[Domingo Cult, por Tullia Maria] Confissões de Um Turista Profissional

12 comentário(s)
Oi, gente!


A resenha de hoje é bem curtinha, viu? Porque, como se trata de um livro de crônicas, não tive como me alongar muito no enredo. Espero que gostem e deixem sua opinião!

Caso queiram deixar sugestões, fiquem à vontade. :)

Muito obrigada pela atenção que vocês sempre dedicam à coluna!

Beijão,

Tullia Maria

Resenha


Autor: Kiko Nogueira
Editora: Novo Conceito
Skoob: aqui.

Sinopse: Leia aqui!

Surpresa. Não há palavra melhor para definir a minha reação ao iniciar a leitura de “Confissões de Um Turista Profissional”, livro de Kiko Nogueira que reúne 37 crônicas sobre assuntos variados. Através de um alter ego¹ (Jota Pinto Fernandes), o escritor utiliza a sua experiência para escrever textos de uma ou duas páginas que, apesar de descontraídos, não chegam a fazer rir. 

Ao contrário do que a sinopse e o subtítulo dão a entender, os textos não compõem um guia de curiosidades sobre o que pode dar de errado em uma viagem e tampouco trazem dicas de “sobrevivência” para o turista. Alguns até cumprem esse papel, como “Ela Está Rindo de Você”, que aborda como a tão esperada visita ao Museu do Louvre pode não ser tão satisfatória, mas os demais são, na verdade, crônicas que abordam problemas brasileiros (como o turismo sexual e a violência) e questões sobre as quais o autor quis desabafar. 

Apesar de não condizer com a descrição divulgada pela editora, “Confissões” não é um livro a ser deixado de lado. Alguns textos como “Viva o Portunhol” e “Baixo Custo e Baixo Nível” valem verdadeiramente à pena. Não que eles façam com que o livro ingresse na sua lista de favoritos, mas eles garantem alguns momentos agradáveis. 

Uma característica que merece destaque é o prefácio escrito por Tati Bernardi que, de maneira inteligente, consegue brincar com o fato de o autor possuir um alter ego (chato) que faz as críticas que compõem a obra. A maneira como ela inverte as frases e troca as palavras de lugar garantem que o texto, no qual ela explica seu relacionamento com cada um dos dois, adquira um tom lúdico, que combina com o resto da obra. 

Outro ponto forte fica por conta dos títulos, subtítulos e imagens que acompanham cada texto. Os títulos, algumas vezes inusitados (como Ráu Match), não poderiam ser melhores e demonstram que, além de “reclamão”, J.P. também é muito criativo. Já as frases que vem logo abaixo adiantam perfeitamente o que o leitor pode esperar das próximas linhas.

Para quem deseja uma leitura leve e descontraída, o livro de Kiko Nogueira é uma boa opção (para turistas ou não). Enquanto lê as histórias, você não percebe o tempo passar e ainda reflete sobre algumas questões importantes. E como se trata de um livro de crônicas, caso alguma delas lhe desagrade, é só passar para a próxima página e continuar a leitura. Dessa vez você não pode usar a preguiça como desculpa!

Alter Ego¹: "Literariamente é possível definir o alterego como a identidade oculta de um ser fictício ou como um artifício do autor de um livro para se revelar ao leitor na pele de um personagem, de forma discreta e indireta. Em geral ele apresenta muitas das características de seu criador, as quais podem ser descobertas em uma análise mais profunda." (Fonte: InfoEscola)

Sobre a colunista: 
Tullia Maria Erseni, tem 16 anos, cursa o 3º ano do Ensino Médio e mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!

12 comentários:

Nica disse...

Já vi muitas resenhas sobre o livro do Kiko e todas um tanto "negativas"! Mas acho que tem a ver com a falta de nexo entre o título e o que de fato é o livro! Sua resenha está esclarecedora! Não vou dizer que tenho vontade de ler o livro, mas algumas das crônicas citadas por você, sim!
Um beijo,
Nica

Hangover at 16 (contato) disse...

