[Resenha] O Mendigo, Edson José da Silva Santos

6 comentário(s)
Autor: Edson José da Silva Santos
Editora: Baraúna
ISBN: 9788579232428
Páginas: 236

Adicione no skoob: aqui.

Compre: R$ 32,00 (Ed. Baraúna)

Conheça o blog do autor:

Sinopse: Herbert é um mendigo que, como tantos outros, passa por dificuldades e sente na pele o peso do preconceito. Porém, a sua forma peculiar de comunicação e a sua desenvoltura em transmitir paz através de palavras otimistas faz dele uma personalidade única nos lugares por onde passa. É um homem que usa a sua experiencia de vida, os seus conhecimentos e a sua própria mendicância para acalentar os corações mais aflitos.

"Se um amigo não se interessar pelo problema do outro, para que então vai servir a amizade?"
Pag. 86

Inspirador... não há melhor palavra que defina o livro O Mendigo, de Edson Santos.

A obra nos conta a estória de Herbert, O mendigo. "O mendigo" e não "um mendigo", porque ele é diferente: se comunica bem, é tranquilo, sereno e absurdamente inteligente, não apenas no quesito escolar, mas principalmente na vida, aliás nosso "mendigo" nos dá uma aula à parte, sempre com uma frase de conforto e sábios conselhos a passar.

É por essas características que Herbert acaba se tornando amigo de Marcos, um jovem que o surpreende pelo tratamento gentil, muito incomum visto que ele era uma mendigo e geralmente (e infelizmente) o único tratamento que recebia das outras pessoas era grosseiro. Porém Herbert se espanta ainda mais ao conhecer os amigos de Marcos, super simpáticos e educados, logo se apegam a ele, apenas Sandra, a "fútil" do grupo, não aceita essa amizade.

O livro gira em volta desses personagens, Herbert com suas grandes lições e Marcos e sua turma, mostrando-nos como é importante e gratificante a solidariedade. Porém o tempo todo há uma grande curiosidade: como Herbert se tornara um mendigo? Questão que será resolvida apenas nas últimas páginas.

O que mais gostei na história são os grandes aprendizados que obtive, até porque acredito que uma leitura só valha a pena se o leitor, ao final desta, conseguir realmente aprender algo que possa aplicar à sua vida. Sei que não vou conseguir ser tão sensível quanto Herbert, mas garanto que já não sou a mesma Rapha do começo da leitura.

O Mendigo é um livro que indico para todas as idades e gêneros e principalmente para quem busca se tornar cada dia uma pessoa melhor :)



6 comentários:

A Leitora disse...

UAU;
O livro parece ser ótimo. Sua empolgação está estampada na resenha, sem falar que o autor abordou um tema bem diferente do que estamos acostumados a ler.
Ótima Dica Rapha. Você esta de Parabéns pela resenha, como sempre.
Beijoks
Brih
Meu Livro Rosa Pink

o mendigo disse...

Para mim foi uma honra ter o livro resenhado por você Rapha.
Fico verdadeiramente feliz que tenhas gostado dele.
É gratificante, para mim, essa parceria com o seu blog.

Beijos!
Sucesso sempre!

musicos e cia disse...

isso me lembra o vendedor de sonhos... eu acho...parece ser bom!

Adriana T disse...

Agora entrou de vez pra minha lista de desejos! Eu já queria ler, mas nunca tinha lido resenha dele, era só o que estava faltando.
Beijos

Nica disse...

Nem preciso dizer que eu AMEI o livro do Edson, né?!
Espero que consigamos ajudá-lo a divulgar seu trabalho! Um ótimo autor que não pode ficar no semi-anonimato!!
Um beijo,
Nica

Ceile disse...

Oi, Rapha!
Ontem comecei a ler a resenha, mas não tive tempo de comentar.

Realmente, alguns livros nos fazem pensar muito, mas a verdade é que poucas vezes colocamos alguma coisa em prática. O Diário de Suzana para Nicolas foi um livro que me marcou muito e não sou a mesma pessoa depois que terminei, mas tb não sou a pessoa que largou tudo e foi aproveitar a vida com o filho.

Acho que as pequenas mudanças que os livros nos trazem já são suficientes, né?

O pouco que li, me deixou comovida e curiosa pra ler =]

Um beijo!

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*