Decepções Literárias, quem nunca?!

43 comentário(s)

Estava passeando pela blogosfera literária quando me deparei com este post do blog Este já li que falava sobre decepções literárias.

Fiquei refletindo quais haviam sido minhas maiores decepções e achei que seria legal compartilhá-las com vocês.

Antes de falar propriamente sobre essas decepções, quero deixar bem claro que é tudo baseado apenas na minha humilde opinião, então fique a vontade para expressar a sua também e pronto para defender seu livrinho, caso ele esteja na lista, rsrs.


A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Imagem retirada do Skoob
Ok, se é pra falar vamos começar logo por um que, com certeza, vai causar o maior burburinho. Gosto de polêmicas haha!

Eu sei que a grande e esmagadora maioria das pessoas que leram A Menina que Roubava Livros simplesmente AMOOOOOU. O fato é que eu achei o livro ... normal, bom e nada mais.
Uma ideia legal, afinal ter a morte como personagem é uma ideia original (pelo menos eu acho que é), mas que não foi tão bem desenvolvida. O livro têm sim seus pontos positivos, como a narrativa do autor que é incrível, mas faltou aquele "tcham", sabe?!



Sussurro - Becca Fitzpatrick


Na época em que li Sussurro, o Mr. Grey do momento era o Patch (personagem principal da série). 

Acontece que ele não me conquistou. Nem ele, nem o "amor" entre ele e a Nora, nem a estória toda... A autora não conseguiu me convencer com sua estória e, então, desisti ler os outros ;(

Foi uma grande decepção, afinal esperava me apaixonar perdidamente pelo Patch hahahaha




Um Dia - David Nicholls


É, talvez eu seja "dos contra" mesmo.

Um dia é outro livro que todo mundo falou maravilhosamente bem, mas que não me conquistou. 

Na verdade eu nem terminei de ler, empaquei por volta da pagina 100 porque estava achando o livro muito chato. Não acontece nada na estória... pretendo retomar a leitura assim que minha prima me devolver (oi Kal, já leu? :P) e vamos ver se mudo de opinião.



O Código da Vinci - Dan Brown

Tentei ler O Código da Vinci há uns bons anos atrás, quando estava todo mundo falando sobre o livro por causa do filme. 

Como eu assisti ao filme e gostei, decidi ler, mas acabei desistindo antes de chegar à metade. A culpa por eu desistir? Muitas voltas, rodeios e blábláblá. Se o autor se focasse mais na história principal e cortasse fatos que, na minha opinião, serviram apenas para "encher linguiça", acho que o livro ia ser bem melhor. 

Também pretendo retomar a leitura um dia, mas não faço ideia de quando isso acontecerá.

Sabe o que todas essas decepções tiveram em comum? Minha grande expectativa!
Poxa, era tanta gente falando bem que era impossível não ficar curiosa pra conhecer logo as maravilhosas estórias.

Fico pensando... se eu não tivesse esperado tanto dos livros, será que minha opinião seria a mesma? Talvez sim, talvez não. Mas duas coisas eu já aprendi:

1) Por maior que seja sua vontade em ler determinado livro porque a blogosfera toda está em fervos por causa dele, segure-se! Leia apenas quando a onda acalmar. Assim sua opinião não será influenciada por ninguém.
2) Não crie grandes expectativas. Quanto mais criar, mais dificil de superá-las.

E vocês, já tiveram muitas decepções literárias?! Quais foram? Querem me xingar muito pelas minhas? hahaha

Beeeijão!! :*

43 comentários:

Chrysthie Audi disse...

Huahuahua
Concordo com vc em relação a sussurro, tb não achei nada demais, muito agua com açucar e olha que gosto de coisas assim, paradas...
Mas de resto, eu discordo... hehehehe

Beijos
Chrys
Todas as coisas do meu mundo

Bruna Sturaro disse...

