[Fique Por Dentro] Sobre o Universo das Fanfics!

28 comentário(s)
Oi, gente!! 

Hoje o Fique Por Dentro vai tentar desvendar um pouquinho de um Universo que se tornou muito popular: o das Fanfics! Antes de começar, eu gostaria de fazer um agradecimento especial à Dani Reis (Blog da Nina Reis) que tirou algumas dúvidas minhas! 

Espero que gostem do texto! 

Beijão, 

Tullia 

Fique Por Dentro: Fanfics

Que os fãs utilizam os mais diversos meios para homenagear os seus ídolos não é nenhuma novidade, não é? Mas, ultimamente, uma dessas ferramentas tem se destacado e despertado a atenção de muitos leitores: as Fanfics, ou, para os mais íntimos, Fics

Derivado do termo “Fan Fiction”, as Fanfics são histórias criadas por fãs de séries, bandas, mangás, livros, novelas e outras mídias, que se utilizam de pessoas ou personagens já inventados para criar novas situações. Dessa maneira, os ficwriters (autores de Fics) podem formar casais que nunca existiram, reescrever os finais das tramas que sempre acompanharam ou reaproveitar personagens secundárias. 

Apesar de terem se tornado mais conhecidas após a popularização da Internet, as Fanfics já existem há muito tempo. Acredita-se que elas surgiram nos clubes literários, onde os escritores reinventavam finais para as obras já consagradas. Já as Fictions modernas eram inicialmente baseadas em séries e idealizadas por fãs angustiados com o ponto final das histórias que acompanharam por muito tempo. 

A necessidade de compartilhar as criações com outros fãs e a vontade de divulgar esse trabalho impulsionou a criação de sites de Fanfics por todo o mundo. No Brasil, entre os mais acessados estão o Fanfic Obsession, o Fanfic Addiction e o Nyah! Fanfiction. Que tal dar uma olhada neles? 

Entre esses textos de ficção, há uma infinidade de gêneros literários. As Fanfics, assim como os livros, podem ser de aventura, drama, comédia, suspense, romance ou terror, ou então, ser a fusão de alguns desses gêneros. Há ainda os subgêneros, que recebem nomes em inglês, como é o caso do Parody (que parodia e zoa os personagens da obra original) e do Death-Fic (drama onde ocorre a morte de personagens) 

Além da variedade de gêneros, também há uma infinidade de termos que são utilizados exclusivamente pelo Universo das Fics. Quer exemplos? Fandom, beta, O.C., Fanom... E muito mais! Geralmente os sites apresentam os significados dessas e de outras palavras que podem ser específicas do portal! E para não deixá-los muito curiosos, vou decifrar essas palavrinhas que citei. 

Apesar de parecidas, Fanom e Fandom não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro se refere a idéias ou casais muito utilizados, mas que só existem nas Fics, o segundo é uma alusão à própria obra original, ao Universo ao qual a Fiction pertence. Já O.C. deixa de ser um mistério quando descobrimos que é uma abreviação de Original Character; ou seja, é uma personagem criada pelo próprio ficwriter para participar da trama e interagir com as outras personalidades da obra original. Por fim, as betas são as responsáveis por revisar os textos antes que eles sejam colocados na rede. 

Como as Fanfics podem abordar os mais variados temas, os sites costumam classificá-las de acordo com a faixa etária do público ao qual são destinadas. Cada portal de Fics utiliza um padrão diferente, que envolve letras e números, que devem ser devidamente legendados. As narrativas também podem vir acompanhadas de avisos sobre o conteúdo que elas abordam, sendo cada um dos termos utilizados referente a um intervalo de idade. 

A liberdade de criação no mundo das Fanfics é tão grande, que há a possibilidade de reunir personalidades de diferentes séries através das Crossovers. Os fãs aproveitam essa técnica para realizar o encontro de seus protagonistas favoritos. Os fictowriters também podem recorrer ao Universo Alternativo (AU), estilo em que o autor insere as personagens em um ambiente completamente diferente da trama da obra original. 

