[Fique Por Dentro] Você sabe o que é YA Books?

26 comentário(s)
Os jovens não gostam de ler”. Em algum momento da sua vida você provavelmente já ouviu isso. Mas para desespero (ou não) daqueles que costumam repetir essa frase, um grupo de livros vêm ganhando força no mundo inteiro e contribuindo para que essa ideia seja desmentida: são os YA Books.



Também chamado de YA-Lit ou Literatura Young Adults, esse gênero é destinado aos leitores que possuem entre 14 e 21 anos de idade e surgiu como uma opção para os adolescentes ou jovens adultos que não se interessam mais pelo universo infanto-juvenil e também não querem ingressar de vez na literatura adulta. Os YA Books ainda são um sucesso entre os Kidults, adultos que possuem entre 21 e 29 anos e ainda conservam hábitos da adolescência.

Como são destinados ao público jovem, os YA Books possuem protagonistas adolescentes e tratam de temas relacionados a esse mundo: sexualidade, drogas, identidade, relacionamentos (em casa e na escola), bullying e muitos outros. E são justamente essas questões, tratadas a partir do ponto de vista do adolescente, que servem para diferenciar os livros Young Adults dos infanto-juvenis. 


A Literatura YA se caracteriza ainda por uma linguagem engraçada ou irônica, uso frequente de gírias e destaque dos diálogos, tudo isso em um contexto contemporâneo, que ajuda a aproximar o leitor da realidade da trama.

Como quase todos os gêneros literários, os YA Books também possuem subgêneros, sendo um deles o Teen Chick Lit. É isso mesmo! Os gêneros Chick Lit e YA-Lit compartilham os Teen Chick Lit, destinados principalmente às adolescentes, já que retratam a vida escolar, os namoros e as preocupações das garotas que vivem essa fase. Dentro da Literatura Young Adult há ainda os Problem Novels, cujas personagens são problemáticas, e os YA Fiction, com histórias de mistério e aventura para os jovens.

Convencidos de que os YA Books são febre mundial? 

Ainda não? Pois acho que alguns importantes títulos deste gênero literário vão sanar todas as dúvidas: as séries Twilight, Hush Hush, Jogos Vorazes, Percy Jackson & Os OlimpianosOs Imortais são apenas algumas das obras que vêm invadindo o mercado brasileiro. 



Nossos autores nacionais também não ficam pra trás: Leandro Schulai, com O Vale dos Anjos, Enderson Rafael com Todas as Estrelas do Céu e Laura Elias com Crepúsculo Vermelho e Lua Negra são alguns exemplos.



O sucesso dos livros YA é tão grande que há muitos sites e comunidades dedicados a eles, além de importantes premiações. O site da Galera Record, editora que se destaca pela publicação de livros Young Adults, por exemplo, possui um fórum de discussões para leitores: http://www.galerarecord.com.br/forum/index.php. O Skoob também possui uma área especial para os fãs de YA-Lit: http://www.skoob.com.br/grupo/94-ya-books-livros-young-adults

Para quem quiser descobrir um pouquinho mais sobre esse mundo, começar por esses lugares é uma ótima opção! Quem sabe esse gênero também não consegue conquistar você? Boa leitura!

Fonte das imagens:









Sobre a colunista: 

Tullia Maria Erseni, tem 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!

Confira o 1º Fique Por Dentro: Chick Lit??

Apesar de a maioria dos YA Books terem praticamente a mesma trama: triangulo amoroso, personagem principal sem graça e dois gatos que querem conquistá-la, eu confesso que os A.DO.RO! *-* Muito bom para relaxar e suspirar pelos mocinhos, ou na maioria das vezes, pelo bandido hahaha.

E vocês, já sabiam o que eram os YA Books?! Têm algum preferido?

Ah, deixem suas sugestões para o próximo Fique Por Dentro ;D

Beeijão! ~Rapha.

♥ 

Acesse e curta a Fanpage do blog: 
http://www.facebook.com/pages/Doce-Encanto/220853527974883

Sigam o D.E. no TT: @_DoceEncanto_

26 comentários:

Joshua Guimarães disse...

Uma das minhas séries preferidas é Percy Jackson e os Olimpianos. Gostei da coluna e me informou muito sobre este tipo de gênero literário.

Abraços,
Joshua - Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

Hannah Monise disse...