Bom saber que não fui a única a não me interessar muito pelo "A menina que roubava livros" eu empaquei e não consigo voltar a ler... Quem sabe algum dia não?!

Ana Paula Carneiro disse...

Gostei do post. Apesar de gostar de dois dos livros que vc citou, compreendo essa coisa de não se identificar com o livro. No meu caso, não me identifiquei com A Menina que Roubava Livros logo de cara. Na primeira vez que peguei o livro, achei-o extremamente maçante. Mas então minha irmã o leu e disse que havia amado; eu, muito curiosa em descobrir o motivo, fui lá e o peguei novamente.

Chorei feito criança com o final do livro. E, até hoje, apenas dois livros me fizeram chorar: HP6 e Como Era Verde meu Vale (se você não o leu, super recomendo).

Pois, às vezes, é assim. A escrita não tem aquele "tcham", mas a história é genial. E, por vezes, a escrita é quase perfeita (no caso da Stephenie Meyer, por exemplo. Pelo menos na maior parte do tempo) e te prende na narrativa, mas a história... não, ela não convence.

Poucos são os livros que beiram a perfeição, não é mesmo? =) É por isso que eu os chamo de "mágicos".

Abraços e parabéns pelo blog.

Mireely Fragaa disse...

Não li O Código da Vinci ainda, mas posso concordar contigo que os três primeiros foram completas decepções .-.
Mas ainda assim quero continuar a ler a série Hush Hush, pois li Crescendo e achei-o bem melhor, mas ainda assim não sou fã de Patch :s :s
Outro que está sendo uma decepção e nem consegui terminar ainda, é A Vez da Minha Vida. Criei expectativas baseada em P.S. Eu Te Amo, e está sendo totalmente decepcionante ler o livro :s

Kássia M. disse...

Só vi o filme de Um dia e confesso que achei a história um saaaaaaaaaaaaaaaaaaaco e se não aguentei nem duas horas de filme acho que jamais aguentarei ler o livro inteiro. Dan Brown tbm foi decepção. Na época todo mundo falava ohhhhhhhh e eu achei apenas meh.

Equipe TriBooks disse...

Olá! Só não li "Sussurro" desta lista, mas os outros gostei bastante. Uma das minhas decepções literárias foi "Crepúsculo", já que abandonei o livro pois não conseguia continuar a leitura. Geralmente eu tento ler até o fim para confirmar minha opinião, mas tem livro que não dá. Outro livro que pensei que gostaria muito, mas também não foi aquela grande paixão foi "O Morro dos Ventos Uivantes".

Beijos,

Paula

http://tri-books.com

@Tri_Books

Alyne Lemos disse...

Oi Rafa! Antes de vir aqui já sabia que este seria um post pra lá de interessante! Dos livros que você citou só pude ler A Menina Que Roubava Livros é um livro muito bom e emocionante em algumas partes mas também não e o meu livro preferido. É bem comum se decepcionar com um livro principalmente quando todos falam extremamente bem dele. Por isso, eu já vou com calma e sempre leio mais de uma resenha pra ter certeza!



http://paginasnaestante.blogspot.com.br/
@pginasnaestante

Mia Sodré disse...

Assim: raramente eu leio algo que esteja na vibe do momento. Justamente para não criar expectativas demais e decepcionar com o enredo. Não li nenhum desses acima, mas um que me decepcionou bastante foi O Diário de Bridget Jones. É cansativo pacas. Mas gostei de Melancia, um que quase todos dizem não ter humor. Veja só.

Kissu ;*
http://miasodre.blogspot.com.br/

Valfran Nascimento disse...

AAAAAAAAAA finalmente alguém pra compartilhar minha decepção com A Menina que Roubava Livros, eu gostei do livro em si porém nem consegui terminar pois não atendeu nem 50% das minhas expectativas :S

Natália R. Gomes disse...

Concordo nos quatro livros. A Menina que Roubava Livros eu me lembro que gostei quando li, mas não me lembro de nada. Ou seja, talvez eu não tenha realmente lido o livro...

