Domingo Cult | Ponto de Impacto, Dan Brown

18 comentário(s)
Domingo Cult: Resenhas que vão ao ar mensalmente, todo 2º domingo, feitas pela florzinha @TulliaMaria. Confira!
Olá, pessoal!

A resenha de hoje é sobre um livro que estava na minha lista há meses: Ponto de Impacto, de Dan Brown. Já havia tentado lê-lo anteriormente, mas não consegui! Dessa vez, parece que o momento era perfeito!

Como já li as demais obras do autor, posso dizer que considero esta a sua segunda melhor, só não superando Anjos e Demônios. E também que espero, sinceramente, que ele venha a se tornar um filme, não só para “clarear” algumas passagens, mas porque é um thriller promissor.

Agora vamos à resenha? Espero que gostem...

Beijos,
Tullia Maria

Ponto de Impacto, de Dan Brown

“Na política, seu mundo inteiro pode mudar de uma hora para outra.”

Uma descoberta da NASA, capaz de mudar muitas das suas convicções. Quatro cientistas civis chamados para confirmá-la. Uma analista de inteligência norte-americana convocada às pressas. Uma eleição próxima e indefinida. Dilemas familiares. Romance. Acontecimentos inesperados. Esses são alguns dos elementos que compõem a trama de Ponto de Impacto, mais um romance policial escrito brilhantemente por Dan Brown.

Rachel Sexton, filha de um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos e funcionário do Escritório Nacional de Reconhecimento (órgão governamental), é chamada pelo atual presidente e também candidato Zachary Herney para verificar se o meteorito encontrado pela NASA é verdadeiro. Para isso, ela precisa viajar, às pressas, até o Ártico, onde outros quatro cientistas civis (entre os quais está o oceanógrafo Michael Tolland) também estão fazendo estudos na recém-descoberta rocha.

Depois de conversar com os especialistas que examinaram o aerólito, Rachel confirma que ele, assim como o que foi encontrado em seu interior, é autêntico. No entanto, quando as coisas parecem se encaminhar para a revelação de uma das maiores descobertas de todos os tempos, algo de incrível acontece. Cogitando a existência de uma possível fraude, Sexton e seus colegas tentam desvendar o que há de errado naquela história, enquanto passam a ser perseguidos. Mas, afinal, quem poderia estar tentando enganá-los? E por quê?

Mesmo utilizando a fórmula já consagrada em suas demais obras (pessoas envolvidas por acaso em um mistério, lutando contra um inimigo desconhecido), o autor ainda consegue surpreender e enganar. Para tentar desvendar o enigma, o leitor precisa aprender a perceber o que está nas entrelinhas. E, nesse sentido, a formatação ajuda muito, já que as expressões importantes ou que podem possuir duplo sentido aparecem em itálico.

Inicialmente um pouco cansativa, a narrativa vai adquirindo ritmo aos poucos, até se tornar extremamente envolvente. A partir de certo ponto, fica difícil abandonar a leitura, já que a curiosidade se torna imensa, a relação com as personagens cada vez mais estreita e tanto as revelações quanto os embates ficam mais frequentes. Contudo, é durante essas cenas de ação que Dan Brown peca um pouco, já que muitas das vezes, a maneira como os investigadores conseguem se salvar das situações de perigo é praticamente inimaginável para os “meros mortais”.

A história recheada de reviravoltas, mortes e perseguições, combinada com o suspense criado pelos capítulos curtos, é capaz de gerar um misto de emoções no leitor. Não é possível saber em quem confiar durante boa parte da trama e a mesma personagem que você admira em um momento pode ser aquela da qual você irá desconfiar nas páginas seguintes.

Além da protagonista, outras personalidades ganham destaque ao longo da obra: o infantil (e às vezes inconveniente) Corky Marlinson, a temida Marjorie Tench, o calculista Sedgewick Sexton, a sonhadora Gabrielle Ashe e o encantador Michael Tolland. É, inclusive, com este último que Rachel vive um romance construído aos poucos, que se revela através da fortíssima química entre eles e da vontade de proteger um ao outro.

Ponto de Impacto é também uma ótima opção para aqueles que desejam conhecer um pouco mais do mundo científico (principalmente biologia e astrofísica) e dos jogos políticos norte-americanos. Devido à detalhada pesquisa que há por trás do livro, Dan consegue criar um contexto bem convincente e intrigante. No entanto, as doses de informações deveriam ser menores. Isso porque em algumas passagens muito explicativas a narrativa se torna um pouco cansativa e o leitor é tentado a “pular algumas folhas”.

Essa obra é, portanto, “um prato cheio” para os fãs de romance policial com conteúdo. Ao leitor, apenas um alerta: você corre o risco de esquecer-se do mundo, por algumas horas, enquanto se delicia com algumas passagens de Ponto de Impacto.

Tullia Maria Erseni, 17 anos, cursando Ciências Econômicas. Mora no interior da Bahia. É bem capricorniana e uma das suas maiores paixões são os livros!

18 comentários:

Enfim Shakespeare disse...

Esse escritor faz sucesso por escrever bons livros e estórias bem estudadas, mas não li nenhum de seus livros, mas quero ler todos inclusive ponto de impacto.

http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

Sandra Mendes disse...

Hey, Tulia, td bem?

Eu gosto muito dos livros do Dan Brown, mas apenas dos livros sobre o Robert Langdon.
Eu li Ponto de Impacto e Fortaleza Digital, mas não gostei muito, não.

Beijinho!

Lú Miranda disse...

Não term jeito, ele é o cara, um dos maiores escritores!!

beijos
clicandolivros.blogspot.com

Marli Carmen disse...

