Que tal limpar sua estante?!

17 comentário(s)
Final de semana chegou e que tal aproveitar seu tempinho livre para limpar a sua estante?

Não sabe como?! Fica tranquilo que o DE vai te ajudar :)
 
Retirado daqui.
A frequência recomendada para uma limpeza completa é de 1x a cada 6 meses, enquanto aquela tirada de pó básica, é recomendável que se faça ao menos 1x por semana.
Para a limpeza completa, você vai precisar de:
Duas flanelas, pano úmido e, a depender da altura da estante, uma escada.

Como fazer?


1 - Retire todos os livros da estante. Tome cuidado para não deixá-los muito próximo de onde o pó retirado cairá.
Obs: Se você tiver muitas estantes, é melhor limpar uma de cada vez, isso evita que muitos livros se acumulem e fica mais fácil de você tirar o pó individualmente dos livros.

Se você tiver várias estantes, no entanto, é bom limpar uma de cada vez, ok? Tirando todos os livros da estante fica mais fácil de limpá-la e de limpar cada volume individualmente. - See more at: http://www.desopilar.com/2012/10/como-limpar-e-organizar-sua-biblioteca.html#sthash.JjlMEaAP.dpuf
Se você tiver várias estantes, no entanto, é bom limpar uma de cada vez, ok? Tirando todos os livros da estante fica mais fácil de limpá-la e de limpar cada volume individualmente. - See more at: http://www.desopilar.com/2012/10/como-limpar-e-organizar-sua-biblioteca.html#sthash.JjlMEaAP.dpufSe
Se você tiver várias estantes, no entanto, é bom limpar uma de cada vez, ok? Tirando todos os livros da estante fica mais fácil de limpá-la e de limpar cada volume individualmente. - See more at: http://www.desopilar.com/2012/10/como-limpar-e-organizar-sua-biblioteca.html#sthash.JjlMEaAP.dpuf
Se você tiver várias estantes, no entanto, é bom limpar uma de cada vez, ok? Tirando todos os livros da estante fica mais fácil de limpá-la e de limpar cada volume individualmente. - See more at: http://www.desopilar.com/2012/10/como-limpar-e-organizar-sua-biblioteca.html#sthash.JjlMEaAP.dpuf
2 - Com  um pano úmido, retire todo o pó da estante. 
Após passe a flanela, se quiser pode passar com um pouquinho de lustra móveis (eu costumo usar e nunca deu problema nos livros, mas tem gente que tem medo de usar e estragá-los). Comece sempre das prateleiras de cima, pois caso o pó caia nas debaixo você logo as limpará.

3 - Estante limpa, hora de partir para os livros :) 
Com a outra flanela, tire o pó deles: lombada, folhas, capa.. é bom folheá-los também, assim todo o pó que estiver acumulado entre as páginas sairá. 

4 - Perfume seus livros.. é isso mesmo que você leu! Calma, não é pra dar um banho de perfume neles hehehe Uma borrifada enquanto estiver folheando já basta, isso evita que os livros criem bolor. Li que as essências de alfazema e terebintina são as mais indicadas, mas eu uso um perfume comum mesmo. 

5 - Após limpar e perfumar seus livros, vá guardando nas prateleiras da forma como você já está acostumado. Aproveite esse momento para se desapegar de alguns títulos esquecidos há tempos na sua estante. Você pode doá-los, vendê-los ou até mesmo trocá-los. 

Atenção: Nunca passe álcool sobre objetos de madeira, você pode os danificar retirando seu verniz.

Prontinho, estante e livros limpinhos e super cheirosos! #coisaboa :)

Beeeijão :*

Fonte: 
Como limpar e organizar sua biblioteca pessoal - Desopilar


~ * ~

Acompanhem o blog pelas redes sociais: Facebook Twitter e instagram (@raphachristante)

17 comentários:

Carolina Inthurn disse...

Super legal a dica amor! O mais mais tenho aqui em casa são flanelas, haha Elas são ótimas pros livrinhos!
Beijos

Queridos Quinze - blog literário.

Babi Lorentz disse...

Amo, amo, amo organizar minha estante. Estou até precisando fazer isso novamente. Gosto sempre de tirar tudo e ir limpando direitinho, mas como não podemos fazer isso toda semana, tento fazer 1 vez a cada 2 meses (não sigo a regra dos 6 porque fico agoniada). :D
Ótimas dicas.
Beijos.