Entretanto, assim como em todo o mundo da literatura, os escritores de Fanfics também encontram alguns problemas. E o vilão nesse caso é o plágio. Apesar das Fictions não serem consideradas cópias e serem defendidas por organizações, como a OTW (Organization for Transformative Works), muitos Fictors se aproveitam e transcrevem as tramas dos próprios colegas, o que gera um grande número de ocorrência de arquivos duplicados ou extremamente parecidos. Para amenizar a situação, foram criadas algumas comunidades de denúncia, contudo os casos continuam sendo detectados. 

Para aqueles que desejam iniciar uma carreira como escritores, os sites de Fanfics são um ótimo começo. Depois de tanto criar histórias com seus ídolos ou de imaginar novos finais para obras já conhecidas, o ficwriter pode ter uma grande ideia e escrever a sua trama original. Quem sabe não é o início de uma carreira de sucesso? É só começar a escrever e... Bom trabalho!

Livro baseado em uma fanfic, escrito por Kel Costa (itcultura.com)

Livro escrito por Babi Dewet, também baseado em uma fanfic sua.


Confira também:

Fique Por Dentro #01 - Chick Lit
Fique Por Dentro (Parte II) - Entrevista com a diva Paula Pimenta
Fique Por Dentro # 02 - YA Books











Sobre a colunista: 

Tullia Maria Erseni, tem 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!

28 comentários:

Hangover at 16 (contato) disse...

Ai meu deus, não fala em fanfics ;; eu posso dizer que minha leitura, se iniciou exatamente com fanfics, e não me arrependo nem um pouco por isso. Eu ja tinha lido praticamente TODAS as fics daquele site praticamente, hahaha. Tambem enviei algumas minhas, e ate participei da epoca em que Sabado a noite fazia sucesso, onde eu acompanhei a historia em fanfic mesmo. Agora, me imagina com o livro nas maos, lendo? Meu deus, ta me batendo uma nostalgia enorme, voce nao tem noçao, sempre que eu leio uma parte, eu me sinto lendo uma fanfic, haha. Tanta saudaade ):

xx carol

Suellen disse...

Adorei as informações e sou fã das fics. Agora a minha triste são essas pessoas que gostam de plagiar os outros ou fazer insultos a quem não faz nada além de se divertir. Amei a postagem

beijos!

Miriam. disse...

Conheci as fics no site Floreios e Borrões, dedicado ao universo de Harry Potter. São muuuuitas fics, e de diferentes tipos. Amo.

Tem outro termo utilizado, que é o 'shipper': determina qual o casal da fic (por exemplo, nas de HP os shippers são Harry/Gina, Ron/Mione, e tem gente que viaja legal e escreve Snape/Mione e Draco/Mione! o-O').
Aí eu não sei qual seria a diferença com o Fanom.

Beijos!
Miriam.
bookerqueen.blogspot.com

Julia G disse...

Ei Rapha, pelo jeito esse universo de fanfics vai muito além do que eu imaginava.. Eu adorava ler as do último livro do Harry Potter antes de este sair, me divertia muito. Pena que o tempo para essas leituras está cada vez mais escasso.

Beijos

Nica disse...

Apesar de ser formada em Letras e ter ouvido milhares de pessoas, alunos ou colegas de profissão, falando sobre as fics, eu nunca tinha parado pada pensar sobre o assunto! Seu texto está muito bom e suas explicações bem objetivas! Fiquei inclusive com vontade de participar de um desses sites!!!
Parabéns pelo excelente post!!!
Um beijo,
Nica

Kel Costa disse...

Oi Raphinha!