Eu ja vi bastante resenhas desse livro, mas sinceramente nunca me atraiu a atençao. Parece ser bem engraçado, mas nao um livro que no momento eu esteja muito a fim de ler :/

xx carol

Vanessa Vieira disse...

Parabéns pela resenha Tullia! Estou ansiosa para ler Confissões de Um Turista Profissional! Beijos!

http://newsnessa.blogspot.com/

Erica Borges disse...

Depois que me tornei mãe meus títulos favoritos são: Alimentação Saudável para crianças, Estimulação Precoce e todos os posts relacionados a como educar um filho (RSRSRSRS), mas esse resenha até me estimulou a voltar as minhas velhas leituras! Beijos, Túllia

Nathália disse...

O livro "Confissões de um Turista Profissional", possui grandes atrativos, desde a capa até a sinopse.

Antes, eu já havia lido algumas resenhas positivas e que até me animaram de ler o livro. Mas depois dessa Resenha, já coloquei outros livros na frente dele na minha lista, não pelo fato de ele ser ruim, mas parece que pode ser substituído por outros.

--
Beijos,
Nathália - I and the Books

Gominha disse...

Gostei bastante da sua resenha Tullia, me fez querer comprar o livro, mesmo que minha primeira impressão do livro tenha sido meio... "Argh", rs.

Bjs

Isabelly disse...

Eu já li esse livro e amei. Li esse livro em uma hora no máximo.
Só falta eu fazer a resenha dele.

Beijos,
Bells ~ Just a Girl

Ágata Bresil disse...

Uau que resenha incrível. Eu ainda não li o livro e estava meio com o pé atrás para lê-lo pois não tinha me chamado muita atenção e as outras resenhas não me atraiam, mas agora estou com muita vontade de lê-lo.

Estou seguindo aqui. Beijos.

Tudo Tem Refrão

Gabriela Orlandin disse...

Que resenha perfeita. A melhor que já li até hoje do livro. Realmente o conteúdo não condiz, mas como você citou, é um livro pra descontrair. Gostei de ler e de dar umas risadas com alguns trechos.
Uma leitura rápida e agradável.
Mais uma vez, parabéns pela resenha.
Beijos.

Fernanda Souza disse...

Eu não gostei tanto desse livro quanto esperava. Já curtia as crônicas do autor, mas o livro não cumpre o que promete no título e na sinopse, isso me chateou bastante.
Também não gostei da forma em que alguns temas foram abordados. Enfim, é questão de gosto mesmo.

Beijos
Leitora Incomum

Mireliinha disse...

As opiniões sobre esse livro são bem divergentes... Só lendo mesmo pra saber! rs.
De qualquer forma, adorei sua resenha! Você escreve super bem!

:*
Mi
Inteiramente Diva

Tullia Maria disse...

Oi, gente!! Vim responder mais comentários!! Oba!!

Nica: Sim! O maior problema é esse! Estão vendendo gato por lebre! Mas as crônicas, em sua maioria, são boas! O livro é que precisa de uma nova sinopse!!

Hangover: Ele tem seus momentos engraçados!! Dê uma chance! :)

Vanessa: Obrigada! Leia mesmo!!

Erica: Que bom saber que minha resenha ajudou, pró!! :)

Nathália: Concordo que os atrativos são muitos! Mas a sinopse não é compatível! Mas vale à pena ler! :)

Gominha: ^^ Obrigada, Flor!! Reação "argh"? rsrsrs

Isabelly: Que bom que gostou! A leitura é bem rápida!!

Ágata: Super obrigada!! Que bom que a resenha cumpriu o seu papel!! Mais um seguidor, hein Rapha?? rsrsrs

Gabriela: Puxa!! Obrigada! ^^ É uma leitura gostosa mesmo! Só precisa mudar a sinopse...

Fernanda: Sim! É questão de gosto! Gostei da maioria das crônicas! Mas me decepcionei por ter comprado algo diferente do que foi vendido!!

Mireliinha: Verdade!! Leia!! Obrigada! :)

Beijão, pessoal!! :)

P.S.: Só percebi agora a possibilidade de responder comentário por comentário... rsrsr... Mas como já tava quase no final, decidir postar esse comentário mesmo!!

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*