bem foi o de crepusculo porque o do percy jackeson ta uma merda ! Sem ofença pra quem gosta!

Nana disse...

Hey
Bem legal a coluna
Saudades da época que eu lia bastante gibi da Mônica.
Hoje em dia apenas leio quando meu primo trás quando vem visitar a gente haha

Graphic Novel ainda não li nenhum!

beijos e bom final de semana
Nana - Obsession Valley

@ninh@ disse...

Eu também fiquei confusa com estas variedades de estilo, aos poucos estou conseguindo diferenciar o que é Graphic Novel, dos quadrinhos normais.Gostei muito deste tipo de leitura, o meu primeiro livro foi Percy Jackson e Os Olimpianos, adorei, espero ter oportunidade de ler outros desse gênero.
Beijos,
@ninh@
Blog: detalhefeminino.blogspot.com

Fabrica dos Convites disse...

Oi Rapha, passando para deixar um beijo e avisar que tem tag e selinho para você amanhã no blog.
Bjs, Rose.

Equipe TriBooks disse...

Muito bom o texto Tullia, explica bem para os "aéreos" como eu, as diferenças entre tantos estilos. Sou fã da turma da Mônica, mas outras HQ´S e Graphic Novel ainda não li. É sempre bom estar informado ;)

Beijos,

Paula

http://tri-books.com

@Tri_Books

Adriana T disse...

Legal, eu vinha me perguntando sobre isso a algum tempo, foi bem esclarecedor.

O maravilhoso mundo da leitura disse...

Eu aprendi a ler com as revistinhas da Mônica é impossível não gostar, ainda não li Monica Jovem mas já comprei varias para minhas sobrinhas e elas adoram. Meu esposo coleciona HQs da Marvel ai as vezes eu pego algumas para ler.
Bjus

Emilly Lins disse...

nossa que coencidencia, ontem eu comprei Percy Jackson e Os Olimpianos em versão Graphic Novel e estou amando, as imagens são muitos lindas!

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Amei o post, Tullia, mais ainda pq percebi o qt vc evoluiu. Mt lindo isso, PARABÉNS!!!!!!

bjão***

Tullia Maria disse...

Oi, pessoal!! Vim responder os comentários de vocês! Obrigada por lerem e comentarem em meus textos! :)


Lais: Também adoro HQ! Nunca li Mônica Jovem, mas tenho algumas revistas da Lulu Teen. Gostou da Graphic Novel de O Ladrão de Raios?? Também quero ver a adaptação! ^^

Lady: Também adoro gibis! Mas se estão produzindo muitas Graphic Novels é porque tem um público crescente!!

Rissia: Não pude ler nenhuma das duas! Mas aqui todo mundo pode expressar a própria opinião!

Nana: Que bom que gostou! :D É muito bom ler gibi, né? Tenho uma coleção!! Leia... São diferentes, mas também são ótimas! Beijão!

@ninh@: São muitos termos, né? Mas dá pra diferenciar! Gostou do que leu? Espero que também goste das outras... Beijos!!

Rose: Deixo para a Rapha responder!

Paula: Obrigada, Flor! Para mim também foi bom aprender mais um pouco sobre esse universo!! Também já li muito gibi da Mônica! É sempre bom mesmo... Beijo!!

Adriana: Que bom que te ajudou! :)

O maravilhoso mundo(...): Eu também aprendi a ler com HQs!! É sempre bom lê-las novamente, né?

Emilly: Coincidência mesmo!! Deve ser linda mesmo...

Gisele: Que bom! :D Muito obrigada! Beijo!!


Beijos em todos! Até a próxima!!

Leonardo Tatarana disse...

Muito obrigado pelo ótimo texto sobre o assunto!
^.^ v

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*