Sussurro é um livro que gostei e ainda estou acompanhando a série (falta o último livro) e gostei do casal e tudo. Mas não foi um livro que me descabelei. Achei muito bom, mas nada fantástico. Talvez dos quatro este tenha sido a minha menor decepção.

Um Dia foi uma decepção mesmo. Achei a narrativa muito interessante, mas odiei os personagens. Achei eles chatos e imbecis. Não consigo concordar que o livro é uma linda história de amor... não é.

O Código Da Vinci é um livro comercial. Gostei de lê-lo, mas nada que me fizesse querer ler outro livro do autor.

E concordo completamente com sua primeira lição. Vemos nos blogs todo mundo falando do livro e ficamos morrendo de vontade de ler. Ano passado foi assim comigo e este ano não quero isto. Quero ler os livros que estão na minha estante, os livros que são mais minha cara... eu estava começando a me achar completamente influenciada pela mídia nos livros que eu li. Por isto estou me focando na minha estante, nos livros que realmente me interessam... muitos lançamentos mais bambambam não me são interessante. Muita receitinha pronta, muita repetição de "sucesso"... argh.

Tullia Maria disse...

Oi, Rapha!!
Também não gostei de "Um Dia"... A história pode ser bonita, mas a narrativa não me ganhou... Inclusive, ele ainda está na estante esperando o dia em que vou terminá-lo...
Que bom que você citou ele! Senão, nem comentaria... Vai que me batem! ;D
Ah! Dê mais uma chance a "O Código..."
Adorei o post!!
Beijo!

Kel Costa disse...

Eu não só abandonei a leitura de A Menina Que Roubava Livros, como troquei de uma vez pra não me obrigar a terminar de ler rs.
Mas gosto de todos os outros que vc citou, Raphinha... principalmente Sussurro :D

Bjs,
Kel
www.itcultura.com.br

Rapha disse...

Geeeente, os comentários de vcs me deixaram mtooo feliz!!! Achei que era anormal por nao gostar desses livros hahahaah

Ana Paula, pretendo reler A Menina que Roubava Livros mesmo, aliás, pretendo retomar as leituras dos que não terminei e reler Sussurro e A Menina.. quero ver se nao gostei porque nao li numa boa fase, sabe?

Beeeeijão pra vcs!

Ceile disse...

Oi, Rapha!
Eu sou suspeita pra falar de Hush, Hush, pq sou apaixonada pela série ♥ Eu fiquei triste, pq queria mais romance, mas o foco é mais a fantasia da coisa (os anjos, demônios e arcanjos).

Um Dia - morri de ódio só com o filme! Sério, chorei de raiva com o que aconteceu. Emprestei este livro pra minha amiga e ela demorou mais de um mês pra ler! Ela reclamou da mesma coisa que vc: não acontece nada!

Beijo!

Natália Alves disse...

Ah, Rapha como assim você não gostou desses livros? Parece que você escolheu todos que gosto pra colocar na lista! hahahaha'

Mas eu entendo o motivo de não ter gostado de cada um deles, eu acredito que quando vamos com muita sede ao pote (no caso, ao livro) acabamos nos decepcionando.

Ótimo post!

Beijo:*
Naty.

Carissa Vieira disse...

Eu amo Um Dia e A menina que roubava livros. São dois dos meus livros favoritos. O código da Vinci eu gostei bastante, mas entendo quem se decepciona.

Beijos,

Carissa
http://artearoundtheworld.blogspot.com

Sammysam Rosa disse...

Oi Rapha! Post demais! E olha dos três livros que citou, apenas dois também estão na minha lista de decepções! A menina que roubava livro, me conquistou, acho que pelo fato de ter me feito chorar, é uma boa estória, mas pode não agradar a tantos mesmo. Quanto a Sussurro e O Codigo da Vinci, nossa, foi decepcionante, o livro de Dan só me prendeu no meio para o final, e mesmo assim, achei a estória massante e muito repetitiva, como você citou.

