[Resenha] Para Sempre Ana, Sérgio Carmach

11 comentário(s)

Autor: Sérgio Carmach 

Editora: Caravansarai 
ISBN: 9788589862516 
Páginas: 336 

Adicione no skoob: aqui.

Compre: R$ 39,90 (Saraiva)

Conheça o blog do autor: 



Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores. 

A cada nova leitura fico ainda mais encantada com nossa literatura, é impressionante como nascem talentos em nossa em terra. Sérgio Carmach é mais um que chegou para agraciar a turma dos Autores Nacionais. 

Para Sempre Ana é um livro carregado de teor emocional e até psicológico. Um livro que por mais resistência que você tenha ao iniciar a leitura, acabará se rendendo à estória incrivelmente bem escrita, à trama original, aos personagens bem construídos e ao enredo, que é simplesmente viciante. 

Ao iniciar a leitura somos transportados a mística cidade de Três Luzes, chamada assim devido a uma lenda local. A pequena cidade é palco dos misteriosos e surpreendentes acontecimentos que cercam a família Rigotti. É por lá que Caio Rigotti resolve começar as buscas por sua mãe, Ana Rigotti, desaparecida há muitos anos. 

Escrito em 3ª pessoa o livro mostra diferentes pontos de vista sobre seus personagens e os inusitados fatos que vão surgindo. Eu, que já disse preferir narrativas em 1ª pessoa, estou me tornando fã deste tipo de escrita, dá pra ter uma visão mais ampla e sob diferentes olhares acerca das situações. Falando em narrativa, Sergio Carmach tem um jeito bem peculiar de escrever, aliás o livro não é composto por uma ordem cronológica, ele se inicia em 2011, retorna a 2000 e no capítulo seguinte se encontra em 1993, isso pode até parecer confuso, mas na verdade, acredito que foi o grande trunfo de Carmach. 

Não posso deixar de falar sobre as inúmeras reflexões que o livro nos possibilita... “é incrível como o mundo dá voltas!” é o que iremos concluir. No decorrer da leitura também podemos observar muitas frases inspiradoras. A que mais gostei foi: 

De fato, a verdadeira felicidade interior é uma força poderosa: dá aos seres a incrível capacidade de relevar absurdos e semeia o perdão nas situações mais adversas.” 
Pág. 205 

O livro é maravilhoso, mas tenho que fazer uma pequena reclamação: gostaria de mais explicações para o “grand finale”, achei vagas as informações a nós passadas. Isso não afeta em nada o quanto eu gostei da estória, mas fiquei com um gostinho de quero mais. 

Sérgio Carmach, parabéns por tão distinta obra! Espero, sinceramente, poder ler mais obras suas. 

Leitura mais que recomendada, obrigatória! ;)


11 comentários:

Beatriz Gosmin disse...

Nossa Rapha, eu quero por demais ler agora!
Já queria depois que li umas duas resenhas, mas agora sabendo que ele é até psicológico (adoro), quero demais!

Ótima resenha!

Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

Lu Piras disse...

Que bela resenha, Rapha!
Ficou objetiva, bem escrita, transmitiu a essência da história e suas impressões de forma concisa e sob uma perspectiva bastante interessante. Já tinha lido outra resenha da obra que não me deu esse panorama da narrativa e da trama. Isso me faz pensar em como resenhar é uma tarefa difícil e da importância que tem uma boa resenha! *-*
Estou muito feliz pelos escritores nacionais e pelos blogs literários que, como o DE, valorizam a nossa cultura! Parabéns ao Sérgio e parabéns, Rapha!

Beijocas,

Lu
www.equinocioaprimavera.blogspot.com

Beijocas,

Lu

Mireliinha disse...

Vai ser uma das minhas próximas leituras e já estou ansiosa!
Adorei a resenha, Rapha!
E é tão maravilhoso poder perceber o quão a literatura nacional tá arrasando né? :D

:*
Mi
Inteiramente Diva

Vanessa disse...

Olá (:
Já vi resenhas falando super bem desse livro mesmo. Não estava com tanta vontade antes, mas agora eu quero super ler *-* A sua resenha ficou linda, adorei <3 Espero poder ter a oportunidade de ler logo.

Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Rapha! Já li Para Sempre Ana e curti bastante. Beijos!

Jessica Asato disse...

Aaah que bacana, não conhecia o livro, nem o autor... Mas ah flor, o que eu tenho vivido e já vivi só me faz ter certeza de que o mundo não dá voltas... =(
Talvez essa não seja uma boa leitura pro momento, né??

Parabéns pela resenha!
;*

RUDYNALVA disse...

Rapha amada!
O livro é simplesmente fabuloso.
Passei a ver os autores nacionais com outros olhos através desse livro e de alguns do Allan Pitz.
Estamos bem de escritores nacionais.
Resenha fidedigna, parabéns!
Cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

Gisele Galindo ou simplesmente Gi. disse...

Rapha, sua safadinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa, que resenha é essa????? *O*

Agora to doida p ler... ai ai

bjs***

Kézia Lôbo disse...

A anális e do livro está perfeita, vc está virando uma critica literária garota! \o
Fiquei curiosa a respeito da história. Vai pra lista!

Beatriz disse...

eu nunca tinha visto nada sobre o livro.
Gostei bastante *-*

Fabrica dos Convites disse...

Li e também adorei. Claro que eu esperava um outro final, afinal a veia romântica não me larga, mas o livro é realmente muito recomendado.
Bjs, Rose.

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*