Clara disse...

Uma das minhas metas dessas férias é justamente arrumar minha estante E meu quarto. Vou fazer isso mais perto das aulas voltarem, pra ficar tudo limpinho pro semestre :)

@mmundodetinta
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Unknown disse...

Olá, Rapha!

Adorei a postagem! De utilidade pública, hahaha!

Eu sigo os mesmos passos, mas nunca havia perfumado os livros! Sempre achei que prejudicasse, bom saber que não! Tira aquele cheiro de papel envelhecendo (que eu adoro, mas na medida certa, hahaha)!

Um grande abraço,

Ana.

Maressa de Sousa disse...

Gostei das dicas. Essa coisa de perfumar os livros me deu uma ideia. Será que a essência que a NC enviou para os parceiros serve pra isso também?

(desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

thaila oliveira disse...

adorei as dicas, olha saber do perfume é uma novidade pra mim!!!!!

http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

Manuh H. disse...

Excelente! Adorei, super útil!
E olha que pelo número de livros, essa tarefa vai ficando mais árdua, rsrs...

Letícia Proença disse...

Nossa, esse seu post lembrou que eu preciso limpar minha estante pra começar a organizá-la... ;-; Sabe quando vão chegando livros demais, e você vai deixando de lado pra depois encaixar, ou então vai colocando em cima de outros e de repente tudo vira zona? então UHAUHAUHAUH
mas as dicas são realmente boas! Só falta eu passar o pano nela 1x por semana :x

Beijos,
Leeh - Hangover at 16

Hannah Monise disse...

Rapha, adorei suas dicas!
Eu faço sempre assim, mas não costumo limpar a minha a cada semana. Aliás, nessas férias eu deveria tê-la limpado, mas mal respirei em casa, nem para ler.
Agora, quanto ao perfume... Não sei se tenho coragem, viu?!

Beijos,
Hannah - Secrets of Book.

Paola Aleksandra disse...

Oi Rapha, tudo bem?

Sério, perfumar os livros? Que ideia bacana! Tá na hora de criar coragem e limpar (e organizar) minha estante, ai ai vamos ver se dou conta, rsrs

Bjs

Pah, Livros & Fuxicos

PS. Seu dog é LINDO d+ :)

Gabi Lopes disse...

Oi Raphaa

Ow estou super sumida daqui, mas adorei o post!!
Eu limpo sempre a estante e os lviros, mas não sabia sobre bater o perfume.. rs
Agora fala sério essa foto do topo, são os SEUS livros??
Menina vc tem uma biblioteca inteira!!
Você conseguiu ganhar o livro da Kinsella? Se quiser posso te emprestar, sério mesmo.
E a torta? Acabou o regime e colocou a mão na massa?!

Bjinhos Rapha, adorei o post

Gabi Lopes
sonhosaventuras.blogspot.com

Rapha disse...

Oi Aninha (Ana Carol) que bom ver vc por aqui *-----*
então, vc viu? Não prejudica não e é bom que dá um cheirinho super bom no livro.

E vc, como anda a vida? tá conseguindo se organizar na facul? Sdds do seu blog!

Beijão :*

Rapha disse...

Oi Maressa, sabe que eu não sei.. na vdd eu nao recebi essa essencia ainda, então não sei te dizer hahahaha

Beijão :*

Rapha disse...

Oi Manu, que bom que gostou, flor :)
Pois é, cada vez mais árdua essa tarefa, mas eu adoro fazer isso hahahaha

Paloma disse...

Ahn que preguiça que dá... adorei a dica do perfume, eu não sabia.

Bye da Pah
Livros Estrelas

Miriam. disse...

Wow, nunca tinha visto isso do perfume!
Eu mesma não me vejo fazendo isso, mas imagino que pegar um livro emprestado e perceber um cheirinho diferente deve ser muito legal! Tipo encontrar uma dedicatória...


Minha estante está tão bagunçada que já acostumei. Não sei se arrumo nessas férias, porque meus pais tão falando em mudar de casa, e não ia adiantar nada... :(

Rapha disse...

OI Miriam.. ah, é bom o cheirinho que fica, hein? Uma vez uma amiga minha que eu tinha emprestado um livro veio perguntar o que eu fazia que os meus livros eram tão cheirosos hahaha além do que, evita embolorar o livro :)

beijos

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*