Sussurro, também não me convenceu, e o maior empecilho foi a Nora, puxa, mas que chata! Path, para mim era normal, não tinha aquele "que" de personagem marcante (se for para decidir qual anjo me conquistou, fico com Nath da Lu Pires, ele sim é encantador!)

A respeito do outro livro, bem, eu não li, ai não posso opinar, rsrs

Bjs

daimaginacaoaescrita.com

Ni Portela disse...

OH, CÉUS! Eu amo Patch e adoro o primeiro livro da série, mas eu consigo compreender porque ele não encantou você, já que eu estou passando por um período que o mocinho tem que ser muito amor mesmo para eu gostar (ou seja, li "Finale", último livro de Hush, Hush e meu sentimento por Patch foi bem morno, sabe? Mas há três anos, quando li "Sussurro", adorei!). Sobre "Um dia", é o típico livro "ame ou odeie". No meu caso, eu AMEI. É que o livro é tão "real" que me deixou com um aperto no coração! Na vida real nem sempre há reviravoltas dramáticas, cenas épicas, etc. e é essa história bem desenvolvida e real de "Um dia" que me conquistou, sabe?
Enfim, sobre os outros livros, não posso comentar porque não os li!
Beijão, Ni
Ninhada Literária

Sofia disse...

Oi Rapha! Não li nenhum dos livros, mas pretendo começar em breve "A Menina que Roubava Livros", tenho enorme curiosidade em ler! É incrível, que quanto mais um livro está bem falado, aguardado, etc na blogosfera, menos vontade eu tenho de ler, haushaus! Sou meio 'do contra' haha

Beijão

N. Reek disse...

Também ODEIO Hush Hush, sussurro é OK, mas Crescendo é UM LIXO!! PQP que lixo de livro, pra mim até folheto de supermercado é melhor que Crescendo kkkkkkkkkkk

Vivi disse...

Adorei este MeMe certamente o farei. To contigo na decepção com Sussurro, mas diferente de você acabei dando sequência na leitura, mas só quando saiu Silêncio que fui ler Crescendo junto, e até que me surpreendi positivamente.
Mas o ponto da expectativa é um fato, se rola muito burburinho sobre um determinado livro vamos com cede ao pote de a decepção é certa.

Beijocas

Marli Carmen disse...

Oi, sabe o que eu mais gostei da sua postagem? O que vc aprendeu com tudo isso! Não criar expectativas é o grande segredo, nas leituras, nas relações, no trabalho. Quando criamos expectativa sofremos mais...
Beijinhos
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Mylla Stefany disse...

Eu também me decepcionei muito com A menina que roubava livros! É um livro muito chato! Pra falar a verdade ele é bom do começo até quase perto do final, o que realmente estragou o livro, na minha opinião, foi o final. Sem noção o que aconteceu, foi bem triste. :/

Beijokas :*
Blog da Mylloka

Vitor Souza disse...

haha

Acontece mesmo isso. Tem livros que por mais que você queira gostar, simplesmente eles não conseguem te conquistar! Por mais que tanta gente ame

Da sua lista eu só compartilho do mesmo sentimento em relação ao código da vinci e sussuro. Este pq e também não achei nada demais e aquele pq... não consigo gostar dos livros do Dan Brown. O começo dos livros dele são muito chatos e me desanima

Agora "a menina.." e "um dia" são dois livros que eu tenho muito carinho por eles. Um dia, na verdade, me marcou muito por eu me identificar muito com os personagens e momento pelos quais eles estavam passando

Mas muito legal o post!

Lú Miranda disse...

Rapha, vc me inspirou a fazer o post sobre isso. rsrs
Adorei, sério, eu tenho sérios problemas pq tem uns livros que normalmente adoraram e eu não achei nada demais.

clicandolivros

Lucia disse...