Adorei o post da Túlia. Que saudade que sinto dessa época em que lia um monte de fics (e escrevia também)... era muito bom!
Li muitas fanfics que não deixavam nada a desejar a livros famosos. Fanfics essas que torci para um dia virarem livros, viu?
E fiquei honrada em ver meu livrinho sendo citado no post *-*

Bjs,
Kel
www.itcultura.com

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Muito bom o post, Tullia, parabéns!!!

Amei saber um pouco mais desse universo.

bjs***

Roh disse...

Quando eu era adolescente eu era viciada em fanfic do Harry Potter, amava as coisas que os fãs escreviam ;D

Beijos,
Equipe TriBooks, Roh
http://tribooks.blogspot.com

Danielle disse...

Oi!
Fico muito feliz por ter lhe ajudado!! Adorei o post, bem objetivo e esclarecedor...!

http://blogdaninareis.blogspot.com/

Lu Piras disse...

Excelente, Tullia! Adorei conhecer mais desse universo das fanfics. Acho o máximo, algumas são super criativas e melhores até que os originais!
Sem dúvida, você disse bem, para quem quer começar uma carreira de escritor, as fanfics são ótimos exercícios.
Vou visitar os sites que você citou.

Beijocas,

Lu
www.equinocioaprimavera.blogspot.com

Helana Ohara disse...

Nunca fui uma grandeee fã de fanfics, mas para aqueles que começam a escrever é o caminho.
Prefiro as séries virtuais, são mais elaboradas.
Beijão e ótima coluna viu

Fernanda Souza disse...

Nossa, não sabia que o livro da Babi era fruto de uma fanfic.
Estou bem ansiosa para lê-lo.

Beijos
Leitora Incomum

Gabi Lopes disse...

OI Meninas!!

Deixei um selinho para vocês lá no blog!!

Parabéns pelo post Túlia, adoro fan fics.
Minha irmã escreve muito.. sobre Harry Potter principalmente.
Confesso que são as que mais conheço, sobre esse tema.

Bjos para vcs
Gabi
sonhosaventuras.blogspot.com

Tullia Maria disse...

Fanfics são ótimas, né? Adoro também!!
Que legal! Leu a Fanfic e agora o livro!! É bom ver as coisas crescerem, né?? ^^
hahaha
Lindo o que você falou, Carol!!

Tullia Maria disse...

Obrigada! Que bom que você gostou, Su!! Verdade! O plágio é um problema sério!
Beijoo!

Tullia Maria disse...

Obrigada, Nica!!
Por que não participa??
É verdade! Mas pouco a pouco é bom desvendar esse mundo que tem muito a proporcionar!!
Beijoo!

Tullia Maria disse...

Obrigada, Flor!!
Sempre torcemos para que nossas fics favoritas virem livros, né??
Também lembro de umas fics que li e era viciada! rsrsr
Own! Deve ser um orgulho!!
Beijão!

Tullia Maria disse...

Obrigada! Que bom que ajudei!
Beijoo!

Tullia Maria disse...

:) As fics do Potter são muito famosas mesmo!
Beijoo!

Tullia Maria disse...

Ajudou e muito!!
Que bom que você gostou! É um ótimo sinal! Já que você é especialista no assunto!! rsrsrs

Tullia Maria disse...

Obrigada, Lu!!
Verdade! Têm muitos bons escritores de fics!!
São mesmo!!
Espero que goste!!
Beijoo!

Tullia Maria disse...

É o caminho mesmo!
Obrigada!
Beijão!

Tullia Maria disse...

É sim! Fez tanto sucesso que virou livro!!
Beijo!

Tullia Maria disse...

Obrigada!!
Também amo!!
Deixa o link das fics dela aqui! :)
As do Potter são muuito conhecidas mesmo!
Beijoos!!

Tullia Maria disse...

As Fanfics do Harry Potter são ótimas!
Não conheço "shipper", mas "Fanom" se refere casais que não existiam na história original e foram criados nas fics!! E passaram a ser muito utilizados!!
Beijoos!

Janna disse...

