Se Liga Aí: Respeito Literário e Especial Bienal do Rio de Janeiro

16 comentário(s)
Bom dia pessoal! :D

Há alguns dias vi uma campanha muito interessante no blog da minha amiga e escritora Gisele Galindo, é a Campanha Respeito Literário.


Não estou totalmente por dentro do que aconteceu, mas sei que algumas escritoras nacionais sofreram terríveis críticas infundadas de leitores "engraçadinhos", que as agrediram verbalmente.

A campanha foi criada pela Marcia, escritora de The Burns (http://serietheburns.blogspot.com) e como o nome já diz, pede mais respeito tanto com os escritores, quanto para com suas obras.

É obvio que ninguém precisa amar tudo, ou fingir que gostou do livro tal, mas se for para criticar, que haja uma fundamentação e que seja para incentivar o autor (a) a melhorar os pontos negativos.

Eu estou dando meu total apoio a esta campanha e espero que todos os leitores tenham um mínimo de consciência antes de sair por aí falando besteira, sem imaginar que estão muitas vezes destruindo o sonho de uma vida toda.

Então pessoal, vamos ter mais respeito literário, hein?!

~ ~

E agora tenho mais algumas novidades sobre a Bienal - não deu mesmo pra ir :((( Enfim... rs

No meio dessa semana fiquei sabendo que mais alguns autores nacionais estarão na Bienal, confiram:

- Fábio Brust, autor de Agora Eu Morro (já resenhado aqui no blog: http://rapha-doceencanto.blogspot.com/2011/04/agora-eu-morro-fabio-brust.html ), estará autografando seu livro no Estande da Novo Século - K14 Pavilhão Azul, no dia 7, às 19 horas. Acompanhe o Fábio no Twitter: @fabiobrust

- Eric Musashi, autor de Os Herdeiros dos Titãs, marcará presença no dia 4 das 14 às 17 horas. Confira: 
Acompanhe o Eric no Twitter: @ericmusashi

- A autora Thalita Rebouças estará na Bienal nos dias 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10 e 11. Confira os estande e horários: http://thalita.com/site/agenda-.html

Bom pessoal, por hoje é isso :)

*Talvez amanhã não tenha a coluna Domingo Cult da Tullinha, estou viajando (novamente rs) e não sei se vai dar tempo de preparar o post. Espero que entendam ^^

Um lindo final de semana para todo muundo!

E aqueles que estão ou vão à Bienal do livro: aproveeeeitem MUITO, tirem muitas fotos e mantenham-nos informados! *--------*

Beeeijão! ♥

16 comentários:

Adriana Brazil disse...

Oi Rapha!
ADOREI essa campanha e com certeza apoio, não apenas como autora, mas como leitora. Porém como escritora eu sei o que é vc idealizar um sonho, e posso compreender o que esses autores severamente criticados tenham sentido, realmente uma crítica mal feita pode destruir sonhos! Mais que apoiado!

Bienal, to la hoje!! \o/
Peninha que vc não vai =(

bjks linda
Dri

Mireliinha disse...

Parabéns pela campanha! :D
E pela divulgação!
Respeito é fundamental em tudo na vida!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Kézia Lôbo disse...

Campanha perfeita essa ae! Agredir um autor está mesmo fora de questão! E sem falar que é uma falta de respeito e cultura, pessoas que agem assim nem parecem que são leitores! ¬¬

Julia G disse...

Rapha, vi algumas coisas negativas nas matérias da Bienal também. É uma pena, pois um evento desses poderia ser lindo. Concordo plenamente com você sobre o respeito.

Beijos
Conjunto da Obra

Aline Coelho disse...

Nossa concordo perfeitamento com vc.
Respeito é bom e todos gostam.
Com certeza só se deve abrir a boca para fazer críticas se for para que o ser criticado melhore seu trabalho e não para diminuir o mesmo.
Com certeza que esses críticos não são capacitados para tal, além de não serem éticos.
Sucesso aos autores brasileiros =)

Mariana Ribeiro disse...

Olá, Rapha!!
Eu já vi essa campanha em outro blog e adorei a iniciativa porque realmente é lamentável encontrar resenhas depreciativas pela blogosfera.
Curti muito a programação da Bienal, uma pena não ter podido ir ao evento deste ano.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Fábrica dos Convites disse...

Nem sei o que aconteceu, mas já aderi a campanha, pois mesmo quando você não gosta de alguma coisa ou alguém, é preciso respeito, e dá para discordar de algo sem precisar agredir. Bjs, Rose.

Ann Gominho disse...

Olá!!
Vi essa campanha no blog de uma amiga também!! Concordo completamente com ela e até coloquei o banner em meu blog! ;D
Também não consegui ir a Bienal do Rio, infelizmente :( Só irei para a de Pernambuco!

Beijos
Ann .:. anngominho.blogspot.com

@philipsouza disse...

Muito valido essa ideia...

Philip Rangel
http://entrandonumafria.blogspot.com/

Hannah Monise disse...

Totalmente ao apoio dessa campanha. Sei que às vezes a gente não gostou de ler tão livro porque não se envolveu tanto com a história, ou porque não é o estilo de livro que lemos normalmente, mas cada um se envolve de uma maneira. E uma crítica é sempre boa quando construtiva.
Tbm não pude estar na Bienal. Mas ano que vem, eu espero comparecer ao menos a um dia! *-*
Beijão, Rapha. A cada dia o Doce Encanto me encanta mais.

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Oi, Rapha!!!!

Pois é, tb não sei detalhes do ocorrido, mas o q soube foi suficiente para aderir a campanha. Espero, sinceramente, q as pessoas se conscientizem ou no mínimo se calem. rs

Ai, a Bienal... Deve ser mt boa!!!!! :(

;)

bjs***

Livros e Tsurus disse...

Ótima Campanha!

Nada a ver isso de ficar criticando um autor só pq ele é do nosso país. Mesmo que você não goste, não precisa sair por ai falando. Todos merecem respeito!

http://livrosetsurus.blogspot.com/

Raphaela disse...

Nossa Rapha,

eu nao sabia que tinha acontecido esse tipo de coisa! :( Imagino o quanto essas autoras sofreram. Ms espero que elas estejam melhor, sério!

Ótima campanha Rapha. Vou até postar la no blog!


Beijokas!

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Adriana disse...

Oi Rapha! Eu não conhecia esse triste episódio no nosso meio literário, e acho que é uma questão de respeito com o ser humano, respeitar as diferenças de opiniões, gostos e opções, mas infelizmente isso é Brasil né, e sabemos que não é assim! Mas se cada pessoa tomasse consciência quem sabe! Vamos fazer a nossa parte! Aderindo a campanha desde já, bjooo!

Kel Costa disse...

A Thalita está agitando as coisas pela Bienal. No domingo o estande dela estava lotaaaado para pegar autógrafo. E ela é linda!

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Rapha disse...

Obrigada pelos comentarios e pelo apoio pessoal, cliche mas verdade: a uniao faz força, bora nos unir pra acabar com essa cambada de desocupado que atrapalha a vida de mta gente! rsrs

Beeeijocas ♥

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*