Hum, tenho esses Hush Hush, ando adiando a leitura não é à toa... Li O Código e gostei, achei dinâmico.
Minha decepção foi a série Feios, mas que livros mais chatos!! O tempo todo aquela menina insatisfeita e reclamona. Não gostei.

Bjos!

Hannah Monise disse...

Bom, vamos lá... Hahahaha.
Eu não acredito que você largou Um Dia! Ele foi a minha primeira leitura do ano e comecei muito bem, hahaha.
Quanto a Sussurro, eu li e gostei, não me entusiasmei muito, mas gostei da história.
Já O Código da Vinci, é o "menos melhor" do Dan Brown. Fica em último lugar entre os cinco livros dele que eu li, achei bem fraquinho.
Eu ainda não li A Menina que Roubava Livros e nem tenho muito entusiasmo para.
Bom, para ler Um Dia, eu esperei a expectativa baixar. Aprendi a fazer isso, exatamente para não me decepcionar. Ótimas dicas que você colocou abaixo.

P.S. Amei o post. Continue fazendo coisas diferentes no DE!

Beijos,
Hannah - Secrets of Book.

Beatriz Gosmin disse...

Como assim? rsrs
Eu adorei a menina que roubava livros, achei a história emocionante e marcante, mas devo admitir que é muito lerda no início.

Também gostei de sussuro, apesar de que só li os 2 primeiros da série e enjoei. hehe.

Beijos
Bia | www.livroseatitudes.com.br

Julia G disse...

Oi Raphinha, concordo completamente quanto ao item expectativas. Se eu fico muito na fissura por uma história, não leio (contraditório, não?). Normalmente depois, com mais calma, a história fica melhor. Já tive decepções do tipo também.
Dos livros que você citou, amei a menina que roubava livros, mas foi mais pela sensibilidade na obra do que ela em si. Os outros foram livros que li e gostei, simples assim. Nem um amor profundo, nem uma grande decepção.

Beijos

Paola Patricio disse...

Raphaaaaa,

Como assim não gostou de A Menina que Roubava Livros?! rsrsrsrs
Sim, eu gostei! O cenário do livro todo me envolveu!!!

Os outros ainda não li, apesar de O Código da Vinci eu ser apaixonada pelo filme!!!

Gostei do post! Vou roubar a ideia!

Beijos
http://plantaoonline.blogspot.com.br/

Rapha disse...

Oi Bruna Sturaro! Eu pretendo reler um dia pra ver se mudo de opiniao e consigo achar o livro incrível ^^

~

Kassia M. Eu ainda não assisti ao filme Um Dia, mas tomara que pelo menos o filme eu nao ache chato hahahaha

~

Alyne Lemos.. o problema é que na época em que os li, todas as resenhas que eu via eram positivas :(
Talvez por isso a enorme expectativa ;/

~

Rapha disse...

Ceile: sério que tua amiga achou a mesma coisa??
Achei que eu era a unica insensivel que nao conseguiu se comover com a estoria hahaahaha
Ainda nao vi o filme, mas a Kássia M. disse a mesma coisa hsauhsauhs
~

Naty, poxa não escolhi seus preferidos não hahahaaha
Sei lá... estou tentando não criar mais tanta expectativa pra não me decepcionar :P
~

Sammy, uma das minhas proximas leituras será Equinocio, to doooida pra ler!
Ahhhhh, sim sim a Nora é super chata!!!

Rapha disse...

Ni, verdade na vida real é assim.. sabe, qndo reler Um dia (e tentar terminar a leitura) vou ler com esse pensamento. Obrigada!

~
Sofia, sorte a sua essa vontade contrária hahaaha
assim nao se deixa levar pela euforia do momento e dps se decepciona :P

~
Gente, os demais comentários eu respondi diretamente em seus blogs, ou por e-mail, ok?

Muito obrigada pro darem a opinião de vocês :DD

Beijão!

Rapha disse...

Oi Lucia ^^

Eu ainda nao li a série Feios, mas é uma série que não tenho mta vontade, rsrs

beijão

disse...