Oi gostei bastante do post, ainda não sabia o que era fanfic apesar de já ter ouvido falar muito, nunca me interessei em procurar saber mais, seu post foi mto bem explicativo, adorei...Bjos!!!

Fátima Menezes disse...

Muito bom e esclarecedor! Durante anos, praticamente ignorei esse mundo das fics, sem ver muita graça nelas. Ultimamente, estou com uma compulsão para escrever contos e fics. Quem sabe não surge um livro daí? Não custa tentar...

Kelly Martins disse...

eu adorei seu blog, dar pra vcs acessarem o meu: www.ocoracaodafera.blogspot.com.br
Lá tem uma história d~e só uma olhada aí: "Jack levanta seu dedo indicador e passa pelo pescoço de Cecília e chega até seu pulso direito.
-Você é uma bela garota, que tal eu poupar sua vida se você fizer tudo que eu pedir... Se entregue a mim. –falou com um olhar sedutor.
-Prefiro morrer... –disse Cecília olhando com uma cara de nojo.
-Que garota teimosa!
Neste instante pressiona a unha sobre a pele do pulso de Cecília, fazendo com que a rasgasse levemente e aos poucos começava a ver o sangue brotando, enquanto isso ela apenas gritava de dor.
-Sofra! –riu.
De repente uma voz interrompe aquela cena.
-Mas um passo e arranco essa sua cabeça e a estraçalho todinha... –disse Petrus com os olhos vermelhos de raiva.
-Veio salvar a namoradinha? Que lindo. –respondeu Jack ironicamente.
-Solte-a agora... Ou o mato.
-Nossa! Creio que não teria coragem de fazer isso com seu querido titio.
-Você nunca será meu tio.
Jack devagar se ajoelha em frente à Petrus.
-Vá em frente! Mate-me de uma vez... Sei que meu sangue percorre as suas veias e tenho certeza que aí dentro existe uma parte que está cheia de maldade.
Petrus olha para ele com um enorme ódio, segura o seu pescoço ao ponto de enforcá-lo, mas algo por dentro não o deixava fazer aquilo.
-Eu não sou igual a você e nunca serei...
-Você já matou um dos meus comparsas e sei que a partir de quando um lobo mata alguém a sua sede por sangue e por sofrimento aumenta também. Não adianta fugir de seus instintos.
Ele aproveita o momento de fraqueza de Petrus e transforma-se em um lobo preto feroz, em instantes o agarra com suas presas e o empurra rumo à primeira árvore, mas ele reage e transformar-se também em um lobo branco, os dois começam a brigar como duas criaturas extremamente ferozes, Cecília não entendia nada, parecia está em um pesadelo.
De repente Petrus consegue arremessar Jack para longe e o faz desmaiar. Os comparsas vendo aquela cena transformaram-se em lobos tentando de alguma forma ajudar seu mestre, mas cada tentativa foi em vão, a raiva dentro de Petrus era maior e em um só golpe os fez caírem inconscientes no chão. Cecília estava tão apavorada com a situação que tinha acabado de vivenciar que mesmo estando livre, não conseguia mover um músculo, ele então volta à forma humana e aproxima-se dela.
-Cecília...
-Não se aproxime de mim... –falou ela afastando-se.
-Deixa eu te explicar, por favor...
-Você é um monstro...
Apesar de estar vendo Petrus em sua frente como um humano, por dentro ela sentia um medo inexplicável, sabia que ele era um monstro, uma terrível criatura, agora sabia de onde tinha vindo à coragem de matar aquele lobo no dia da festa de mayra, só uma pessoa tão cruel não teria ficado apavorada ao ver o sangue daquela criatura escorrer pelo chão. Não estava entendo mais nada, sabia que tudo estava tão perfeito para ser real, sabia que agora tinha acordado de um sonho maravilhoso e ido direto a um pesadelo...
“Por que tudo um dia tem que acabar?”-pensou ela."
Espero que gostem.

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*