Sabe que eu até já sabia o que era? Mas as vezes a gente lê alguns livros sem nem sequer saber o gênero dele. Muito bom! O próximo fique por dentro... Que tal grandes sucessos nacionais?

Beijos, meninas.
Hannah - Secrets of Book
@secretsofbook
http://secretsofbook.blogspot.com

Bruno Miranda disse...

É o gênero preferido de quase todo mundo! haha Isso se deve basicamente aos temas citados e a narrativa gostosa de ler... :) A postagem tá muito interessante. Beijos!

@minha_estante - Minha Estante

Celle Espindola disse...

Gostei muito do post! Tem muita gente que me pergunta o que é chick-lit e YA-lit porque pra quem não vive no meio dos blogs literários realmente é um pouco difícil, né.
E, bom, particularmente, eu adoro um YA bem feito e divertido ;]

Beijos,
Celle
http://treslapis.blogspot.com/

Gabriela Wegner disse...

Oi Tulia!
Tudo bom?
Muito legal essa coluna...
Os YA estão fazendo o maior sucesso né?
Fiz um post sobre eles no meu blog esses dias...
Seu post foi muito útil, pois farei um clube do Livro com esse tema! ;D
Beijinhos.

Renata Leite disse...

Sinceramente não sabia desse gênero, mais livros assim me ganham com muita facilidade! Adorei o post, e realmente nos deixa "por dentro" de tudo isso.
Beijos, Renata :)

Rodolfo Euflauzino disse...

Na literatura o importante é "ler". Não importam os modismos, não importam o que dizem aqueles que criticam atrás de mesas enormes em salas refrigeradas. Na realidade mais vale um boa história do que um programa de TV. Parabéns pela matéria e pela iniciativa.

Adriana Balreira disse...

Adorei saber o nome da literatura para jovens. Ya books. Amei. Adoro ficar por dentro desses termos.
Beijos
adriana

Kate disse...

Eu já sabia, adoro um Ya hahaha
Parabéns pelo texto Tullia, mulher agora que eu vi que tu tem 15 anos, ta adiantada na escola não?
Muito interessante o seu texto, adoro o Doce Encanto, beijinhos!

Sora Seishin disse...

Oi Rapha!
Adorei a coluna da Tulia ^^
E gostei de saber mais sobre os YA books! Adoro esse tipo de livro.

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Gabriela Orlandin disse...

A-DO-REI a coluna, Rapha! Não estava assim totalmente por dentro desse universo dos YA, mas adorei saber mais. Mas prefiro chamar todos eles apenas de YA lit do que classificar em tantas categorias complicadas, rs. Só sei que adoro o gênero e eu, com certeza, serei uma kidult até muito velhinha, rsrs!
Beijos.

Alquimia dos Romances disse...

Se formos colocar "na ponta do lápis", como dizem por aí, o maior faturamento das editoras no ano passado por causado pelos livros YA. A gente não consegue acompanhar os lançamentos. Haja dinheiro no bolso. Adorei a matéria Tullia. Parabéns!

£ädÿ disse...

eu adoro livros YA. são uma ótima opção, e realmente falam de tudo de uma forma mais aberta do que os infanto-juvenis. Sem dúvida, um gênero que veio pra ficar :D

Gabi Lopes disse...

Adorei a coluna Túllia, muito boa mesmo

E descobri que sou uma "Kidult"...rsrs

Eu adoro o gênero... tanto os teen chick list qt os outros YA.
Parabéns pelo texto, muito bem desenvolvido e explicado!!

Abraços e Sucesso
Gabi
sonhosaventuras.blogspot.com

Adriana Brazil disse...

Adorei a postagem!
Sabia levemente, mas com sua explicação, fiquei inteirada no
assunto ;)
Sou fã da Série Hush Hush e agora estou lendo Jogos Vorazes, leituras que me agradam bastante!
Parabéns.
bjs

Bárbara Murat disse...

Estou adorando essa coluna. Lógico que como adoro livros YA, sabia do que se tratava etc, mas não sabia sobre os outros gêneros que se encaixavam nele..
Beijos.

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Mt bom o post!!!

Não tenho um preferido, mas gosto de lê-los, rs

bjs***

Miriam. disse...