Bem, eu gostei dos dois primeiros livros rsrs' Mas não vou virar a super defensora, fique tranquila xD
Os outros não li ainda... Mas quem sabe um dia :/
Quadro novo *u* ~> caveirasrosas|blogspot.com

Nathy Miranda disse...

Oie Rapha, como você está?
Adorei seu post e concordo em algumas coisa com você!!! hahahaha

Na verdade quando as pessoas ficam muito, muito eufóricas por causa de um livro, eu nem me interesso em ler hahahaha (sou mais do contra que você).

Uma decepção recente que tive foi com Fios de Prata do Raphael Draccon, eu esperava demais e não gostei da escrita dele... triste, pq a história nem era ruim.

Beijos, até^^
http://www.natocacomacoruja.com/

Fabrica dos Convites disse...

Oi Rapha, dos livros que você citou li apenas O Código da Vince, e ao contrário de você eu gostei. Mas como você mesma disse, ninguém está livre de uma decepção literária, afinal cada um lê e sente o livro de um jeito.
Bjs, rose.

Daniela Inocêncio disse...

Noossa, Rapha!
Me surpreendi com a sua lista! Hehehe!
Eu nunca li Sussurro, então não posso falar nada...
Mas eu adoro "A menina que roubava livros" e sou simplesmente apaixonada pela história de "Um dia", mesmo mesmo!
Também gosto muito de Código Da Vinci!

Mas acho que foi isso mesmo, quando lemos um livro com muita expectativa porque está sendo super comentado, acabamos nos frustrando um pouco!

Aline Gasparini disse...

Olá Rapha!
Que post bacana, adorei:)
Quando vi que A menina que roubava livros estava entre suas decepções literárias fiquei simplesmente pasma 'rs. Ao contrário de você, eu achei o livro fantástico, inclusive chorei muito durante a leitura. Gosto não se discute né? rs.
Nem me fale em decepções literárias, são tantas 'rs. Mas o último livro que li que verdadeiramente me decepcionou e muito foi O rosto que precede o sonho, estava apostando bastante no autor, fiquei realmente muito frustrada.

Beijos&beijos
Book is life

Nayla disse...

Polêmica! Hahaha
De todos eu só posso falar mesmo de O Código Da Vinci, que li todo e achei muito bom. Em alguns pontos achei bem cansativo mesmo, mas isso por que o autor se preocupava em encher o livro de informações científicas e de história, o que eu acho bem educativo (ah, escala de Fibonacci, nunca mais te esquecerei!). Ai por isso eu relevei o tempão que levei para lê-lo hihihi

Já Um Dia eu comecei a ler e parei. Tava num humor bem "fodam-se, romances" e achei que era por isso que tinha desistido da leitura, mas depois descobri que era por ser chatinho mesmo.

Gostei da ousadia!

Xx

www.thequeenland.com.br

Gisela M. Bortoloso disse...

Este post é legal mesmo pois dá muita controvérsia. Eu amai "Um Dia" foi dos melhores livros que já li. O Código da Vinci devorei em 3 dias e A menina que roubava livros também gostei. Só concordo com Susurro, se não tivesse comprado os 3 livros de uma só vez, tinha acabado a série por ele, pois é muito fraco mesmo.
Gostei do post, gosto de polemicas.
Abraços,
Gisela
@lerparadivertir
LerparaDiverir

Candida Desirée disse...

Desses ai eu amei "A menina que roubava livros", e gostei um pouco de "Sussurro". Mas fico feliz de saber que não sou a única que não gostou de "O código da Vinci" e de "Um dia". Também acrescentaria à minha lista de decepções "O lado bom da vida", "Morte súbita" e a série "Os imortais."

Rapha disse...

Oi Candida, poxa, se decepcionou com O Lado Bom da Vida? Comprei o livro mas ainda nao li.. espero nao me decepcionar tb hahahaha

Beijão

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*