Oi, adorei ler sua resenha e saber mais sobre a escrita do autor..sendo que eu tenho um livro dele aqui e, em breve, começarei a leitura...hehehehe
Beijinhos de fim de semana.
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/

Ane Reis disse...

Olá Tullia e Rapha!

Ah!!! Eu sou do tipo que quero muito ler Dan Brown mais tenho medo de acabar odiando rs... Vi Código da Vinci e não gostei, mas adorei Anjos e Demonios acho que já deu para entender o meu receio né.

Bem que sabe um dia eu perca o medo e me arrisque ^^

Ótima resenha!


bjus e um ótimo feriado =D
;****
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture

Alyne Lemos disse...

Já ouvi falar no Dan mas nunca li nada dele. E como não me dou muito bem com policiais... =/

http://paginasnaestante.blogspot.com.br/
@pginasnaestante

Maressa de Sousa disse...

"Ponto de impacto" parece ser um ótimo livro. Além de contar com suspense e reviravoltas tem um pouco de crítica, especialmente quando se trata de jogo político.
Curti muito a capa também ^^
desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br

Aline T.K.M. disse...

Com a resenha, você me fez lembrar desse autor que há um tempo tinha estado esquecidinho na minha cabeça, sabe. Dele, só li O Código Da Vinci, e isso tem uns anos já. Lembro que tinha gostado muito, que ansiava para ver o filme, mas não sei bem o porquê, não tive aquela vontade de ler os demais livros dele. E até hoje foi assim. Quem sabe um dia eu ainda leia outros, mas por enquanto não está nos meus planos. Apesar disso, gostei muito da sua resenha.

Bj
Livro Lab

Rosane Fantin disse...

Como sempre, Tullia, adoro as tuas resenhas. Li esse livro há cerca de quatro anos, numa fase em que corri atrás de todos os livros de Dan Brown, depois de ler O Código da Vinci. Conseguiste fazer um belo resumo da obra e criar uma perfeita expectativa no leitor. Realmente, este é um excelente romance de suspense, com uma narrativa empolgante, principalmente da metade do livro em diante. Parabéns por mais essa bela indicação de leitura, querida! Beijo!

Paola Patricio disse...

Eiii Raphinha!!

Já ouvi mtos comentários sobre esse livro, tanto positivo como negativo. Mas, nunca li.. Nunca despertou a minha atenção.
Gostei da resenha, muito bem escrita...

Beijos
http://www.plantaoonline.blogspot.com.br

Fabrica dos Convites disse...

Gosto muito deste autor e ele não costuma me decepcionar com suas histórias.
Bjs, Rose.

Natália Alves disse...

Assim como você achei o início da trama bem cansativo, mas depois a narrativa foi melhorando e mostrando mais uma vez que Dan Brown é um ótimo escritor. Adoro os livros dele, já li todos e aguardo ansiosamente pelo lançamento mais recente o/

Beijo:*
Naty.

Marcella Jordanna disse...

Vergonha de admitir, mas nunca li nada do Dan Brown ): Tenho Anjos e Demônios na estante e já até comecei, mas abandonei a leitura. Não lembro o motivo, mas isso já tem muuuuito tempo. E sério que os trechos mais importantes vem em itálico? Que estranho...
Fiquei curiosa com o livro, apesar de não ao ponto de largar minha lista de leitura haha Talvez eu dia... e se eu gostar, eu com certeza volto aqui para avisar (:

Beijos!
Mars - Letras de Chá
@letrasdecha

Mylla Stefany disse...

Rapha, Dan Brown é um dos meus autores favoritos. Ele é muuuito boooooooom.

O melhor livro dele é, sem dúvidas, O símbolo perdido, sabia que vai virar filme? Fiquei muito contente com a notícia!

Beijokas :*
Blog da Mylloka

Philip Rangel disse...

Ainda não li esse livro. Estou com uma vontade enorme de ler esse livro, tenho todos do Dan. Até mesmo os mistérios mesmo não tendo Robert Langdon me despertou um grande interesse. Sabendo que não podemos levar com afinco o que o autor diz, mas os locais são algo que viajamos.

Philip Rangel
www.entrandonumafria.com.br
Entrando Numa Fria

Enfim Shakespeare disse...

Olá, vim responder uma pergunta sua, na minha resenha casa de pensão você me perguntou se eu gostei do livro, e afirmo que gostei a estória é boa o que complica é apenas a linguagem antiquada.

http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

Hannah Monise disse...

Você sabe o quanto sou apaixonadíssima por esse autor, né Tullinha? Sabe que é o meu favorito de romance policial. Mas, dos 5 dele, este fica pra mim em quarto lugar, foi o mais dificilzinho de me envolver, depois de O Código da Vinci.
Mas, eu acho que as cenas de perigo, lutas e etc não são tão difíceis. A gente consegue entender melhor se lê com mais calma e umas duas ou três vezes, haha.
Sabe o que eu amo? É que ele envolve coisas reais e confunde a nossa mente, deixando-nos super envolvidos com a leitura.
Amei a resenha.

Beijos,
Hannah - Secrets of Book.

Lay Almeida disse...

Olá meninas, eu amei esse livro, pra mim ,um dos melhores de Dan Brown, sem dúvida, estou até pensando em reler, vale a pena uma resenha dele sem dúvida, a história é maravilhosa, empolgante e nos deixa completamente vidrados do início ao fim!!

Beijos
Lay
De Tudo um Pouco

Postar um comentário

Olá, muito obrigada pela visita!
Aproveite e deixe sua opinião a respeito do post, vou adorar! ;)

Para que eu possa responder seu comentário, deixe seu twitter, facebook, e-mail, ou qualquer outra forma de contato rsrs :D

Beijos e volte sempre :*