Sou 'meio' fã de YA Books... Acaba sendo mais um livro pra passar o tempo mesmo, e dá pra ler em uma tarde!
Não consigo lê-los mais de uma vez, por serem bem fáceis de serem decifrados.

Beijos,
Miriam.
bookerqueen.blogspot.com

Cassia disse...

Sinceramente!! Não acredito em livro para Público alvo eu leio desde infantil a adulto!!

Ler é tudo de bom!!

http://aleitoracassia.blogspot.com/

Maura C. Parvatis disse...

Adoro livros YA, meus amigos 'adultos' dizem que preciso começar a ler coisas mais adultas, mas estou bem lendo os livros que gosto mesmo eles sendo tachados de inúmeras coisas, é claro que isso é dito por pessoas que nunca leram algo desse gênero.

Excelente post ;)

Beigos,
http://mauraparvatis.blogspot.com/

Equipe TriBooks disse...

Eu adoro "Jogos Vorazes" :D Muito bom ficar por dentro das novidades, o texto foi muito bem escrito!

Beijos,

Paula

http://tribooks.blogspot.com

@Tri_Books

ALINE T.K.M. disse...

Gostei bastante do post!
Já conhecia o gênero e acho que, assim como todos os demais gêneros literários, sempre tem muita coisa boa e muita coisa ruim. Gosto muito de alguns livros que li, assim como detestei outros. Enfim, selecionar é sempre válido.

Bj
escrevendoloucamente.blogspot.com

Janna disse...

Adoro esse gênero é mto bom....

BjOs!!!

DanisohDani disse...

Muitooo legal o post, Tullia!! Adoro o gênero, sabia que chamava ya, mas se me perguntassem não saberia explicar! =P

ah! já gostei de você, pq também sou capricorniana! hihi

abraços!

Tullia Maria disse...

Olá, gente!! Demorei, mas vim responder os comentários! Na ordem, hein?

Joshua: Eu também gosto da série... Bom saber que ajudei! ^^

Hannah: É verdade... Vou anotar a sua sugestão, ok? Obrigada!

Bruno: Pois é... Muita gente gosta! Obrigada! Beijo!

Celle: Obrigada! Pois é... Meio difícil separar algumas vezes... Mas a coluna serve pra isso, né? Beijoo!

Gabriela W.: Oi!! Tudo... Verdade! Clube do Livro? Que suuuper! :D Beijinho!

Renata: Obrigada! É um gênero que vale à pena conhecer! ^^

Rodolfo: Obrigada! Espero que a coluna ajude a combater um pouco desse preconceito! :)

Adriana: Que bom! Aqui você sempre pode ficar por dentro...

Kate: Obrigada! 16 anos... hehe... 1 ano adianatada! ^^

Sora: Obrigada! :)

Gabriela O.: Deixo pra Rapha te responder... :)

Alquimia: É mesmo!! Obrigada! :D

Lady: E que fique por muito tempo!!

Gabi: Obrigada! hehe Então é mais uma kidult? ^^ Também adoro!

Adriana: Obrigada! Que bom que ajudei!!

Bárbara: hehe Que bom! Esse mundo da literatura é bem diversificado, hein?

Gi: Obrigada!! Beijo...

Miriam: Mas garantem uma ótima leitura...

Cassia: Pois é... Mas têm os grupos que mais se identificam com cada gênero!

Maura: Mas pode continuar lendo, oras! rsrsrs Obrigada!

Paula: Pra "ficar por dentro" pode passar aqui sempre! :) Obrigada!

Aline: Obrigada! Bom... Tudo tem seu lado bom e seu lado ruim...

Janna: Eu também! Beijo!

Dani: Obrigada! Agora já sabe, né? haha Obrigada mesmo! Sempre falo que sou capricorniana... Isso me define bastante!

Beijos e muito obrigada pela atenção! :)

Stephane Lopes disse...

Adorei seu comentário "Apesar de a maioria dos YA Books terem praticamente a mesma trama: triangulo amoroso, personagem principal sem graça e dois gatos que querem conquistá-la, eu confesso que os A.DO.RO! *-* Muito bom para relaxar e suspirar pelos mocinhos, ou na maioria das vezes, pelo bandido hahaha." KKKKKK demais!
Sou nova no blog e estou gostando bastante das postagens, e se puder dar uma olhada no meu blog http://aprincesadaterra.blogspot.com/ agradeço!
xoxo - Stephy

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*