[Resenha] Mapas do Acaso: 45 Variações Sobre Um Mesmo Tema, Humberto Gessinger

8 comentário(s)

Autor: Humberto Gessinger 
Editora: Belas Letras 
ISBN:  9788560174782 
Páginas: 144

Adicione no skoob: aqui

Compre: R$ 34,90 (Site Belas Letras

Sinopse: Neste livro, Humberto Gessinger passa o passado a limpo, resgata momentos especiais da sua intimidade desde menino e conta novas velhas histórias dos Engenheiros do Hawaii, nunca antes publicadas. De Passo Fundo a Moscou, passando por "Esparta Alegre", lembranças de um futuro que ele imaginava dão forma a essas linhas conduzidas pelos mapas do acaso. Para saber qualé a dele e da sua poesia, que é pura grandez a partir de coisas simples, é só embarcar... e seguir viagem... 

Mapas do Acaso: 45 Variações Sobre Um Mesmo Tema, lançado em 2011 pela Editora Belas Letras, autobiografia de Humberto Gessinger, é seu segundo livro, sendo “Pra Ser Sincero” a sua grande estréia literária, entretanto por serem livros independentes um não interfere na leitura do outro. 

Para quem não sabe H. G. , líder da Banda Engenheiros do Hawaii desde sua formação, é muito conhecido por sua irreverência, principalmente em suas letras, muitas vezes incompreensíveis, outras vezes destacando-se por trazer algo a mais em suas entrelinhas: 

♪ “ O Papa é Pop,
O Papa é Pop!
O Pop não poupa ninguém
O Papa levou um tiro
À queima roupa
O Pop não poupa ninguém
Uma palavra
Na tua camiseta
O planeta na tua cama
Uma palavra escrita a lápis
Eternidades da semana.. ” ♪

Comecei a leitura achando que finalmente conseguiria entender tais letras, esperava encontrar em Mapas do Acaso as explicações, porém este é o livro errado... se quiser decifrar as músicas do Engenheiros, deverá ler “Pra Ser Sincero”. 

O que você encontrará neste livro são pensamentos, divagações, curiosidades, uma conversa aberta entre Gessinger e o leitor, aliás, Gessinger com certeza não tem papas na língua, ele fala sobre tudo, absolutamente tudo, o que por vezes torna o livro cansativo, porém há passagens muito interessantes. 

O livro é dividido em duas partes, a primeira, denominada “Âncora” é composta principalmente por reflexões do músico-escritor, algumas eu diria até que de grande valia para avaliarmos nossos próprios pensamentos e atitudes; a segunda parte, “Vela”, traz várias letras criadas por Gessinger, nessa parte algumas letras são comentadas pelo músico, porém ele se refere mais ao processo de criação do que no sentido que carregam. 

O toque final do livro fica por conta da caprichadíssima diagramação feita pela Belas Letras, cheio de cores e ilustrações no decorrer das páginas, o livro é muito bonito visualmente. 

Enfim... para quem é fã de Engenheiros do Hawaí, do Humberto Gessinger, de Rock Nacional ou está à procura de algo diferente para ler, “Mapas do Acaso” se mostra uma ótima pedida! 

Este livro foi uma cortesia da Editora: 




Conheça e curta a fanpage da Editora: aqui

8 comentários:

Julia G disse...

Ei Rapha, o livro parece interessante, mas acho que devo repetir o que comentei sobre o livro do Ultraje a rigor. Não é meu estilo de leitura favorito, e como não sou fanática pela banda, também não morro de curiosidade de ler.

Um beijo!

Renata Leite disse...

Oi ^^
Já ouvi falar do livro, mais acho que não faz meu "tipo literário" então acho que leria se ganhasse ou algo assim..enfim..
Adorei a resenha :)
Beijos.

Sora Seishin disse...

Oi Rapha!
Sua resenha está ótima!!
Eu recebi esse livro pela parceria, mas estou relutando para começar, porque nem conheço a banda direito. Porém a diagramação é realmente perfeita.

Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Mireliinha disse...

A Belas Letras capricha tanto né?!
Adorei a resenha, Rapha!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Just Livros disse...

sinopse interessante, fiquei com vontade de ler

Passa no meu blog? Tem Promoção:
http://just-livros.blogspot.com/

@ Moda e Eu. disse...

Oi!
PESSSOA sou apaixonada por essa banda, dessa pessoa *-*
super tudo!
bjbj
Blanc
modaeeu

Hannah Monise disse...

Não é um livro que me interesse a leitura! :x
Mas a capa é realmente muito legal.

Beijos,
@secretsofbook
http://secretsofbook.blogspot.com

Rapha disse...

Oi galera!! Bom, pra quem curte a banda, certeza que vai amar o livro! Mas pra quem não gosta da banda, ou nao gosta de biografias, não indico não.

Beeijocas!!

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*